Haddad descarta disputar eleição em 2026 e diz que Lula deve decidir sobre candidatura à reeleição: ‘prerrogativa é dele’
Ministro explicou que Lula tem deixado claro, inclusive em falas públicas, que concorrerá a um novo mandato caso esteja em boas condições de saúde
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que não pretende disputar a eleição presidencial de 2026 e reforçou que a prerrogativa de concorrer à reeleição é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada em entrevista ao portal UOL, nesta segunda-feira (12), em meio a uma série de compromissos internacionais.
Segundo Haddad, em seu campo político, a decisão sobre candidaturas não é individual. “Eu não estou pensando em eleição em 2026, não estou mesmo”, disse o ministro, reforçando que as decisões sobre sucessão presidencial passam por critérios coletivos, e não por desejos pessoais.
Ao comentar o cenário para 2026, Haddad destacou que a eventual candidatura de Lula depende exclusivamente de uma decisão do presidente. Ele explicou que Lula tem deixado claro, inclusive em falas públicas, que concorrerá a um novo mandato caso esteja em boas condições de saúde. “Agora a prerrogativa é dele de decidir”, afirmou, ao lembrar que Lula já disse “para quem quisesse ouvir” que pode tentar um quarto mandato.
Questionado sobre a possibilidade de disputar uma vaga no Senado caso não concorra à Presidência, Haddad descartou essa hipótese e não sinalizou qualquer intenção de mudança de função.
Economia brasileira é vista como promissora, diz ministro
Durante a entrevista, Haddad avaliou o desempenho da economia brasileira. Para ele, o país tem apresentado sinais de crescimento mais justo e sustentado, mesmo diante de desafios.
O ministro defendeu que os dados atuais indicam perspectivas positivas. “Eu acredito que a economia brasileira tem tudo para melhorar ao longo do tempo, mas não considero. Considero os dados da economia brasileira muito significativos”, explicou, ao ressaltar o otimismo do presidente Lula em relação ao futuro do país. “Ele talvez esteja enxergando um pouquinho além do momento atual, mas é muito entusiasmado com o potencial que está sendo construído”.
Viagem aos EUA foca em tecnologia, tarifas e investimentos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu, no último domingo (4), com Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos no governo Donald Trump. O encontro ocorreu em Los Angeles, durante passagem do ministro pela Califórnia, e marcou o primeiro diálogo presencial entre as duas autoridades desde a posse do novo governo norte-americano, em janeiro de 2025.
A reunião, fora da agenda oficial, foi motivada pela crescente tensão comercial entre Brasil e EUA, causada pela adoção de sobretaxas de 10% sobre bens industrializados e 25% sobre aço e alumínio brasileiros, em vigor desde março.
Apesar das divergências, Haddad concentrou o diálogo em temas fiscais e cooperação econômica, mantendo a linha técnica adotada pelo governo brasileiro nas tratativas bilaterais. Já as discussões comerciais diretas seguem sob responsabilidade do vice-presidente Geraldo Alckmin, que comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Brasil apresenta plano para atrair centros de dados e IA
Durante o encontro, Haddad detalhou o plano brasileiro para transformar o país em um hub regional de tecnologia, aproveitando a matriz energética limpa e a capacidade de expansão do setor de energia renovável. Entre os temas discutidos estavam a desoneração de bens de capital voltados à tecnologia da informação e o financiamento de infraestrutura digital.
A agenda do ministro na Califórnia incluiu participação na conferência anual do Instituto Milken, onde Haddad integra painéis sobre economia global e transição digital. Ele também se reuniu com Ruth Porat, diretora financeira do Google, para discutir investimentos em centros de dados no Brasil.
Na sequência, o ministro foi até San José, na região de São Francisco, para um encontro com Jensen Huang, CEO da Nvidia, gigante do setor de chips e inteligência artificial. O objetivo é apresentar oportunidades de negócios no Brasil a empresas de alta tecnologia.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Últimas Notícias
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar