Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT

Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)


Redação
Redação 01/04/2025 18:37 • Política
Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT - Sandra Travassos/AL-BA
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) adiou pela terceira vez a eleição para a 1ª vice-presidência da Casa devido à falta de consenso entre os deputados do Partido dos Trabalhadores (PT). A votação, inicialmente marcada para esta terça-feira (1º), foi postergada para a próxima terça-feira (8).

O impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT), que pretende lançar sua candidatura de maneira independente. Apesar da expectativa de realização da eleição na nova data, não há garantias, pois o Regimento Interno da AL-BA não estabelece um prazo máximo para a convocação da votação.

Divergência interna no PT dificulta consenso

A presidente da AL-BA, deputada Ivana Bastos (PSD), confirmou o adiamento e afirmou que a decisão visa evitar um processo eleitoral entre membros do mesmo partido. Segundo Ivana, a suspensão foi necessária para que o PT consiga resolver a disputa internamente e definir um único candidato.

“A vaga, pela federação, pela proporcionalidade, ficou com o PT, então é uma decisão agora interna do PT de indicar qual é o candidato”, destacou a presidente, reafirmando a importância de um consenso para evitar conflitos internos.

O líder do governo na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto (PT), segue articulando para convencer Júnior Muniz a retirar sua candidatura, já que o parlamentar tem um bom relacionamento com deputados da base aliada e da oposição, o que aumenta suas chances na votação. No entanto, Muniz permanece irredutível quanto à disputa.

Júnior Muniz mantém candidatura e critica adiamento

Em entrevista ao Política Livre, nesta segunda-feira (31), o deputado Júnior Muniz reforçou que não pretende abrir mão de sua candidatura, criticando o novo adiamento da eleição. “Não entendo porque este novo adiamento. Se for para tentar me convencer a desistir, não vai acontecer. Tenho o apoio dos colegas”, afirmou.

Segundo fontes ligadas ao PT, o nome de Fátima Nunes tem apoio da executiva estadual do partido, mas enfrenta resistência de parte da bancada. O deputado Radiosvaldo Costa (PT), por exemplo, ressaltou que a indicação de Fátima foi fruto de diálogo interno e que a escolha foi feita de forma unânime pela bancada.

Contudo, a postura firme de Júnior Muniz coloca em dúvida a estratégia adotada pelo partido, que busca evitar o desgaste de uma disputa pública entre seus membros.

Contexto político e reflexos na Assembleia

A 1ª vice-presidência da AL-BA ficou vaga após a deputada Ivana Bastos assumir a presidência da Casa em definitivo, em 18 de março. A mudança ocorreu após o afastamento do deputado Adolfo Menezes (PSD), determinado por decisão transitada em julgado do Supremo Tribunal Federal (STF).

O cargo é tradicionalmente destinado ao PT por critério de proporcionalidade partidária. A legenda chegou a abrir mão da função em fevereiro, durante as negociações para composição da nova mesa-diretora, quando o então indicado Rosemberg Pinto optou por continuar na liderança do governo estadual na Casa.

Porém, a situação ganhou um novo capítulo quando Júnior Muniz colocou seu nome à disposição, contrariando a indicação de Fátima Nunes, que já ocupa uma vaga na mesa-diretora como suplente. Com a disputa interna consolidada, o partido enfrenta dificuldades para manter sua unidade diante dos colegas parlamentares.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição


Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio -
Política 02/02/2026 às 23:00

Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)


Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km -
Negócios 02/02/2026 às 22:30

Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km

A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento


Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho -
Cultura 02/02/2026 às 22:02

Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho

O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval