Mudança do Garcia completa 95 anos com pautas sociais e protestos contra Bolsonaro e anistia
Grupo é um dos destaques da segunda-feira de Carnaval no centro da cidade
Equipe M!
Protesto, política, música, alegria, encontros e tradição. A Mudança do Garcia é um dos grandes acontecimentos da segunda-feira do Carnaval de Salvador. Completando 95 anos, o desfile reuniu populares e lideranças sociais para reivindicar pautas políticas , além de reforçar a busca pelo reconhecimento como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A solicitação de reconhecimento junto ao Iphan se soma à temática central deste ano, que celebra as quase dez décadas de história da manifestação. Durante o percurso, faixas e cartazes destacaram a importância da Mudança do Garcia como expressão cultural e instrumento de mobilização popular.
Com um trajeto tradicional no Circuito Riachão, o cortejo também se tornou espaço para críticas ao cenário político nacional. Participantes exibiram um boneco de Jair Bolsonaro enjaulado, simbolizando o pedido de punição ao ex-presidente e aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O grupo que conduzia o boneco também fez coro à campanha “Sem Anistia“.
Homenagem a Fernanda Torres e referências históricas
Entre os temas abordados no cortejo deste ano estão homenagens à atriz Fernanda Torres, indicada ao Oscar 2025. O reconhecimento de sua trajetória foi celebrado pelos participantes que levaram cartazes com sua imagem e em referência ao filme “Ainda Estou Aqui”, que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro na noite de ontem.
Outra referência marcante foi a presença de um boneco do filósofo Karl Marx segurando um exemplar simbólico do livro “O Capital“. A imagem remeteu às lutas históricas dos trabalhadores e dos movimentos sociais por justiça e igualdade.
Placas e fantasias destacaram questões políticas e sociais do Brasil e do mundo, reforçando a identidade crítica do bloco. Um grupo, por exemplo, trouxe pra avenida o debate sobre a escala 6X1.
Xô Assédio! e homenagem a Riachão
O bloco Xô Assédio! integrou novamente a Mudança do Garcia, defendendo os direitos das mulheres e reforçando o combate à violência de gênero. O grupo contou com a participação de diversas entidades, como a União Brasileira de Mulheres (UBM), Ampara Mulher e Sindsaúde-BA.
A animação do desfile ficou por conta do Microtrio de Ivan Huol e da cantora Juliana Ribeiro, que prestou homenagem ao sambista Riachão da varanda do camarote que leva seu nome. A apresentação fez parte das celebrações dos 95 anos do circuito carnavalesco.
Durante o trajeto, os participantes realizaram uma parada simbólica em frente à antiga residência de Riachão, falecido em 2020. A ação reforçou a importância da preservação da memória do artista e da tradição do Circuito Riachão dentro do Carnaval de Salvador.
Patrimônio cultural
Em 2024, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) anunciou, por meio do Diário Oficial do Estado, a abertura do processo para reconhecimento do Bloco Mudança do Garcia como patrimônio cultural. Com registros de atividade desde 1926, a manifestação é considerada uma das mais antigas do Carnaval de Salvador.
O bloco desfila tradicionalmente na segunda-feira de Carnaval e se caracteriza pela combinação de crítica política e expressão popular.
Origens do bloco reúnem diferentes narrativas
Uma das versões sobre a origem do bloco relata que uma prostituta teria sido expulsa do bairro durante o Carnaval e, no ano seguinte, moradores teriam organizado um cortejo com instrumentos de sopro e percussão em protesto. Outra versão aponta que a expulsão teria sido realizada pelo pai do sambista Riachão.
Na versão mais difundida, o bloco teria surgido com o nome de Arranca-Tocos, criado por ex-policiais. Mais tarde, passou a se chamar Faxina do Garcia e, nos anos 1950, adotou a denominação atual, consolidando-se como espaço de manifestação crítica e cultural dentro do Carnaval de Salvador.
Desde 2014, o percurso do Mudança do Garcia foi oficializado como Circuito Riachão, em homenagem ao sambista nascido no bairro em 1921.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas