PT cobra que Lula rompa relações diplomáticas e comerciais com Israel em apoio à Palestina
Partido cita ‘genocídio premeditado’ em Gaza em carta lida durante abertura do 17º Encontro Nacional do PT em Brasília
Reprodução/Instagram @ptbrasil
O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, nesta sexta-feira (1º), uma carta em que solicita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que suspenda as relações diplomáticas e comerciais do Brasil com o governo de Benjamin Netanyahu, em Israel. O documento, lido pelo senador e presidente nacional da sigla, Humberto Costa, reforça a histórica posição petista em apoio à causa palestina.
A leitura ocorreu na abertura do 17º Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília, com a presença de cerca de mil delegados e lideranças políticas. Entre os presentes estavam o presidente eleito do partido, Edinho Silva, os dirigentes Romênio Pereira, Mônica Valente, Valter Pomar, Misiara, e o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.
Carta denuncia situação em Gaza e acusa Israel de crimes de guerra
O texto aprovado destaca a crise humanitária que atinge a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, com denúncias de violações de direitos humanos atribuídas ao governo israelense. “Não é possível virar os olhos às mortes de crianças em Gaza pelos bombardeios de Israel há mais de 20 meses, e agora pela fome e doenças produzidas pelo bloqueio israelense. São crianças, um terço dos 55 mil palestinos mortos em Gaza e na Cisjordânia”, afirma a carta.
O documento também ressalta que até autoridades israelenses já acusaram Netanyahu de crimes de guerra. “O governo de Benjamin Netanyahu é acusado de ‘crimes de guerra’ até por ex-embaixadores e ex-primeiros-ministros israelenses. Os crimes agora incluem assassinar civis desarmados e famintos, que buscam auxílio humanitária e recebem balas e bombas”, reforça o texto.
Declarações de Lula sobre “genocídio”
O partido ainda recordou que, em 5 de junho, Lula classificou a ofensiva de Israel não como uma guerra, mas como “um genocídio premeditado”. A carta alerta que, apesar das denúncias, Israel continua recebendo apoio internacional.
“Todavia, ainda há no mundo inteiro quem compre, venda e subsidie o complexo industrial-militar de Israel, como se isso fosse normal”, diz o documento.
Pedido formal ao presidente
Em sua parte final, a carta aprovada pelo PT reforça o apelo direto ao presidente. “De acordo com os compromissos históricos do PT que todos reivindicamos, endossamos a nota do Conselho Nacional de Direitos Humanos de 6 de junho de 2025″.
“Solicitamos ao presidente Lula para que intervenha em favor da suspensão de relações diplomáticas e comerciais com o governo de Netanyahu”, afirma.
Contexto político e projeções
O debate sobre a relação do Brasil com Israel deve permanecer em pauta ao longo do 17º Encontro Nacional do PT, que se estende até domingo (3). O evento discute estratégias para os próximos anos, a atuação do partido no cenário internacional e as alianças para as eleições municipais e gerais.
O posicionamento contra Israel reforça a linha adotada pela legenda em defesa de políticas externas mais alinhadas a causas humanitárias e à solidariedade internacional, principalmente em conflitos envolvendo populações civis.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas