Frederico Siqueira assume Ministério das Comunicações e promete ampliação da rede 5G no Brasil
Ministro substitui Juscelino Filho, que deixou cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares
Ricardo Stuckert / PR
O engenheiro Frederico Siqueira Filho assumiu, nesta quarta-feira (7), o Ministério das Comunicações, durante cerimônia realizada em Brasília. Indicado pelo União Brasil, o novo ministro substitui Juscelino Filho, que deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares. As informações são do G1.
Durante o discurso de posse, Siqueira destacou o trabalho de seu antecessor. “Juscelino foi um grande ministro, do qual agradeço o apoio. Terei um grande desafio em suceder”, afirmou.
O novo ministro presidia a Telebras desde maio de 2023, nomeado ainda durante a gestão de Lula, e acumula mais de 26 anos de experiência no setor de telecomunicações, sendo 21 anos dedicados à empresa Oi. É graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco.
Cerimônia contou com ministros e ex-titular da pasta
A posse reuniu diversas autoridades, incluindo os ministros Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcia Lopes (Mulheres). O ex-ministro Juscelino Filho também compareceu e discursou, reforçando os feitos de sua gestão.
“Posso dizer com tranquilidade, nós cumprimos a nossa missão. Nossa gestão foi acima de tudo sobre inclusão digital e transformar a vida das pessoas, que chega na ponta do Brasil real”, afirmou Juscelino.
Entre os destaques, citou o aumento de rádios comunitárias e o avanço na implantação da TV 3.0. “Temos pela frente a implantação da TV 3.0. É uma transformação tecnológica na TV e no setor, um grande saldo tecnológico democrático que vai transformar a televisão aberta brasileira, reforçando o seu papel como serviço gratuito, aberto e de qualidade”, disse.
Ministro promete continuidade e foco em inclusão digital
Em sua fala, Siqueira reforçou que dará continuidade às políticas públicas em andamento no Ministério. “Temos prioridades como as escolas conectadas, o norte conectado, fazer as entregas que o presidente Lula espera, sempre olhando para o interesse público”, declarou.
O novo ministro afirmou que, neste primeiro momento, não deve haver mudanças na equipe técnica da pasta. “A nossa ideia, agora, é acelerar as entregas, por isso que a gente precisa manter um time extremamente qualificado, que foi construído até então, para que a gente possa acelerar, entregar a política pública de inclusão digital, que foi a missão que o presidente Lula nos deu”, disse.
Entre os projetos destacados estão a expansão da rede 5G e o programa Escolas Conectadas. “Essa é uma agenda que não é só da tecnologia, mas que é fundamentalmente social porque tem impacto direto na vida de cada pessoa”, pontuou o ministro.
TV 3.0 é aposta para transformação da TV aberta
Siqueira também mencionou o potencial da nova tecnologia da TV 3.0. Com ela, a escolha de canais será substituída por aplicativos com conteúdos ao vivo ou sob demanda, e a navegação será mais interativa. A qualidade de imagem pode chegar a 8K, com som imersivo e recursos de acessibilidade.
A nova plataforma também permitirá conexão direta com serviços públicos e poderá gerar novos modelos de negócios, como publicidade personalizada e comércio eletrônico via TV. Para viabilizar essa transição, será necessário o desenvolvimento de equipamentos e conversores para integração com a internet.
O avanço tecnológico foi enaltecido pelo presidente Lula em evento realizado em abril. “Vem aí a TV 3.0, um sistema que vai promover o casamento definitivo da TV aberta com a internet. Com isso, a população brasileira terá acesso a uma televisão de última geração, com imagens e som de altíssima definição. Isso significa mais informação e mais qualidade para os brasileiros”, declarou.
Indicação técnica e nomeação após recusa
Frederico Siqueira foi escolhido para o cargo após o deputado Pedro Lucas (União-MA) recusar o convite para assumir o Ministério. Sua nomeação foi anunciada no fim de abril, sendo uma indicação técnica do União Brasil.
O presidente do partido, Antonio de Rueda, não compareceu à posse por motivo de saúde, segundo assessoria. Com a saída de Siqueira da Telebras, quem deve assumir a presidência da estatal é o atual diretor Técnico-Operacional, André Leandro Magalhães.
Siqueira encerrou o discurso reiterando que o Ministério das Comunicações seguirá em sintonia com políticas voltadas aos mais vulneráveis.
“Internet é hoje uma condição de infraestrutura básica de desenvolvimento do país para acesso à educação, à saúde, o trabalho e para o pleno exercício da cidadania. Por isso, o Ministério das Comunicações precisa estar sempre em sintonia com as políticas públicas que priorizam os mais vulneráveis”, concluiu.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval