Camaçari retoma obras paralisadas e entrega praças, unidades de saúde e novas intervenções urbanas

Cidade foca na recuperação de praças, unidades de saúde e mobilidade urbana após meses de obras interrompidas


Redação
Redação 18/08/2025 17:29 • Cidades
Camaçari retoma obras paralisadas e entrega praças, unidades de saúde e novas intervenções urbanas - Reprodução/Patrick Abreu, Juliano Sarraf, Vitória Brayner e Jackson Santos
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Prefeitura de Camaçari retomou obras que estavam paralisadas há meses e iniciou novos projetos voltados à reestruturação da cidade. As ações da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) têm como foco a valorização de espaços urbanos, melhorias nos serviços públicos e a ampliação da qualidade de vida da população.

Entre as principais frentes estão os projetos executados em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que contemplam intervenções no Centro Histórico, na Avenida Eixo Urbano Central, no distrito de Barra do Jacuípe e em Itacimirim.

De acordo com o secretário José Mário Bastos, quando assumiu a pasta de Infraestrutura, encontrou a cidade “sem manutenção civil e com todas as obras paralisadas”. Segundo ele, algumas tinham mais de 60 dias paradas.

“A Praça Desembargador Montenegro, importante ponto central que abriga a Igreja Matriz, estava cercada por tapumes, impedindo a circulação, aumentando o risco de acidentes e prejudicando o comércio local”, relatou.

Requalificação de espaços públicos

No Centro Histórico, a segunda etapa das obras foi entregue em junho, com a requalificação da Avenida Getúlio Vargas e a revitalização da Praça Desembargador Montenegro, que ganhou uma fonte luminosa totalmente recuperada.

Em Barra do Jacuípe e Itacimirim, as intervenções atingiram 90% de execução, com previsão de entrega ainda neste ano. Já a Praça do Alto da Cruz segue em obras e receberá bicicletário, quiosques e equipamentos de ginástica.

Mais de 200 praças foram alvo de manutenção e requalificação, com destaque para a Praça dos Arruelas, na Gleba C, e a Praça do Rosário, na Gleba B.

Melhoria em unidades de saúde

Na área da saúde, 18 unidades passaram por serviços de manutenção no primeiro semestre. Os trabalhos incluíram reparos elétricos e hidráulicos, pintura e melhorias estruturais.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Phocs foi uma das beneficiadas com intervenção no sistema de drenagem, corrigindo falhas deixadas por obra anterior na região.

Intervenções em drenagem e pavimentação

Entre março e abril, a Seinfra iniciou um conjunto de obras de drenagem para corrigir problemas em diferentes localidades. As ações contemplaram a Estrada da Cascalheira (BA-531), o Parque das Mangabas, o Centro, o Parque Verde I, a Gleba C e o Ponto Certo.

Em abril, começou a Operação Tapa-buraco, que atendeu áreas críticas em bairros como Gleba E, Bairro Novo, Jardim Limoeiro, Inocoop, Phoc II, Phoc III, Verdes Horizontes e o Centro.

Prefeitura de Camaçari assegura novos projetos no segundo semestre

O segundo semestre já foi iniciado com a requalificação da Praça Arlindo da Farmácia e a criação do primeiro espaço pet de Camaçari, dedicado exclusivamente aos animais domésticos. Também seguem em execução a construção da ponte que liga a Ilha do Meio à Avenida Principal de Itacimirim e a manutenção das estradas vicinais que dão acesso a Jordão, Cancelas e Lagoa Seca.

A Seinfra ainda avança com a requalificação da Avenida Eixo Urbano Central, em obra viabilizada pelo financiamento do CAF.

Prefeitura de Camaçari reinaugura Cidade do Saber nesta quarta-feira

Prefeitura de Camaçari vai reabrir, nesta quarta-feira (20), às 17h30, a Cidade do Saber. O espaço oferecerá 3.030 vagas em cursos artísticos e culturais, e será gerido pela Secretaria de Cultura (Secult). O complexo é reconhecido como um dos maiores centros de inclusão social da América Latina e volta a funcionar com ações voltadas para educação, cultura, esporte, tecnologia e lazer.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas


Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste -
Cidades 02/02/2026 às 15:59

Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste

Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos


Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro -
Cidades 02/02/2026 às 15:27

Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro

Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade


Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026 -
Política 02/02/2026 às 14:42

Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026

Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador


Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’ -
Política 02/02/2026 às 14:11

Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’

Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital