Fafá de Belém recebe título de cidadã soteropolitana e celebra trajetória iniciada em Salvador
Ao M!, artista relembrou os primeiros passos de sua carreira, e afirmou que passa um ‘filme gigantesco’ na sua cabeça ao ser homenageada
Equipe M!
A cantora Fafá de Belém recebeu, nesta quinta-feira (21), o título de cidadã soteropolitana durante cerimônia realizada na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Natural do Pará, a artista reconhece a capital baiana como berço de sua trajetória, já que foi no palco do Teatro Vila Velha que realizou sua primeira apresentação profissional, em 1975.
Na mesma época, gravou a música Filho da Bahia, lançada em videoclipe exibido no Fantástico e incluída na trilha sonora da novela Gabriela, baseada na obra de Jorge Amado. O samba de roda Emoriô, de João Donato e Gilberto Gil, também marcou o início de sua carreira nacional. Décadas depois, em 2023, a canção foi remixada pela dupla francesa Trinix e levou a cantora a se apresentar no Olympia de Paris.
Fafá de Belém relembra primeiros passos em Salvador
Em entrevista ao Portal M!, a cantora relembrou os primeiros passos de sua carreira, e afirmou que passa um “filme gigantesco” na sua cabeça.
“Um filme longo, um filme onde eu começo a minha carreira. O primeiro show que eu fiz profissional foi em Salvador. Eu nunca havia subido num palco antes, nunca fui cantora da noite, eu sempre cantava com os amigos, participava de algumas coisas em Belém, mas sempre de farra e de alegria”.
Ela também lembrou do seu primeiro show, no Teatro Vila Velha, ao lado de Sérgio Ricardo e Walter Queiroz. “A primeira vez que eu subi num palco onde meu nome estava anunciado foi em janeiro de 1975, no Teatro Vila Velha. [Queiroz] que já naquela altura era esse compositor muito querido daqui de Salvador. Eu conheci o Valtinho aqui, depois saí no bloco do Jacu e entendi tudo”, acrescentou.
Fafá revela participação no Carnaval e em lavagens
A artista também destacou que sua primeira experiência no Carnaval ocorreu na Bahia, e enfatizou que se “encantou” com as tradicionais lavagens de Salvador.
“Passei meu primeiro carnaval na Bahia, correndo atrás de um trio elétrico. E aí fui às lavagens todas, mas quando eu cheguei na lavagem de Iemanjá, 2 de fevereiro, eu fiquei absolutamente encantada porque tinha a lavagem da igreja, depois, ia chegando e as oferendas iam caminhando… Era um negócio tão mágico, parecia que eu estava vivendo um filme”.
Fafá também ressaltou a ligação espiritual que estabeleceu com a Bahia desde o início da carreira. Ela lembrou que sempre leu Jorge Amado, e por isso sempre teve muito apreço ao estado.
“Eu acho que a Bahia é isso. Talvez por ler muito Jorge Amado, quando você chega em Ilhéus, nos interiores, você sente Jorge Amado descrevendo com tanto amor a terra que ele tanto amava. Então, para mim, foi isso, foi entrar em uma obra de Jorge Amado”, lembrou.
Fafá destaca fé e defende sincretismo
A cantora, que possui estreita relação com o Círio de Nazaré, em Belém, destacou que o Brasil é um país sincrético. “A fé é o que move o brasileiro. Mas em qualquer religião que ele tenha, e mesmo sem religião, na hora que o bicho pega, vai na Nossa Senhora. Então, isso é muito simbólico”.
“Quando essa miscigenação chega aqui, quando chegam os portugueses, chegam os africanos, chegam os quilombolas, isso tudo se mistura num grande ritual de amor e reverência”, afirmou.
Devoção e participação na festa de Santa Dulce dos Pobres
A artista, que participou na última quarta-feira (13), dos festejos à Santa Dulce dos Pobres, destacou a importância da primeira santa baiana e lembrou da primeira vez que cantou para ela, em 1998, a partir de um convite da sobrinha da irmã Dulce e superintendente da Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita de Souza Brito.
“Ela já tinha falecido, não tinha sido ainda beatificada. Maria Rita nos telefonou, isso em 1998. Em 97, eu cantei para o Papa João Paulo II. [Agora] me convidaram para vir aqui fazer uma missa, cantar a Ave Maria e eu vim”.
“Encontrei o Padre Antônio e Maria, coincidentemente também estava aqui no dia 13 de agosto. Eu digo que esse chamado, esse convite, é porque ela queria abençoar a minha chegada. É muita pretensão minha? Acho que não”, completou.
Encontro com a Timbalada
Por fim, a cantora também falou sobre sua apresentação, neste sábado (23), ao lado da Timbalada. A apresentação será em comemoração aos 40 anos do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, e contará com um fim de semana especial entre os dias 21 e 24 de agosto. A celebração reunirá música, bem-estar e gastronomia.
De acordo com ela, a apresentação será uma “mistura de tudo”. “Toda a fé, todo o sincretismo, todos os atabaques, os africanos, os baianos, os paraenses, os amazônicos, porque o ensaio era como uma parte dos tambores”.
“Na hora que o bicho pegar, eu não me responsabilizo. É muito forte, é muito emocionante, e é uma honra gigantesca, mais uma grande honra que a Bahia me proporciona é cantar com a Timbalada e cantar o meu repertório com a Timbalada, e o repertório deles também. Então é fabuloso”, concluiu Fafá.
Mais Lidas
Cultura
Raimundos abre show da turnê do Guns N’ Roses na Arena Fonte Nova em abril
Últimas Notícias
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores
Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura
Governador anuncia investimento de R$ 17 milhões no programa Ouro Negro e reforço de 13 mil profissionais de segurança em 111 cidades
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.