Brics: Lula anuncia fundo inédito para florestas tropicais e cobra ação climática dos países ricos
Presidente critica unilateralismo, cobra transição justa e lança iniciativas em saúde e clima com foco no Sul Global
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (7), que os países do Brics não deixaram de cumprir seu papel na conservação do meio ambiente, apesar dos desafios impostos por ações unilaterais. A declaração foi feita durante a sessão plenária “Meio Ambiente, COP 30 e Saúde Global”, que encerra a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do grupo, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.
“O negacionismo e unilateralismo corroem avanços e sabotam o futuro”, disse Lula.
Aquecimento global e transição justa entre temas centrais
Lula destacou que o aquecimento global está ocorrendo em ritmo mais acelerado do que o previsto e, mesmo após uma década do Acordo de Paris, ainda há escassez de recursos para promover uma transição justa. O presidente alertou que os países em desenvolvimento serão os mais impactados pelos danos ambientais e defendeu a necessidade de eliminar o uso de combustíveis fósseis.
Segundo o chefe do Executivo brasileiro, a Declaração-Quadro sobre Finanças Climáticas do Brics, que será adotada ainda nesta segunda, apresentará fontes e modelos alternativos para o financiamento climático.
Fundo Florestas Tropicais para Sempre será lançado na COP 30
Durante o encontro, Lula anunciou a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que será lançado oficialmente durante a COP 30. O mecanismo tem como objetivo remunerar os serviços ecossistêmicos prestados ao planeta.
O presidente criticou os modelos econômicos que incentivam práticas insustentáveis. Ele citou que, apenas em 2024, os 65 maiores bancos do mundo se comprometeram a destinar US$ 869 bilhões ao setor de combustíveis fósseis. Em contraponto, defendeu a adoção de taxonomias sustentáveis e unidades de contagem de carbono que sejam justas e inclusivas, como forma de atrair investimentos produtivos verdes.
Brics aposta em ciência e tecnologia para enfrentar desigualdades
No mesmo discurso, Lula destacou que o Brics aposta na ciência e na transferência de tecnologia para colocar a vida no centro das decisões políticas. O presidente brasileiro declarou que será lançada nesta segunda a Parceria pela Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas, iniciativa que visa combater enfermidades que afetam principalmente os países em desenvolvimento.
Segundo ele, “no Brasil e no mundo, a renda, a escolaridade, o gênero, a raça e o local de nascimento determinam quem adoece e quem morre”. Lula afirmou que doenças como mal de Chagas e cólera, que seguem presentes em países do Sul Global, “já teriam sido erradicadas se atingissem o Norte Global”.
Investimentos em saúde: estrutura e financiamento adequado
Lula também ressaltou que “não há direito à saúde sem investimento em saneamento básico, alimentação adequada, educação de qualidade, moradia digna, trabalho e renda”. Ele acrescentou que a nova parceria proposta pelo Brics pretende superar desigualdades estruturais com ações voltadas à infraestrutura física e digital, além do fortalecimento de capacidades institucionais.
A consolidação da Rede de Pesquisa de Tuberculose foi citada pelo presidente como exemplo concreto de avanço do grupo. “Estamos liderando pelo exemplo”, afirmou Lula, ao concluir sua fala na sessão plenária do Brics.
A expectativa é que duas resoluções sobre os temas debatidos na plenária sejam divulgadas ainda hoje. Às 13h, o presidente concede entrevista coletiva à imprensa.
Mais Lidas
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado