Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais

Desde que o avião oficial, o VC-1 Airbus A319CJ, conhecido como ‘Aerolula’, apresentou falhas técnicas em outubro deste ano, o governo considerava acelerar a compra de uma nova aeronave


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Estadão Conteúdo e Redação 26/11/2024 20:40 Política
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais - Ricardo Stuckert/PR

O plano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de adquirir uma nova aeronave presidencial foi adiado em razão dos ajustes necessários para cumprir o arcabouço fiscal. Desde que o avião oficial, o VC-1 Airbus A319CJ, conhecido como “Aerolula”, apresentou falhas técnicas em outubro deste ano, o governo considerava acelerar a compra de uma nova aeronave, com custo estimado entre US$ 250 milhões (R$ 1,449 bilhão) e US$ 350 milhões (R$ 2,029 bilhões).

Uma alternativa avaliada pelo governo é a reforma de um Airbus A330-200, já existente, mas a decisão final ainda não foi tomada devido ao alto custo da adaptação. Segundo interlocutores de Lula, que falaram ao Estadão sob condição de anonimato, o momento fiscal impede a realização de um gasto dessa magnitude.

O Aerolula sofreu uma pane em 1º de outubro, quando uma das turbinas falhou durante o retorno de Lula e sua comitiva de uma viagem ao México. Após o incidente, o presidente defendeu a necessidade de substituição do avião, classificando a troca como um “investimento” para evitar riscos futuros. Apesar disso, o projeto foi adiado.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Airbus A319CJ continua em operação no Brasil e está “à disposição para cumprir missões que atendem à Presidência da República”. Após a falha técnica, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou uma equipe ao México para analisar os dados do voo.

Histórico do ‘Aerolula’

A aeronave foi adquirida durante o primeiro mandato de Lula por US$ 56,7 milhões (atualmente, US$ 91,7 milhões ou R$ 531,8 milhões) e começou a operar em 2005. O avião tem autonomia de 11 mil quilômetros, exigindo escalas em viagens mais longas, como para a Europa ou a Ásia.

A cabine é equipada com um escritório, uma suíte, uma sala de reuniões e espaço para a segurança presidencial. A suíte do casal está localizada imediatamente à frente da asa, próxima ao gabinete de despachos. O avião tem capacidade para transportar até 40 passageiros e conta com recursos eletrônicos de defesa, incluindo sistemas que impedem rastreamento ou escuta de comunicações e confundem potenciais agressores.

O governo avalia que um novo avião deve ter maior autonomia de voo, internet de alta velocidade e uma sala mais ampla para reuniões reservadas.

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