G20 alerta para desafios econômicos, destaca guerra em Gaza e menciona taxação de super-ricos
Comunicado final da cúpula foi divulgado na noite de segunda-feira
Fernando Frazão/Agência Brasil
Os líderes do G20 divulgaram, na noite desta última segunda-feira (18), o comunicado final de sua cúpula, destacando os “múltiplos desafios para a economia mundial” e os riscos crescentes diante de um cenário de incertezas. O documento, com 22 páginas, celebra as “boas perspectivas de um pouso suave da economia global”, ao mesmo tempo em que ressalta que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) tem ocorrido de forma desigual, o que aumenta os riscos de divergências econômicas.
Embora a atividade econômica global tenha se mostrado “mais resiliente do que o esperado” em diversos países, o G20 alerta que os avanços no combate à pobreza e à fome enfrentam reveses desde a pandemia de covid-19. “Vivemos em tempos de grandes desafios geopolíticos, sociais e climáticos”, diz o comunicado, enfatizando a necessidade de ações urgentes.
Segundo o texto, os bancos centrais seguem “com o compromisso firme de garantir a estabilidade dos preços”, com o objetivo de controlar a inflação. O texto também destaca que apenas 17% das metas de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030 estão em curso, o que evidencia a necessidade de medidas imediatas.
O Brasil conseguiu incluir no documento final pontos estratégicos de sua agenda, como a taxação dos super-ricos, a condenação da guerra em Gaza e compromissos com financiamentos para serviços florestais. A declaração faz uma forte condenação a conflitos bélicos, especialmente na Faixa de Gaza, e pede “um cessar-fogo abrangente na região”.
Também expressa “profunda preocupação” com a escalada de tensões no Líbano e reafirma a necessidade de resolução pacífica de conflitos. “Apenas com a paz alcançaremos a sustentabilidade e a prosperidade”, destaca o texto.
Apesar disso, a guerra na Ucrânia, que completou mil dias, não recebeu a mesma ênfase. O comunicado menciona os impactos negativos do conflito nas cadeias produtivas globais, nos alimentos, na inflação e na segurança energética, além de apoiar “iniciativas para a paz duradoura na região”. O nome da Rússia, no entanto, não é citado no documento.
Outro destaque do comunicado é a menção ao compromisso do G20 em buscar cooperação para taxar os super-ricos, descritos como aqueles com “patrimônios ultra elevados”. A proposta, defendida pelo Brasil como uma forma de financiar o combate à fome e à pobreza, enfrentou resistências iniciais, especialmente da Argentina, que assinou o texto no último momento, e dos Estados Unidos, que preferem medidas nacionais a uma taxação global única.
Na pauta ambiental, o comunicado reconhece que “as florestas fornecem serviços ecossistêmicos cruciais” e defende o financiamento “novo e adicional” para preservação florestal. Embora o fundo para florestas tropicais proposto pelo Brasil tenha sido citado, não houve compromisso explícito de adesão pelos países do grupo. Ainda assim, o texto avança ao mencionar a necessidade de “financiamento concessional e inovador” para países em desenvolvimento, sinalizando uma maior abertura para o tema ambiental.
Mais Lidas
Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos
Internacional
Últimas Notícias
IPVA 2026 na Bahia: prazo do desconto de 15% prorrogado até 25 de fevereiro
BBB26: Público pede expulsão de Sol Vega após confronto físico com Ana Paula Renault
Sister agarrou a jornalista pelos braços e pisou no seu pé durante discussão na cozinha; internautas pressionam a produção da Globo
Metrô de Salvador vira palco de ações sociais para Carnaval de Salvador
Equipes de assistência atuarão diretamente nos circuitos da folia, no aeroporto e no sistema ferry-boat
De resistência ao calendário oficial: Habeas Copos completa 48 anos e desfila nesta quarta-feira
Cortejo é consolidado como o evento mais antigo e simbólico do pré-carnaval de Salvador, que acontece no trajeto Farol até o Cristo da Barra
Resumo BBB 26 de terça-feira (10/02): Sarah Andrade é eliminada com 69,13% e quarto paredão agita a casa
Disputa entre veteranos termina com saída da brasiliense, reação intensa dos aliados e especulações sobre possível reviravolta no jogo
Vitória perde por 2 a 1 para o Flamengo no Barradão, perde pênalti e soma nova derrota no Brasileirão
Matheuzinho marca, Kayzer desperdiça cobrança e equipe baiana soma segunda derrota seguida na Série A
Carnaval de Salvador tem programação infantil com blocos, bailinhos e atividades gratuitas; confira
Opções atendem diferentes faixas etárias e permitem que famílias participem do Carnaval com segurança e planejamento
Vasco x Bahia: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 11/02/2026
Partida válida pela 3º rodada do Brasileirão será realizada às 21h30, em São Januário
Carnaval no Largo do Pelourinho com cinco dias de shows gratuitos e mais de 20 atrações; veja programação completa
Programação gratuita acontece entre sexta (13) e terça-feira (17) e reúne artistas de diferentes gêneros musicais no Centro Histórico de Salvador
Simm oferece 54 vagas de emprego e estágio em Salvador com salários de até R$ 4 mil nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Prefeitura de Salvador cria ‘Buzu da Folia’ com transporte gratuito 24h durante o Carnaval 2026
Serviço gratuito conecta Lapa, Calabar e Garibaldi e integra operação especial de mobilidade para o Carnaval 2026