Verão em Salvador tem previsão de temperatura recorde
Estação mais quente do ano termina em 20 de março
Reprodução
O verão em Salvador começou oficialmente às 6h20 deste sábado (21) e prossegue até 20 de março de 2025 , trazendo temperaturas elevadas, chuvas abaixo da média e uma atmosfera vibrante que transforma a capital baiana em um dos destinos mais procurados do Brasil.
Clima e temperaturas
De acordo com meteorologistas, Salvador terá máximas que podem chegar a 35°C , especialmente no fim da estação – quando esta marca poderá até ser ultrapassada -, enquanto algumas regiões do interior da Bahia, como o Vale do São Francisco, poderão chegar a temperaturas de 40°C . Este verão será menos impactado por previsões climáticas como El Niño, mas as famosas ondas de calor continuarão intensas.
As chamadas chuvas de verão tradicionais – combinação entre calor e umidade que costuma ocorrer no final do dia – serão menos frequentes devido ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) , o que reduzirá a umidade e deixará o clima mais seco. Quase todo o estado da Bahia terá chuvas abaixo da média entre janeiro e março.
Sobre o fenômeno El Niño
A principal diferença deste ano em relação ao último verão é que, desta vez, o fenômeno El Niño não vai impactar nas temperaturas.
Entre o final de 2023 e o início de 2024, o fenômeno responsável pelo aquecimento superficial das águas do oceano Pacífico ajudou a manter a atmosfera aquecida. Isso contribuiu para a ocorrência de ondas de calor e eventos extremos no país. Mas, mesmo sem El Niño, o calor vai prevalecer na Bahia e em Salvador este ano.
Sobre o fenômeno La Niña
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avalia que há 60% de chance de que as condições de La Niña se desenvolvam durante os meses de janeiro, fevereiro e março. A probabilidade cai para 40% no trimestre de fevereiro, março e abril. Até então, a expectativa é que, se ocorrer, será um fenômeno de curta duração e pouca intensidade.
Entre o fim de 2021 e 2022, o La Niña contribuiu para enchentes em diversos municípios baianos, especialmente na região Sul do estado. Na ocasião, 33 pessoas morreram e mais de 15 mil perderam suas casas. Ao contrário do El Niño, o La Niña consiste na diminuição da temperatura do oceano Pacífico.
Energia e atrações do verão em Salvador
O verão transforma Salvador em um verdadeiro polo de turismo e cultura. As praias, como Porto da Barra, Farol da Barra e Itapuã, já estão lotadas de turistas e moradores locais. Eventos culturais e preparativos para o Carnaval aquecem ainda mais o clima da cidade.
Visitantes do interior da Bahia e de outros estados destacam a Praia da Gamboa e a Ponta de Humaitá como ‘points’ favoritos, graças à beleza do pôr do sol.
O comércio local também vibra com a alta estação, que aquece os negócios. A venda de água de coco, cerveja e caipirinha costuma triplicar no verão. Nas praias, queijo coalho na brasa e picolés trazem lucros para os ambulantes.
Previsão para o interior e alerta de chuvas
No interior da Bahia, como no oeste do estado, cidades como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães estão sob alerta do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas, com ventos de até 60 km/h.
Preparativos especiais para o Verão em Salvador
Para garantir o bem-estar de moradores e turistas no Verão em Salvador, a prefeitura da capital baiana implementará medidas como distribuição de protetor solar, água e uso de aspersores de água em grandes eventos. Mais de 3 milhões de visitantes são esperados na cidade durante a alta temporada.
Para muita gente, o verão é o período que exalta o melhor de Salvador: calor, alegria e a energia única que só a capital baiana sabe oferecer.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas