Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

A Prefeitura de Salvador recebeu, nesta terça-feira (25), o prêmio SmartCity Expo Curitiba Brazilian Awards 2025, na categoria Equidade Social, pelo projeto Mulher no Volante. A iniciativa visa ampliar a presença feminina no setor de transportes, promovendo capacitação profissional e oportunidades de trabalho.
A cerimônia de premiação aconteceu durante o Smart City Expo Curitiba 2025, evento voltado para soluções inovadoras em gestão urbana. Essa é a segunda edição do prêmio, que no ano passado teve Salvador entre os finalistas com o projeto Salvador Capital Afro, na categoria Cidades Inteligentes.
Projeto incentiva mulheres no transporte
O Mulher no Volante foi desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com as secretarias de Mobilidade (Semob) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), além do Sest/Senat. A iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador.
O prefeito Bruno Reis destacou a importância do prêmio e do projeto. “Com ele, promovemos inclusão, autonomia, capacitação e oportunidades para motoristas mulheres, ampliando a participação delas no setor de transporte e mobilidade. Essa é uma das nossas políticas inclusivas e igualitárias“, afirmou.
A vice-prefeita Ana Paula Matos reforçou a relevância do programa. “O Mulher no Volante oferece a capacitação no setor de transportes, mas mais do que isso, fortalece a inclusão e o potencial de cada mulher, além de ser intersetorial com a coordenação da SPMJ, em parceria com a Semob e Semdec“, disse.
A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, que representou a Prefeitura na premiação, destacou o impacto do programa. “Demonstra como nós temos trabalhado com a política de gênero, transversalizando com outras secretarias. Hoje, a política de gênero é uma preocupação de todas as áreas da Prefeitura de Salvador. E, nesse espaço, o projeto traz a inclusão e autonomia das mulheres no sistema de mobilidade“, ressaltou.
Avanços e impacto social do projeto
O projeto Mulheres no Volante, lançado em 2022, visa proporcionar autonomia e empoderamento para as mulheres, por meio da oferta de carteiras de habilitação (CNH) gratuitas, nas categorias A, B, C, D, além de capacitação para atuar como mototaxistas, taxistas e condutoras do sistema BRT de Salvador. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Mobilidade (Semob), e as instituições Serviço Social do Transporte (Sest) e Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
O projeto já ofereceu 215 vagas desde o seu lançamento, com 144 mulheres inscritas e 112 delas graduadas com sucesso, alcançando uma taxa de conclusão de 78%. Para 2024/2025, 150 novas vagas foram disponibilizadas, com 50 já preenchidas. Até o momento, 47 mulheres estão em formação, e duas já concluíram o curso com êxito.
O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que a premiação reforça o compromisso com a equidade no transporte. “Ainda temos um longo caminho pela frente, mas essa conquista é muito significativa e estamos avançando em busca de um transporte coletivo ainda mais igualitário“, afirmou.
O SmartCity Expo Curitiba é o maior evento sobre cidades inteligentes do Brasil e premia projetos que promovem inclusão e inovação urbana. Salvador concorreu na categoria Equidade Social com Maceió (AL) e Nova Lima (MG). O evento é organizado pelo iCities, com chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona.
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global
Deputado cobra protagonismo diplomático e sugere uso estratégico do banco do bloco em meio a tensões comerciais com EUA

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia
Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado