A responsabilidade social do futebol em crises humanitárias
Em meio à crise silenciosa que atinge Sudão e Chade, o futebol emerge como força de cura, integração e apoio emocional para jovens e comunidades deslocadas.
Acervo pessoal
Em muitos países do Sul Global, o futebol é muito mais do que uma atividade esportiva; esse esporte representa uma ferramenta de esperança, de cura e de transformação social. E durante crises humanitárias, como essa que o mundo optou por ignorar no Sudão, o futebol desempenha um papel crucial no fortalecimento da coesão social, na promoção da paz, na conscientização sobre o sofrimento.
Construindo “pontes” e redes de solidariedade entre refugiados e a população local, criando oportunidades para grupos vulneráveis, especialmente os jovens, vítimas prioritárias deste conflito.
O apelo universal do futebol oferece uma poderosa plataforma para a união e a mudança, superando divisões em comunidades afetadas por conflitos, deslocamentos forçados, pobreza e a fome. Com mais parcerias envolvendo organizações internacionais, associações e clubes locais, o potencial do esporte para resolver problemas humanitários relacionados à saúde mental ou à geração de renda é imenso, fazendo do futebol uma ferramenta vital para responder a crises em regiões como o leste do Chade.
A situação na fronteira entre o Chade e o Sudão
Desde o início dos últimos confrontos no Sudão, em abril de 2023, inúmeras mulheres e crianças têm sido vítimas de violência sexual, utilizada como arma de guerra por grupos armados. Apesar da gravidade da situação, é profundamente preocupante que a comunidade internacional permaneça em grande parte em silêncio diante dessa tragédia, que já expulsou de suas casas mais de 13 milhões de pessoas, abandonou milhões à própria sorte e causou a morte de aproximadamente 150 mil seres humanos nessa região da África.
Embora seja pouco conhecido, mesmo com sua localização estratégica, rica história e grande extensão territorial, o Chade em outubro de 2025, deu abrigo a cerca de 900 mil refugiados sudaneses. Com isso, o país se torna o maior anfitrião de refugiados na África e figura entre os cinco maiores do mundo nesse quesito.
Apesar das dificuldades diárias, a solidariedade continua sendo uma marca registrada do Chade, e clubes locais como a Association Sportive Santé, da cidade de Abéché, desempenham um papel importante ao acolher refugiados sudaneses.
O esporte mais popular do mundo vem executando um papel limitado mas importante na gestão da crise humanitária no leste do Chade, oferecendo apoio imediato à saúde mental, proporcionando momentos de recreação e dando oportunidades a crianças que não possuem muitas oportunidades.
O futebol tem um potencial único para promover a responsabilidade social, reconstruir comunidades e servir como plataforma para aumentar a conscientização global sobre regiões afetadas por conflitos e extrema pobreza, como o leste do Chade, e, para permitir que mais clubes como o AS Santé continuem a influenciar positivamente a vida de jovens e crianças afetadas pela guerra.
*Gerson Brandão é oficial humanitário sênior das Nações Unidas, coordenou a resposta humanitária no leste do Chade entre 2024 e 2025.
*O conteúdo dos artigos são de responsabilidade dos autores, não correspondendo à opinião do Portal M!
Mais Lidas
Os trabalhadores invisíveis e o país das castas
Poesia visual: comentários sobre a arte de Noboru
Artigos e afins
Os trabalhadores invisíveis e o país das castas
Poesia visual: comentários sobre a arte de Noboru
Verão e serão vistos: o que você quer quando se mostra?
Estética com propósito: quando saúde e autoestima caminham juntas
Últimas Notícias
Lauro de Freitas registra saldo positivo de 6,9 mil empregos formais em 2025, aponta Caged
Município alcançou o terceiro melhor saldo de empregos da Bahia entre janeiro e novembro do ano passado
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)