Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas
Divulgação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) convidou os oito prefeitos e os dez vice-prefeitos do PDT para uma reunião que será realizada na próxima quarta-feira (30), às 8h, no Real Classic Bahia Hotel, localizado no bairro da Pituba, em Salvador. O encontro tem como pauta a discussão sobre demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas, além da possível retomada da aliança do partido com a base do governo estadual.
A articulação é liderada por figuras de destaque da legenda, como o presidente estadual do partido, deputado federal Félix Mendonça Júnior, e os ex-prefeitos Luciano Pinheiro (Euclides da Cunha) e Silva Neto (Araci), ambos membros da Executiva Estadual do PDT. Eles atuaram diretamente para viabilizar o encontro com o chefe do Executivo baiano.
Lideranças pedetistas defendem retomada da aliança com o PT
Luciano Pinheiro destacou a disposição do partido para o diálogo com o governo estadual. Segundo ele, há interesse mútuo em discutir tanto questões administrativas quanto políticas.
“O governador vem demonstrando o interesse de dialogar com o partido e com os prefeitos do PDT. Esse movimento é recíproco, pois temos a mesma disposição, como já deixamos bem claro”, afirmou o ex-prefeito de Euclides da Cunha.
Segundo ele, a reunião tratará principalmente de gestão, mas eles não pretendem deixar de fora a pauta política. “As principais lideranças pedetistas do interior desejam a retomada da aliança com o PT no plano estadual porque essa parceria é fundamental para nós”, concluiu.
Já Silva Neto ressaltou a expectativa de crescimento do partido ao lado da base do governo estadual, afirmando que “o PDT voltará a ter o tamanho merecido” e avaliou o impacto da decisão do PP, dizendo que a tendência da oposição é encolher mais.
“Acredito, inclusive, que podemos ser favorecidos pelo fato de o PP, que negociava o apoio ao Executivo estadual, decidir formar uma federação com o União Brasil e seguir no grupo oposicionista”, pontuou o ex-prefeito de Araci.
Reunião com Carlos Lupi está prevista para 2 de maio
Além da reunião desta quarta-feira, uma nova etapa do processo de aproximação entre o PDT e o governo estadual está marcada para o dia 2 de maio. Nessa data, o ministro da Previdência e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, também deve se encontrar com Jerônimo Rodrigues. A expectativa é de que a conversa avance na formalização da volta da legenda à base estadual do PT.
A movimentação envolve ainda os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e o próprio Lupi, que têm atuado nos bastidores para garantir o retorno da sigla ao campo governista até o início de maio.
Participação do PDT em Salvador gera tensão
Apesar das articulações em nível estadual, o PDT mantém presença significativa na administração municipal de Salvador, sob gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil). A legenda ocupa a vice-prefeitura, com Ana Paula Matos, e o comando da Secretaria Especial do Mar, com Andrea Mendonça.
Questionado sobre o movimento de reaproximação do PDT com Jerônimo, Bruno Reis adotou um tom cauteloso nesta quinta-feira (24). Ele evitou confrontos diretos com o partido aliado em sua gestão e sinalizou respeito à decisão da sigla.
“O PDT saberá decidir o melhor caminho. Seja qual for a escolha, saberei compreender”, afirmou na ocasião.
Prefeito critica migração de lideranças do interior
Ainda durante sua declaração, Bruno Reis fez críticas indiretas aos prefeitos que apoiaram o ex-prefeito de Salvador e atual vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, nas eleições de 2022 e que agora articulam aproximação com o governo Jerônimo Rodrigues. O gestor classificou o movimento como pontual e de baixo impacto político.
“É só espuma e pouco resultado”, avaliou o prefeito, ao comentar sobre os possíveis efeitos eleitorais da migração de apoio.
Bruno também afirmou que muitos desses gestores buscam sobrevivência política e acesso a recursos públicos, sem necessariamente firmar compromissos ideológicos com o governo estadual.
“O PT está no governo federal e no estadual. É natural que prefeitos procurem ajuda. Mas isso não quer dizer que estarão com eles na eleição”, ponderou o gestor da capital baiana.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas