Prefeitura de Salvador reforça fiscalização de camarotes no circuito Barra-Ondina
Operação Pré-Carnaval 2026 vistoria estruturas para garantir segurança, ordenamento urbano e cumprimento da legislação
Bruno Concha/PMS
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), deu início, às 7h desta terça-feira (27), a Operação Pré-Carnaval 2026 no Circuito Dodô (Barra-Ondina). A ação tem o objetivo de intensificar a fiscalização das montagens de camarotes e praticáveis, com o objetivo de assegurar o ordenamento urbano, a segurança do público e o cumprimento da legislação municipal.
De acordo com a gestão municipal, a vistorias irão verificar se as estruturas instaladas atendem às normas técnicas exigidas, além de conferir se a execução segue os projetos previamente apresentados aos órgãos competentes.
Fiscalização teve início no Farol da Barra
A operação teve início no Farol da Barra, onde as equipes técnicas da Sedur vão checar se a montagem das estruturas está sendo acompanhada por profissionais habilitados e se segue fielmente o projeto aprovado pelo órgão.
Durante a fiscalização, também são analisados itens relacionados à acessibilidade, ao aterramento e ao travamento das estruturas, medidas consideradas essenciais para garantir a segurança dos foliões e trabalhadores envolvidos na montagem.
Sedur faz orientações aos responsáveis pelos camarotes
Além da verificação técnica, os fiscais irão orientar os responsáveis pelos camarotes sobre os horários permitidos para carga e descarga de materiais e equipamentos, bem como sobre a proibição da ocupação irregular de espaços públicos.
Outro ponto abordado pela operação será a obrigatoriedade da recomposição de áreas públicas que eventualmente sofram danos em decorrência da montagem das estruturas.
Prefeitura lança marca do Carnaval de Salvador 2026 com homenagem à origem afro-baiana do samba
A Prefeitura de Salvador apresentou, na última segunda-feira (26), a marca oficial da festa com o tema “O Samba Nasceu Aqui“, uma homenagem aos 110 anos do primeiro registro do gênero musical, reconhecendo a origem afro-baiana do ritmo e a contribuição histórica da capital baiana para a construção de um dos pilares da música brasileira.
A proposta da marca reforça o papel de Salvador como território fundamental no nascimento do samba, conectando o Carnaval à memória, às tradições populares e às expressões culturais que moldaram a identidade musical do país. A escolha do tema também dialoga com a presença do samba na abertura oficial da folia, no circuito Osmar, no Campo Grande, consolidando o ritmo como parte estruturante do Carnaval da cidade.
Samba como símbolo histórico e cultural do Carnaval
Com influência de diferentes matrizes culturais, o samba se desenvolveu no final do século XIX, mas teve seu primeiro registro oficial em 1916. A música Pelo Telefone, depositada na Biblioteca Nacional, nasceu em uma roda de samba realizada na casa da baiana Tia Ciata, que se mudou para o Rio de Janeiro em 1876 levando consigo as tradições do samba de roda da Bahia.
Esse percurso histórico é um dos pilares do conceito adotado para o Carnaval de Salvador 2026. Em 2005, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente, o samba marca a abertura oficial da festa no circuito Osmar, na quinta-feira da folia, com a participação dos blocos Alerta Geral, Pagode Total e Proibido Proibir, reafirmando a ligação entre tradição e celebração popular.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h
Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Procedimento será realizado no olho esquerdo
Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento
Intenção, risco e erro definem enquadramento penal e podem mudar completamente a pena aplicada
O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer
Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’
Para Kassab, o reconhecimento ao papel exercido pelo ex-mandatário é legítimo, mas não pode impedir a construção de uma identidade política própria