Deputado aciona CGU após Lula revelar consumo de ovos de ema e jabuti
Solicitação foi feita após o petista revelar, na semana passada, que inclui ovos de ema em sua dieta, e que planeja experimentar ovos de jabuti
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) pediu, nesta quinta-feira (20), que a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) investiguem a legalidade do consumo de ovos de ema e jabuti pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A solicitação foi feita após o petista revelar, na semana passada, que inclui ovos de ema em sua dieta, e que planeja experimentar ovos de jabuti.
Durante uma cerimônia de entrega de uma área da União ao governo do Amapá, Lula comentou sobre seus hábitos alimentares, mencionando a presença de emas no Palácio da Alvorada.
“Eu estou comendo agora sabe o que? Ovo de ema. Um ovo de ema é deste tamanho, um ovo de ema equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer, e eu posso comer. Porque eu tenho 70 emas no Palácio da Alvorada, 70 emas. Elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês“, disse o presidente.
Além de falar sobre o consumo de ovos de ema, Lula também compartilhou a criação de jabutis no Palácio da Alvorada.
“E agora estou criando jabuti. Tinha cinco machos e duas fêmeas. Eu achei que era muito sofrimento para as duas fêmeas. Aí arrumei mais cinco fêmeas. Os jabutis estão numa felicidade só com as jabutias. E eles botam ovo também. Qualquer dia eu vou comer um ovo de jabuti também. Porque tudo o que é ovo é igual, gente“, completou o presidente.
Deputado questiona legalidade
Em seus requerimentos enviados à CGU e ao Ministério do Meio Ambiente, o deputado Evair Vieira de Melo levantou questões sobre a legalidade dessas práticas. Ele argumentou que as espécies são protegidas por legislação ambiental, e que deve ser apurada a fiscalização da criação desses animais no Palácio da Alvorada. O parlamentar também questionou a legalidade do consumo dos ovos desses animais, solicitando uma investigação sobre o assunto.
Melo baseia sua solicitação no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que estabelece penalidades para a comercialização e consumo de ovos de animais silvestres sem a devida autorização legal. O deputado afirmou que, apesar de os animais habitarem o Palácio da Alvorada desde 1960, eles não estão isentos das normas ambientais em vigor.
“O fato de esses animais habitarem o Palácio da Alvorada desde 1960 não os exclui das normas ambientais vigentes“, argumentou.
Até o momento, a Controladoria-Geral da União e Ministério do Meio não se manifestaram sobre a investigação solicitada pelo deputado.
Kim Kataguiri protocola queixa-crime
Após as declarações do presidente, o deputado Kim Kataguiri (União Brasil) protocolou uma queixa-crime na PGR (Procuradoria-Geral da República). No documento, o parlamentar cita o artigo 29 da lei 9.605 de 1998, que trata de crimes ambientais que envolvem a fauna silvestre. O trecho também estabelece pena de multa e detenção para quem utiliza ovos de fauna silvestre sem autorização.
“III – quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente“, diz o artigo.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas