Olodum encerra ensaios pré-Carnaval com festa no Pelourinho

Com Jammil, Tonho Matéria, Majur e Psirico, última ‘Bênção’ acontece nesta terça-feira (18), na Praça das Artes, em Salvador


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 17/02/2025 13:40 • Carnaval 2026Cultura
Olodum encerra ensaios pré-Carnaval com festa no Pelourinho - Equipe de Antônio Carvalho/Divulgação
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Os tambores do Olodum ecoaram forte, na tarde de domingo (16), no Largo do Pelourinho, em Salvador, para o último ensaio pré-Carnaval do grupo. A multidão presente se entregou ao ritmo contagiante da banda, que encerrou a temporada com muita energia e emoção.

Entre os destaques do repertório, esteve a canção “GPS do Olodum”, música de trabalho do grupo neste verão. Durante o Carnaval de Salvador deste ano, a banda desfilará com o tema “Olódùmarè – O Ser Supremo: Raízes e Origens”, reforçando suas referências à cultura afro-brasileira.

Última “Bênção do Olodum”

A despedida dos ensaios pré-Carnaval não significa o fim das atividades do grupo antes da folia. O Olodum promove, na próxima terça-feira (18), às 20 horas, a última “Bênção do Olodum” desta temporada, na Praça das Artes, também no Pelourinho. O evento contará com a participação de Jammil, Tonho Matéria, Majur e Psirico.

Os portões abrem às 19 horas. Os ingressos, que variam entre R$ 154 e R$ 308, estão à venda na Casa do Olodum e na Ticket Maker.

Tribalistas se reencontram em show de Carlinhos Brown

Um dos momentos mais marcantes do verão baiano aconteceu, ainda no domingo, no Candyall Guetho Square, onde Carlinhos Brown promoveu um show especial. O evento celebrou os 40 anos do Axé Music e contou com presenças ilustres como Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso e Margareth Menezes.

O show começou com Margareth Menezes, ministra da Cultura, dividindo o palco com Brown em uma apresentação vibrante. Na sequência, Caetano Veloso foi recebido com entusiasmo pelo público. Entretanto, um dos momentos mais aguardados da noite foi o reencontro dos Tribalistas. O trio formado por Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes relembrou sucessos como “Já Sei Namorar” e “Velha Infância”, emocionando os fãs e reavivando a memória de um dos projetos mais icônicos da música brasileira.

A reunião dos Tribalistas no palco do Candyall Guetho Square trouxe de volta a energia do grupo, que se consolidou em 2002 com um álbum que marcou gerações. A apresentação reforçou a importância da parceria entre os três artistas para a música nacional.

Carlinhos Brown celebra Axé ao lado de Ivete e Margareth

Antes do show com os Tribalistas, Carlinhos Brown já havia protagonizado outro momento histórico no sábado (15). Durante o evento “Maga Convida – Axé 40 anos”, ele se juntou a Margareth Menezes, Ivete Sangalo e Daniela Mercury para celebrar quatro décadas do Axé Music.

O ponto alto da noite aconteceu quando as três cantoras dividiram o palco para interpretar “O Canto da Cidade”, com Ivete e Margareth imitando os passos icônicos de Daniela Mercury. O público também cantou junto clássicos como “Cometa Mambembe”, “Chame Gente” e “Frevo Mulher”.

Durante a apresentação, Ivete destacou a influência das colegas na sua carreira. “Por mais que a gente tenha coisas que são nossas, da nossa personalidade, não há quem resista a uma forte e maravilhosa influência. E graças a Deus eu tive vocês para olhar e dizer: ‘poxa, eu quero ser igual a elas’”, declarou.

Além de relembrar sucessos do Axé, o evento também serviu para apresentar novidades. Ivete cantou suas novas músicas “Energia de Gostosa” e “O Verão Bateu Minha Porta”, enquanto Daniela Mercury lançou “Axé Salvador”. A noite ainda reservou uma surpresa: Carlinhos Brown subiu ao palco para dividir com Margareth Menezes os sucessos “Dandalunda” e “Passe em Casa”. Em um momento de descontração, Maga manteve a tradição dos rituais afro-brasileiros e deu um banho de pipoca em Brown, encerrando a celebração com autenticidade e espírito festivo.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Carnaval 2026

Últimas Notícias

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva


Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília -
Política 01/02/2026 às 19:12

Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília

Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês


ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia -
Política 01/02/2026 às 17:56

ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia

Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado


Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno -
Cidades 01/02/2026 às 16:57

Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno

Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos


Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país -
Cidades 01/02/2026 às 16:05

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país

Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis


Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas -
Política 01/02/2026 às 15:12

Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas

Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar


Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem -
Cidades 01/02/2026 às 14:27

Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem

Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país


Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa -
Cultura 01/02/2026 às 13:39

Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa

Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros


Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem -
Coluna Ohh! 01/02/2026 às 12:50

Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem

Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista


Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026 -
Esporte 01/02/2026 às 12:00

Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026

play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]