Isaac Edington diz que criação de novo circuito não está em discussão no Carnaval de Salvador e destaca fortalecimento do Centro
Durante entrevista coletiva, presidente da Saltur destacou que nenhum circuito surgiu ‘por decreto’
Equipe M!
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, afirmou, nesta quarta-feira (4), que a criação de um novo circuito para o Carnaval de Salvador não está em discussão no momento e ressaltou que nenhuma mudança desse porte ocorre por decisão administrativa isolada. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa que apresentou a estrutura e a programação do Carnaval 2026.
Segundo Edington, debates anteriores trataram de uma possível ampliação da festa para outras áreas da cidade, como a Boca do Rio, mas o tema não avançou por falta de consenso entre os atores que constroem o Carnaval.
“Nenhum circuito foi criado por um decreto municipal. Pelo contrário. Quem acompanha a história do Carnaval sabe que quando se desceu para o circuito Barra-Ondina foi uma coisa que foi acontecendo naturalmente”, afirmou.
Ampliação do Carnaval não depende de decisão administrativa
Isaac Edington explicou que, em um primeiro momento, o debate não envolvia a substituição de circuitos, mas a possibilidade de ampliar a festa para novas regiões da cidade. A discussão partiu do Conselho do Carnaval e de representantes do setor cultural, mas não se consolidou.
“O que foi discutido há um tempo atrás não era necessariamente a mudança, era a ampliação do Carnaval para uma outra região da cidade. Por um desejo do Conselho de Carnaval e de várias entidades, esse local poderia ser a Boca do Rio”, disse.
O presidente da Saltur lembrou que o prefeito instituiu um grupo de trabalho para estudar a viabilidade da proposta, mas divergências entre artistas e representantes do próprio setor impediram o avanço. “No meio do caminho, vários artistas foram dissidentes dessa ideia. A gente tem que respeitar. Esse assunto ficou patinando e o tempo foi passando”, explicou.
Edington reforçou que qualquer alteração estrutural no Carnaval exige convergência ampla entre artistas, entidades, gestores públicos e a população. “É preciso haver um consenso entre todos os que fazem o Carnaval para que isso não seja uma canetada. Isso não está na pauta de discussões no momento”, afirmou.
Foco da gestão é entregar o Carnaval de 2026
De acordo com o presidente da Saltur, a prioridade da Prefeitura é garantir a realização do Carnaval deste ano com pleno funcionamento da operação e dos serviços públicos. “O assunto que está em discussão agora é a gente entregar o Carnaval desse ano. Queremos entregar, pode ter certeza, o maior Carnaval da história dessa cidade”, declarou.
Isaac Edington afirmou que eventuais debates sobre o futuro da festa devem ocorrer apenas após a avaliação dos resultados do Carnaval 2026. “Depois se conversa sobre o futuro. Se essa ampliação for boa para a cidade e houver convergência de interesse de todos, não tenho dúvida de que o prefeito vai apoiar”, completou.
Fortalecimento do circuito do Centro apresenta resultados
Ao comentar o circuito Osmar (Campo Grande), Isaac Edington avaliou que a estratégia de revitalização do Centro tem apresentado resultados concretos nos últimos anos. “Muito, muito. A tônica desse ano é ampliar ainda mais. Já vemos resultados concretos do Carnaval do Centro”, afirmou.
Segundo ele, em 2026, o Centro contará com reforço de palcos temáticos e grandes atrações. Todas as atrações que se apresentam no circuito Barra-Ondina também passarão pelo Centro.
“Esse ano vai ser o Carnaval do Centro maior da história da cidade”, declarou.
O presidente da Saltur destacou ainda que dados de monitoramento indicam crescimento no público que circula pelo Campo Grande. “Já detectamos uma ampliação significativa da quantidade de público. Hoje temos mais investimento na contratação de atrações para o circuito Campo Grande do que para o Barra-Ondina”, explicou.
Pablo Souza detalha operação da Semob com linhas gratuitas e reforço no transporte no Carnaval
O secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, explicou que a operação de transporte envolve múltiplos modais para atender à complexidade do Carnaval. Segundo ele, a linha gratuita Lapa x Barra segue como principal eixo da operação, tendo transportado mais de 300 mil passageiros no ano anterior.
Para 2026, a Prefeitura implantará uma nova linha gratuita ligando a Garibaldi à Lapa, facilitando o deslocamento dos foliões entre os circuitos e o acesso ao metrô, que funcionará 24 horas.
“Quem vai curtir da Barra até Ondina já sabe que pode pegar a linha gratuita na Garibaldi e seguir para a Lapa, onde tem metrô e distribuição para diversos bairros”, explicou.

Foto: Equipe M!
O secretário também destacou os serviços expressos saindo do Salvador Norte Shopping, Shopping Paralela e Salvador Shopping, que juntos atenderam mais de 130 mil foliões no último Carnaval. “Este ano, o Salvador Norte Shopping passa a ter atendimento para o Vale do Canela. Do Salvador Shopping, o retorno será da Ondina e da Praça do Sol. Do Shopping Paralela, o retorno será na Garibaldi, em frente à UFBA”, detalhou.
Franciano Gomes
Comunicador e autor de projetos culturais e audiovisuais, com atuação em jornalismo, pesquisa documental e desenvolvimento de narrativas voltadas à valorização da cultura brasileira.
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Kennu Alves e Dandara Akotirene são eleitos Negro e Negra Malê 2026 em Salvador
Primeira agenda dos representantes do bloco afro ocorre na tradicional Lavagem de Itapuã, que reúne celebrações culturais e religiosas
Rainha do Carnaval de Salvador 2026: estudante de Camaçari conquista coroa e vira anfitriã da folia
Cerimônia no Itaigara teve apresentações culturais, torcidas organizadas e escolha das princesas
Carnaval de Salvador 2026 tem 700 atrações e expectativa de 1,2 milhão de turistas
Prefeito projeta ainda movimentação de R$ 2,6 bilhões na economia local durante os seis dias de folia, a partir do próximo dia 12
Polícia Civil participa de campanha da Hemoba para reforçar estoques de sangue no verão
Mobilização reúne cerca de 150 servidores da capital para doação de sangue no Hemocentro, em Salvador
Bruno Reis diz que Lula ‘sempre será bem-vindo’ em Salvador; presidente visita capital baiana na sexta-feira
Prefeito ressalta projeção nacional da capital com presença do presidente e possibilidade de sua participação na folia de sábado
Prazo da cota única e da 1ª parcela do IPTU 2026 de Salvador termina nesta quinta-feira
Contribuintes podem pagar online, parcelar em até 11 vezes ou emitir segunda via do boleto pela Internet
Bruno Reis apresenta mudanças no Carnaval de Salvador 2026, reforça circuito Osmar e anuncia ações para ambulantes
Abertura será no Campo Grande, às 18h, com homenagem aos 110 anos do samba e atrações no Centro, Barra-Ondina e bairros
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais