Política ambiental de Trump pode isolar EUA no cenário internacional, afirma Paulo Pimenta
Combate à crise climática, prioridade do governo brasileiro no cenário internacional, será um dos temas centrais da cúpula do G20
Divulgação/Canal GOV
A postura do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em negar a crise climática e defender a expansão do uso de combustíveis fósseis, responsáveis pelo aquecimento global, pode colocar o país em uma posição de isolamento internacional. Essa é a avaliação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, que destacou a mudança no cenário geopolítico global, onde o Sul Global e blocos como o Brics assumem crescente protagonismo. As informações são da Agência Brasil.
“O mundo hoje está muito multilateral. Nós temos o Sul Global, temos outros países com força, como a Índia, como a própria China, que não tinha essa força há algumas décadas. O Brics passa a ser outro vetor importante desta geopolítica internacional. Então, se os Estados Unidos acabar, em função do Trump, para essas pautas específicas, fugindo desse esforço internacional, se a Argentina eventualmente optar por também seguir esse caminho, eu tendo a achar que eles ficarão numa posição de isolamento”, afirmou o ministro em entrevista ao programa Giro Social, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Debate climático no G20
O combate à crise climática, prioridade do governo brasileiro no cenário internacional, será um dos temas centrais da cúpula do G20, que começa no Rio de Janeiro. Durante a entrevista, Pimenta relacionou os desafios impostos pelas mudanças climáticas a desastres recentes, como os ocorridos no Rio Grande do Sul, em Valência (Espanha), e no deserto do Saara, ressaltando a gravidade da situação.
“O aumento da temperatura global, o aumento da temperatura dos oceanos, não é mais um tema de natureza acadêmica. Não é mais uma hipótese futura. Ela é uma realidade presente que diz respeito à vida de todas as pessoas”, observou. Ele ainda enfatizou que o mercado internacional pressiona empresas a se adaptarem às exigências climáticas, independentemente das posturas políticas de líderes como Trump.
“Independentemente do Trump, você acha que os grandes grupos econômicos americanos vão ignorar essas exigências do mercado para garantir que seus produtos possam ser vendidos na Europa ou em outras regiões do planeta? Evidente que não”, declarou Pimenta.
O ministro também reforçou que o Brasil segue comprometido em liderar os esforços globais para enfrentar a crise climática, independentemente da posição dos Estados Unidos. “O mundo vai caminhar e não vai ficar refém dos Estados Unidos ou de condutas negacionistas de ninguém. E o Brasil cada vez mais tem um papel, um protagonismo, uma importância nesse cenário”, concluiu.
Financiamento climático em debate
Outro ponto de destaque no debate climático é a cobrança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que os países ricos financiem a adaptação e mitigação das mudanças climáticas nos países mais pobres. Segundo o ministro, um acordo para viabilizar esse financiamento pode ser um dos principais legados do G20 no Brasil.
“Ao longo dos últimos meses, foram inúmeras agendas realizadas com esse objetivo. E eu não vejo outra forma de financiar políticas públicas de combate à fome, à desigualdade no mundo e também com relação à questão das mudanças climáticas, sem que aqueles que mais ganharam com isso, sem que os países mais ricos possam, de alguma forma, pagar a maior parte dessa conta”, concluiu Pimenta.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista