Lula lamenta morte de Mujica e anuncia ida ao enterro: ‘exemplo de humildade e coragem’
Pepe Mujica morreu aos 89 anos, vítima de câncer. Lula exaltou sua trajetória e prestou solidariedade à esposa, Lucía Topolansky
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta última terça-feira (13), a morte do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, aos 89 anos. Em agenda oficial em Pequim, na China, o petista usou as redes sociais para se despedir do amigo de longa data. Além dele, o senador baiano Jaques Wagner também prestou homenagem a Mujica.
Mujica, que lutava contra um câncer no esôfago, havia anunciado em janeiro que a doença se espalhara para outros órgãos. Na última segunda-feira (12), a esposa e ex-vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, confirmou que Pepe estava sob cuidados paliativos, para que “acontecesse da melhor forma”.
Lula destaca simplicidade de Mujica
O presidente do Brasil tinha uma relação com Mujica não apenas por laços diplomáticos, mas também por uma amizade construída ao longo de anos de convivência política e pessoal. “Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje [terça-feira (13)], nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados”, declarou Lula nas redes sociais.
“Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”.
Em suas palavras, Lula destacou a simplicidade e o compromisso de Mujica com a democracia e a justiça social. “Em seus quase 90 anos de vida, Mujica combateu fervorosamente a ditadura que um dia existiu em seu país. Defendeu, como poucos, a democracia. E nunca deixou de militar pela justiça social e pelo fim de todas as desigualdades.”
O petista também prestou solidariedade à companheira de Mujica, Lucía Topolansky, familiares e amigos próximos. “Que o amor que Mujica sempre distribuiu ao povo seja agora recebido de volta pelos seus. E que o conforto chegue logo aos seus corações”, finalizou.
Lula confirma presença no velório
Ainda pelas redes sociais, Lula confirmou que participará do velório do ex-presidente do Uruguai. “Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica, porque o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, disse em declaração à imprensa.
Jaques Wagner presta homenagem
O senador Jaques Wagner (PT-BA) também se manifestou sobre a morte do ex-presidente uruguaio, relembrando uma das frases mais famosas ditas por Mujica. “Os homens passam, mas as causas permanecem”, escreveu Wagner em publicação nas redes sociais, ao relembrar a última passagem do ex-presidente uruguaio pelo Brasil, em março de 2023. Na ocasião, Mujica participou de um encontro no Palácio do Planalto ao lado de Lula e de lideranças sindicais da América Latina.
“Pepe Mujica esteve pela última vez no Brasil em março de 2023. Tive o prazer de encontrá-lo e conversar sobre a integração da América do Sul e a necessidade de cooperação entre os países sul-americanos”, escreveu o senador.
Pepe Mujica esteve pela última vez no #Brasil em março de 2023. Ele participou de um encontro com @lulaoficial, no Palácio do Planalto, ao lado de lideranças sindicais latino-americanas.
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) May 13, 2025
Tive o prazer de encontrá-lo e conversar sobre a integração da América do Sul e a… pic.twitter.com/kL6xYAjIZE
Reconhecimento no Brasil
Durante uma visita oficial ao Uruguai, em dezembro de 2024, Lula reencontrou Mujica em sua chácara, nos arredores de Montevidéu. Na ocasião, o presidente brasileiro o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida pelo governo brasileiro a estrangeiros. Ao falar sobre o uruguaio, Lula declarou: “A gente não escolhe irmão. A gente não escolhe sequer a mãe. Mas um companheiro a gente escolhe”.
Mais Lidas
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'
Lídice articula reunião da bancada baiana com o Ministério da Agricultura para enfrentar crise do cacau
Parlamentar aponta falhas na fiscalização fitossanitária e deságio imposto por indústrias importadoras
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda