Zé Cocá se reúne com Jerônimo e pode deixar base de ACM Neto
Desde sua consagração como prefeito mais bem votado na Bahia, com 91,97% dos votos em Jequié, pepista se tornou liderança mais cobiçada para 2026
O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), um dos principais aliados do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), se reuniu, nesta última terça-feira (21), com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para discutir ampliação de investimentos na Cidade do Sol, como é conhecida. No entanto, o encontro causou burburinhos nos bastidores, já que sua visita aconteceu logo após o petista admitir que tem conversado com prefeitos de oposição insatisfeitos e pode sinalizar uma possível mudança de postura política e uma reaproximação da base do governador.
O encontro, que começou à tarde e se estendeu até a noite, contou também com a presença do deputado estadual Hassan (PP) e do vice-prefeito Flávio Santana. Na pauta, temas como saúde, educação, segurança e agricultura foram abordados em busca de ações conjuntas entre o governo estadual e a administração municipal.
Prefeito mais votado nas últimas eleições, Zé Cocá é cobiçado para voltar à base governista
Historicamente aliado do PT e com laços estreitos com o ex-governador Rui Costa (PT), Zé Cocá se afastou da base governista em 2022, após o rompimento do então vice-governador João Leão (PP), com o governo estadual para apoiar a candidatura de Neto. No entanto, agora, após 2 anos e reeleito para conduzir Jequié, o prefeito retoma o diálogo com Jerônimo Rodrigues para fortalecer o desenvolvimento do município.
Zé Cocá (PP) foi reeleito, em outubro, com 95.219 votos, alcançando 91,97% dos votos válidos, batendo o recorde que pertencia a Tânia Brito, prefeita eleita em 2012 com 58.595 votos (74,53%). O pepista concorreu com Alexandre da Saúde (PSD), ex-diretor da Santa Casa de Jequié. Apesar de contar com o apoio do governador, do ministro petista Rui Costa (Casa Civil) e do deputado federal Antonio Brito (PSD), obteve apenas 7.445, ou seja, 8,03%.
Desde sua consagração como o prefeito mais bem votado na Bahia, desbancando até o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que foi reeleito em outubro com 78,67% dos votos, Zé Cocá se tornou a liderança mais cobiçada no meio político, já de olho nas eleições de 2026. Ainda não se sabe se ele permanecerá ou não base de oposição, uma vez que o PP é dirigido em Salvador pelo atual secretário municipal de Governo, Cacá Leão, filho do ex-governador e braço direito de Bruno Reis. Inclusive, o prefeito de Salvador já adiantou que ele permanecerá no cargo, mesmo com mudanças à vista no secretariado para seu segundo mandato. Ainda pesa a questão que o PP estadual está dividido, muitos deputados votando a favor dos governos petistas estadual e federal.
Investimentos em Jequié
Zé Cocá esteve ao lado de Jerônimo Rodrigues no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, onde discutiram estratégias e projetos para o desenvolvimento de Jequié. O município, localizado no Território de Identidade Médio Rio de Contas, recebeu investimentos estaduais de aproximadamente R$ 351 milhões.
“Destacamos a modernização e ampliação de colégios estaduais, reforma de equipamentos de saúde, implantação de unidade de oncologia no Hospital Prado Valadares, restauração do sistema viário do Centro Industrial de Jequié, construção de ponte e praças, implantação de sistemas de abastecimento de água na zona rural, construção da Unidade de Processamento de Derivados de Mandioca e requalificação do Detran de Jequié. E para 2025, há ainda um pacote de obras já com previsão de entrega”, comentou o governador sobre os principais investimentos realizados em Jequié nos últimos 2 anos.
Para 2025, o governador mencionou que um pacote de novas obras já está previsto, com foco em educação, saúde e infraestrutura urbana e rural.
Prioridades para 2025
Com uma população de aproximadamente 168 mil habitantes, Jequié ainda tem demandas estratégicas a serem atendidas. Durante o encontro, o prefeito Zé Cocá reforçou os principais projetos que beneficiarão a cidade.
“Nós debatemos projetos de pavimentação, urbanização, creches, UBS’s, projeto de asfaltamento via distritos, como é o caso de Baixão e Ipiuna, via Baixa Alegre. Nós estamos falando de novas pontes, novos vetores de crescimento, de uma discussão muito importante, que é o novo polo industrial de Jequié, o aeroporto regional e tantas e tantas obras. Essa parceria com certeza vai gerar grandes frutos para Jequié e para toda nossa microrregião”, disse.
Zé Cocá também ressaltou a receptividade do governador e dos secretários estaduais durante a reunião.
“O governador nos atendeu muito bem, toda a sua equipe, já discutindo uma ida em Jequié ainda agora no mês de fevereiro, com certeza vai já discutir demandas e, quem sabe já levar algumas entregas e novos anúncios”, concluiu o prefeito.
Operação policial é deflagrada em Jequié para conter onda de violência
Diante de uma série de oito homicídios registrados no último dia 6 deste mês, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou uma operação emergencial em Jequié. A ação envolve forças da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e inclui reforços do Comando da Polícia Militar, equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Operação Hórus.
O objetivo é combater o tráfico de drogas, desarticular grupos criminosos e localizar líderes envolvidos nos crimes. Trabalhos de inteligência já resultaram na apreensão de câmeras instaladas por criminosos para monitorar as ações policiais.
A cidade, que registrou um aumento de 35,5% nos homicídios em 2024, também figura no Mapa de Chacinas Norte e Nordeste e no Atlas da Violência 2024, evidenciando a gravidade da situação. As operações seguirão sem prazo para término, com foco na redução da violência e na proteção da população local.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Zé Cocá se reúne com Jerônimo e pode deixar base de ACM Neto
Últimas Notícias
Mais de 100 cidades de Pernambuco entram em emergência hídrica devido à seca prolongada
Inicialmente, 118 cidades foram listadas, mas o número foi corrigido posteriormente
Construção de passarela para ambulantes durante o Carnaval de Salvador volta a ser alvo de críticas
Em nota ao Portal M!, Semop negou impactos e informou que, em 2025, a passarela terá uma ampliação e estará presente no trecho entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra
Xuxa passa por cirurgia no joelho e planeja retorno aos palcos em 2025
De acordo com hospital, procedimento preventivo foi rápido e sem complicações
Base dos Bombeiros e ações emergenciais reforçam suporte em Bom Jesus da Lapa após enchentes
De acordo com governo estadual, equipes realizam resgates, sobrevoos de monitoramento e suporte emergencial às famílias atingidas
Ministério da Saúde estuda ampliar vacinação contra dengue em regiões com baixa adesão
Estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná enfrentam baixa procura pela vacina; confira dados da Bahia
BBB 25: Confira principais momentos que marcaram despedida de Marcelo e Arleane
Primeira eliminação agita reality com momentos marcantes e tréguas em rivalidades
Vixe! Otto sela paz na Assembleia, convence Coronel a recuar da briga com PT, reafirma força do partido e dependência do governo na eleição de 2026
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor ‘como a roda gira’ nos bastidores
Caetano e Bethânia realizam novo show em Salvador com camarote exclusivo
Apresentação aconte na Arena Fonte Nova e promete estrutura diferenciada para o público.
Gerente da Embasa é preso por crime ambiental no sul da Bahia e empresa enfrenta multa milionária
Empresa de saneamento é acusada de descarte irregular próximo de residências no extremo sul do estado
Rui nega reforma ministerial com foco em 2026 e rebate críticas a projeto de renegociação de dívidas
Segundo ministro da Casa Civil, qualquer alteração será feita para otimizar gestão pública e não por interesses eleitorais