Jerônimo recebe centrais sindicais no Palácio de Ondina e reafirma apoio às pautas trabalhistas
De acordo com presidente da Força Sindical, iniciativa do governador reforça compromisso com pauta dos trabalhadores
Divulgação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu, nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, representantes de diversas Centrais Sindicais, para um almoço no Palácio de Ondina. A reunião marcou a primeira vez que lideranças do movimento sindical são recebidas no local por um chefe do Executivo estadual.
Durante o encontro, Jerônimo defendeu a continuidade do diálogo com os trabalhadores. “Um dos princípios que reafirmei aqui foi apoiar sem indexar qualquer movimento ao Governo do Estado, celebrar os acolhimentos das políticas públicas e garantir que continuemos dialogando, sempre resistindo aos ataques trabalhistas”, declarou.
Representantes sindicais destacam importância do encontro com governador
De acordo com o presidente da Força Sindical, Emerson Gomes, a iniciativa do governador reforça o compromisso com a pauta dos trabalhadores. “O que aconteceu aqui hoje é um ato muito importante e simbólico, pois o governador abriu a casa para celebrar e firmar comprometimento com nossa causa”, pontuou.
A atividade contou com a presença de nove dirigentes sindicais, além de representantes do SESI, dos deputados federais Daniel Almeida (PCdoB), Ivoneide Caetano (PT), Alice Portugal (PCdoB), Jorge Solla (PT) e Josias Gomes (PT), e da suplente Elisângela Araújo. Também participaram os deputados estaduais Rosemberg Pinto (PT), Radiovaldo (PT) e Olívia Santana (PCdoB), além da vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
Entre as entidades presentes estavam a Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central dos Sindicatos Brasileiros da Bahia (CSB).
Jerônimo confirma aliança com PDT de olho em 2026
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta quarta-feira (30), a adesão do PDT à sua base de apoio político no estado. A movimentação ocorre a dois anos das eleições e reforça o campo governista para a disputa de 2026, com a promessa de construção de uma agenda comum que priorize áreas como educação, saúde e segurança pública.
“Agora é oficial, recebemos o apoio do PDT. Quero agradecer pelos compromissos de fortalecimento dos laços, pois é quando o partido se fortalece. Quando o partido está forte e apoia o governo, o governo também se fortalece”, declarou o governador durante encontro com lideranças pedetistas no bairro da Pituba.
De acordo com o petista, a aproximação já era esperada, devido à boa relação institucional entre os dois partidos, construída ao longo dos últimos anos, especialmente nos municípios onde o PDT administra prefeituras. A aliança tem como foco inicial a construção de uma agenda voltada à educação em tempo integral em cidades comandadas pelo partido.
Reconfiguração política e ruptura com Bruno Reis
A adesão do PDT à base governista marcou também um rompimento com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), cuja vice, Ana Paula Matos, é filiada ao partido. A quebra de aliança foi confirmada na terça-feira (29) pelo próprio prefeito da capital baiana.
Apesar do novo posicionamento partidário no plano estadual, os quatro vereadores do PDT na Câmara Municipal de Salvador — Débora Santana, Anderson Ninho, Omarzinho Gordilho e Roberta Caires — optaram por permanecer na oposição ao governador, mantendo apoio à administração de Bruno Reis.
Andrea Mendonça formaliza saída da Secretaria do Mar
Como parte do rompimento do PDT com o prefeito Bruno Reis, a então titular Secretaria do Mar de Salvador (Semar) Andrea Mendonça, integrante da Executiva estadual do PDT, apresentou seu pedido de exoneração ao prefeito por meio de carta. Na mensagem, enviada na terça-feira (29), Andrea indicou que a decisão foi tomada “em respeito à nova missão definida” pelo PDT.
Mais Lidas
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026