Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)
Sandra Travassos/AL-BA
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) adiou pela terceira vez a eleição para a 1ª vice-presidência da Casa devido à falta de consenso entre os deputados do Partido dos Trabalhadores (PT). A votação, inicialmente marcada para esta terça-feira (1º), foi postergada para a próxima terça-feira (8).
O impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT), que pretende lançar sua candidatura de maneira independente. Apesar da expectativa de realização da eleição na nova data, não há garantias, pois o Regimento Interno da AL-BA não estabelece um prazo máximo para a convocação da votação.
Divergência interna no PT dificulta consenso
A presidente da AL-BA, deputada Ivana Bastos (PSD), confirmou o adiamento e afirmou que a decisão visa evitar um processo eleitoral entre membros do mesmo partido. Segundo Ivana, a suspensão foi necessária para que o PT consiga resolver a disputa internamente e definir um único candidato.
“A vaga, pela federação, pela proporcionalidade, ficou com o PT, então é uma decisão agora interna do PT de indicar qual é o candidato”, destacou a presidente, reafirmando a importância de um consenso para evitar conflitos internos.
O líder do governo na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto (PT), segue articulando para convencer Júnior Muniz a retirar sua candidatura, já que o parlamentar tem um bom relacionamento com deputados da base aliada e da oposição, o que aumenta suas chances na votação. No entanto, Muniz permanece irredutível quanto à disputa.
Júnior Muniz mantém candidatura e critica adiamento
Em entrevista ao Política Livre, nesta segunda-feira (31), o deputado Júnior Muniz reforçou que não pretende abrir mão de sua candidatura, criticando o novo adiamento da eleição. “Não entendo porque este novo adiamento. Se for para tentar me convencer a desistir, não vai acontecer. Tenho o apoio dos colegas”, afirmou.
Segundo fontes ligadas ao PT, o nome de Fátima Nunes tem apoio da executiva estadual do partido, mas enfrenta resistência de parte da bancada. O deputado Radiosvaldo Costa (PT), por exemplo, ressaltou que a indicação de Fátima foi fruto de diálogo interno e que a escolha foi feita de forma unânime pela bancada.
Contudo, a postura firme de Júnior Muniz coloca em dúvida a estratégia adotada pelo partido, que busca evitar o desgaste de uma disputa pública entre seus membros.
Contexto político e reflexos na Assembleia
A 1ª vice-presidência da AL-BA ficou vaga após a deputada Ivana Bastos assumir a presidência da Casa em definitivo, em 18 de março. A mudança ocorreu após o afastamento do deputado Adolfo Menezes (PSD), determinado por decisão transitada em julgado do Supremo Tribunal Federal (STF).
O cargo é tradicionalmente destinado ao PT por critério de proporcionalidade partidária. A legenda chegou a abrir mão da função em fevereiro, durante as negociações para composição da nova mesa-diretora, quando o então indicado Rosemberg Pinto optou por continuar na liderança do governo estadual na Casa.
Porém, a situação ganhou um novo capítulo quando Júnior Muniz colocou seu nome à disposição, contrariando a indicação de Fátima Nunes, que já ocupa uma vaga na mesa-diretora como suplente. Com a disputa interna consolidada, o partido enfrenta dificuldades para manter sua unidade diante dos colegas parlamentares.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval