Hospital Santa Izabel aparece entre os 40 melhores do Brasil em ranking mundial
Unidade foi reconhecida pela qualidade, inovação e segurança no atendimento
Divulgação
O Hospital Santa Izabel foi classificado entre os quatro melhores do Nordeste, os dois melhores da Bahia e os 40 melhores do Brasil no ‘World’s Best Hospitals 2025’, ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek. A publicação avalia critérios como qualidade e segurança em saúde, inovação tecnológica e satisfação do paciente.
A inclusão no ranking reflete o contínuo aperfeiçoamento do hospital, que investe em capacitação profissional, atualização tecnológica e ensino e pesquisa. Com esses esforços, a instituição atinge índices de qualidade e segurança compatíveis com os melhores hospitais do mundo.
“Essa nova conquista merece ser compartilhada e creditada a cada profissional de nossa equipe. Parabéns a todos”, afirmou José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.
Critérios de avaliação
Segundo a Newsweek, a classificação no ‘World’s Best Hospitals 2025’ é resultado de um rigoroso processo de avaliação, que inclui:
- Pesquisas online com especialistas do setor, como médicos, gerentes hospitalares e profissionais de saúde;
- Experiência do paciente, analisando a satisfação dos atendidos;
- Métricas de qualidade hospitalar, com indicadores de desempenho;
- Opinião dos pacientes, sobre estrutura, atendimento e serviços oferecidos.
O Hospital Santa Izabel já havia conquistado outros reconhecimentos nacionais e internacionais ao longo dos anos, consolidando-se como uma referência em saúde no Brasil.
História e evolução do Hospital Santa Izabel
Fundação e crescimento
O Hospital Santa Izabel pertence à Santa Casa de Misericórdia da Bahia e está localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, na Praça Conselheiro Almeida Couto.
Sua origem remonta ao Hospital de Caridade da Santa Casa da Misericórdia, fundado junto com a cidade de Salvador, em 1549. Inicialmente, a unidade funcionava na Rua da Misericórdia, onde hoje está instalado o Museu da Santa Casa.
A necessidade de ampliação já era debatida desde 1814, mas apenas após a Guerra da Independência a Santa Casa adquiriu uma nova área, pertencente a Antônio Alves de Carvalho. Em 1828, a pedra fundamental do novo hospital foi lançada, mas as obras foram interrompidas no ano seguinte.
O arquiteto Pedro Weyll elaborou a planta do hospital em 1830 e, dois anos depois, a Santa Casa passou a utilizar as instalações do Hospital Militar, que havia sido extinto pelo Imperador. As obras só foram retomadas em 1837, com supervisão de Weyll, mas foram novamente paralisadas após sua morte, em 1839.
A construção foi retomada em 1884, com a liderança do Conde Pereira Marinho, provedor da Santa Casa. O arquiteto Carlos Croesy assumiu a supervisão da obra, que foi inaugurada em 30 de outubro de 1893, substituindo o antigo Hospital da Caridade. À época, o Santa Izabel era o maior hospital do Brasil, com 300 leitos.
Inovação e pioneirismo
O Hospital Santa Izabel sempre esteve à frente em avanços médicos. Em 1915, realizou a primeira transfusão de sangue da Bahia. No final da década de 1920, o compositor Assis Valente trabalhou na instituição como lavador de frascos na farmácia do hospital.
Em 1936, sediou a primeira reunião da Liga Bahiana Contra o Câncer, organização que mais tarde fundaria o Hospital Aristides Maltez. Em 2016, reinaugurou o Ambulatório Silva Lima, após reformas e ampliação para melhor atender os pacientes da rede pública.
A memória do hospital e de sua trajetória está preservada no Museu da Misericórdia de Salvador, localizado na Praça da Sé.
Reconhecimento internacional
O Hospital Santa Izabel também se destaca pela adoção de tecnologia e digitalização dos processos hospitalares. Em 2019, a unidade recebeu o selo internacional de Hospital Digital, concedido pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS).
Mais Lidas
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país