Navio da Marinha do México colide com ponte em Nova York; acidente deixa dois mortos e 22 feridos
Embarcação de treinamento da Marinha mexicana colidiu com estrutura no Brooklyn; autoridades dos EUA apuram falha mecânica
YUKI IWAMURA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Um navio de treinamento da Marinha mexicana, identificado como Cuauhtémoc, colidiu com a ponte do Brooklyn, em Nova York, no último sábado (17). O impacto provocou a morte de duas pessoas, causou ferimentos em 22 pessoas, da quais 11 estão em estado grave, segundo confirmação da Prefeitura de Nova York e da polícia local. As informações são do G1.
Causas do acidente ainda estão sendo apuradas
A polícia informou que o Cuauhtémoc, com 277 pessoas a bordo, teria perdido energia durante uma manobra. A falha levou a embarcação a se chocar contra o pilar da ponte do lado do Brooklyn. As autoridades norte-americanas acreditam que problemas mecânicos e corte de energia foram os principais fatores que resultaram no acidente.
Testemunhas relataram cenas de desespero e confusão no momento da colisão. O morador local Nick Corso, que estava próximo à ponte, contou que a área entrou em pânico.
“Havia muitos gritos, alguns marinheiros pendurados nos mastros”, disse Corso à AFP.
Segundo a Guarda Costeira de Nova York, todos os três mastros do navio foram perdidos com o impacto. As imagens registradas mostram os mastros cortando a estrutura da ponte enquanto o navio passava sob ela. Tripulantes estavam posicionados sobre os mastros, que se romperam e caíram sobre o convés. Nenhum ocupante foi lançado à água, e todos os membros da tripulação foram contabilizados.
Reações oficiais e medidas após a colisão
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA anunciou o envio de uma equipe de investigadores ao local do acidente ainda no domingo. O objetivo é determinar com precisão as causas da colisão. A embarcação foi rebocada da região após o ocorrido.
O secretário da Marinha do México, Almirante Raymundo Pedro Morales Ángeles, afirmou em comunicado que a marinha está em contato com as famílias das vítimas e prometeu uma investigação transparente. Ele também agradeceu aos serviços de emergência nova-iorquinos que atuaram no socorro às vítimas.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, lamentou as mortes.
“Estamos profundamente tristes pela perda de dois membros da tripulação no acidente”, escreveu a presidente nas redes sociais.
O prefeito de Nova York, Eric Adams, também se pronunciou confirmando o número de mortos e o estado grave de dois feridos.
Histórico e missão do navio Cuauhtémoc
O Cuauhtémoc é um navio de treinamento da Marinha mexicana, em operação desde 1982, com 91 metros de comprimento e 12 metros de largura. Todos os anos, ele parte em viagens internacionais como parte do programa de formação dos cadetes da Escola Naval Militar.
Neste ano, o navio deixou o porto de Acapulco, no México, em 6 de abril, com destino à Islândia, dentro de uma turnê global. A parada em Nova York fazia parte do itinerário da missão de formação.
A estrutura da ponte do Brooklyn, conforme o Departamento de Transportes de Nova York, oferece um espaço livre de 135 pés (41 metros). O mastro principal do Cuauhtémoc possuía 48,2 metros de altura, segundo a Marinha mexicana. Ainda não está claro se a altura do mastro ou outros fatores estruturais contribuíram para a colisão.
Serviços de resgate atuaram sob caos e trânsito congestionado
O acidente gerou uma resposta imediata dos serviços de emergência. O operador Kelvin Flores, que trabalhava nas proximidades afirmou que “havia muita comoção e caos, carros de bombeiros e policiais tentando chegar ao local, mas com as ruas congestionadas”.
Ele completou dizendo que testemunhou o transporte de vítimas: “Pessoas carregando macas… estavam tentando tirar os feridos de lá”.
A multidão que acompanhava a passagem do navio fugiu da beira da água no momento do impacto. Segundo as autoridades, a área foi rapidamente isolada para facilitar o socorro e a remoção da embarcação.
Confira o momento do acidente:
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval