Nana Caymmi é velada no Rio e recebe mensagens tocantes de Gil e Caetano nas redes sociais
Enterro acontece ainda nesta sexta-feira, às 14h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo

O velório da cantora Nana Caymmi, um dos maiores nomes da música popular brasileira, está sendo realizado nesta sexta-feira (2), desde às 8h30, no Theatro Municipal do Rio, e o enterro está marcado para as 14h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Ela morreu aos 84 anos, na noite desta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro. Seu falecimento comoveu personalidades e autoridades, que fizeram homenagens pelo legado da cantora, como os baianos Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana estava internada há 9 meses na Casa de Saúde São José, tratando uma arritmia cardíaca. Segundo o boletim médico, a causa da morte foi disfunção de múltiplos órgãos.
Internação e complicações de saúde
O músico Danilo Caymmi, irmão de Nana, relatou que a cantora passou por hemodiálise diária e apresentou desconforto respiratório nos últimos meses. Ela também enfrentava um quadro de osteomielite, infecção nos ossos que causava dores intensas. No dia 30 de abril, entrou em choque séptico.
Nana já havia sido diagnosticada com câncer de estômago em 2015 e, mais recentemente, passou por um procedimento de implante de marcapasso.
Trajetória marcada por clássicos da MPB
Batizada como Dinahir Tostes Caymmi, Nana nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira artística nos anos 1960, ao lado do pai. Após se afastar temporariamente da música para se casar e ter filhos, voltou à ativa com o incentivo do irmão Dori Caymmi.
Durante as décadas de 1970 e 1980, gravou canções de Milton Nascimento, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Sueli Costa, Ivan Lins, João Donato e Dona Ivone Lara. Em 1998, conquistou o grande público com “Resposta ao Tempo”, tema de abertura da minissérie Hilda Furacão, da TV Globo.
Seu último álbum, Nana, Tom, Vinicius, foi lançado em 2020 e traz reinterpretações de clássicos da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Relacionamento com Gilberto Gil e controvérsias
Entre 1967 e 1969, Nana Caymmi foi casada com o cantor Gilberto Gil, com quem compôs a música “Bom Dia”, apresentada no Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record. O relacionamento ocorreu após seu retorno da Venezuela, onde viveu com o médico Gilberto José, pai de suas filhas Stella e Denise.
Durante esse período, enfrentou preconceito do pai por ter se separado e críticas do público. Em 1966, foi vaiada ao vencer o Festival Internacional da Canção, interpretando “Saveiros”, composta por Dori Caymmi.
“Descanse em paz, querida Nana Caymmi. Por aqui ficam as lembranças dos momentos vividos juntos, sempre com muita intensidade e alegria”, disse Gil em suas redes sociais.
Homenagens de personalidades e autoridades
A morte de Nana Caymmi causou comoção nas redes sociais. Além de Gil, o cantor Caetano Veloso homenageou a artista. “Hoje soube que morreu um dos maiores artistas do Brasil: Nana Caymmi. […] Ela foi, era, é, será um alumbramento do ato de cantar”.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também lamentou a perda. “Soube com tristeza da partida da grandiosa Nana Caymmi. Ela, que, através de sua voz marcante, tocou corações. O Brasil perde uma de suas maiores cantoras”, escreveu.
A presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, também lamentou a morte e ressaltou a importância da artista. “Nana Caymmi, intérprete e cantora de tantas estórias de nossas vidas. A primeira artista a abrir o Projeto Pixinguinha da Funarte em 1977 ao lado de Ivan Lins. Seu canto é presente. Presente na história da música brasileira e nós agradecemos sua enorme contribuição. Imensa”, disse a baiana.
Legado e influência
Com uma carreira marcada por intensidade emocional, interpretação única e voz inconfundível, Nana Caymmi deixa um legado sólido na música brasileira. Sua trajetória é símbolo de resistência, sensibilidade e sofisticação artística.
Mais Lidas
Lula almoça com lideranças da Bahia no Preta Bistrô durante 2 de Julho
Coluna Ohh!
Danny DeVito tranquiliza fãs e revela como está Jack Nicholson
Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Regina Duarte confessa paixão por Zé Mayer e critica remake de Vale Tudo
Últimas Notícias

PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça

Mourão critica Trump e diz que processo contra Bolsonaro deve ser resolvido por brasileiros: ‘não aceito que venha meter bedelho’
Declaração foi feita durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado