Pular para o conteúdo
Início » Virose de Carnaval: secretária municipal de Saúde destaca conjuntivite e diarreia como sintomas

Virose de Carnaval: secretária municipal de Saúde destaca conjuntivite e diarreia como sintomas

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Módulo de atendimento na Montanha será mantido após a folia para atender demanda

Nesta terça-feira (13) de Carnaval, último dia da folia, a vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, revelou ao Portal M! o quadro atualizado sobre os casos de doenças durante os dias de festa. A titular da pasta confirmou que, assim como foi realizado em 2023, a prefeitura manterá em funcionamento o módulo de atendimento à saúde na Montanha, para auxiliar no atendimento pós-Carnaval.

“Ano passado a gente manteve, depois do carnaval, uma semana aberto nosso módulo da Montanha, porque caso fosse necessário, iriamos o transformar em um Gripário. Acabei de sair de uma reunião, vamos manter a mesma estratégia e estamos avaliando o cenário para ver se vamos usar de um segundo módulo para fazer testagens, uma espécie de mini-gripário, para dar uma tranquilidade nas pessoas”, revelou ao Portal M!.

Ana Paula Matos destacou que as UPAs de atendimento estão com um número menor de atendimento em comparação com a folia dos outros anos. Isso, segundo ela, pode ser um resultado das ações de prevenção realizadas pela secretaria de Saúde, com o reforço da hidratação nos circuitos principais da festa, contudo, pode representar também um alerta, pois alguns foliões podem estar com sintomas, mas estão esperando para buscar atendimento apenas após os festejos. Isso pode demandar do sistema de saúde uma capacidade de atuação mais intensa nos próximos dias.

Sintomas

Dentre os sintomas destacados pela secretária como os mais comuns encontrados este ano nas UPAs estão diarreia e conjuntivite. “A gente tem percebido algumas conjuntivites, que normalmente são pós-carnaval, mas a gente tem percebido durante o carnaval. Temos também alguns episódios de diarreia, mas diarreias rápidas. Esse conjunto de fatores se caracterizam como virose, mas, graças a Deus, isso não tem tirado as pessoas de circulação. Acho que é porque a gente botou muita hidratação. As pessoas tem se hidratado”.

Prevenção

De acordo com a secretária municipal de Saúde, as pessoas precisam de boa hidratação e boa alimentação para sustentar os vários dias de festa. Essa necessidade, segundo ela, se faz ainda maior quando se tem as horas de sono reduzidas e o gasto de energia aumentado.

“A gente alerta é que as pessoas se hidratem, se alimentem, se perder a noite não deixe de se alimentar, porque quando você mistura muita bebida, principalmente alcoólica, falta de água e perda de sono, gera uma baixa da imunidade e a tendência é você poder ter alguma dessas virosas”, indicou.

Nome da virose do Carnaval

Questionada pelo Portal M! sobre qual seria o nome da virose deste ano, popularmente batizada pelo nome da canção escolhida como música do Carnaval, Ana Paula Matos desconversou e preferiu exaltar os artistas da terra, Ivete Sangalo e Léo Santana, que têm os hits favoritos para o prêmio musical de 2024.

“Nossos artistas, Veveta da Bahia e Léo Santana, fizeram duas músicas tão lindas, que eu vou te pedir licença para não associar à virose, mas vamos associar a vitória, a alegria, a força, a representatividade do povo baiano. Ivete que está em primeiro lugar do Spotify, então isso é referência, é marca. Léozinho também, é grandão e estou chamando Léozinho, mas são pessoas muito carinhosas. A gente precisa, na verdade, reforçar os cuidados e dizer que eu sou muito orgulhosa de ter, na minha terra, artistas desse valor”, destacou.

Confira a entrevista completa:

Leia também:

“Recapitular a rota”, diz Ivete após desabafo sobre despedida

Exclusivo: Brown vai lançar álbum ‘África Instrumental’ pela Apple Music

Olodum leva show de cores para o circuito Osmar

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)