Jerônimo Rodrigues defende resultado democrático em Camaçari: ‘que ganhe o melhor’
Eleitores voltam às urnas no próximo domingo para escolher entre ex-prefeito Caetano e vereador Flávio Matos para comandar município da RMS
Adriel Francisco/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, na manhã desta quarta-feira (23), que espera um 2º turno democrático em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Pela primeira vez, o comando do quarto maior colégio eleitoral da Bahia será definido com a volta dos eleitores no próximo domingo (27) que deverão escolher entre o ex-prefeito Luiz Caetano (PT) e o vereador Flávio Matos (União Brasil).
“Falta só mais um município, que é Camaçari. Espero que aconteça no segundo turno em Camaçari o que aconteceu no Brasil no primeiro: o fortalecimento da democracia. Reclamamos daqui, dali de uma coisa ou outra, mas foi um fortalecimento. Quero desejar a Camaçari uma boa eleição, com tranquilidade. E aí, a regra da democracia: que ganhe o melhor”, declarou em entrevista à Rádio Metrópole.
A campanha eleitoral acirrada no município se transformou em uma verdadeira guerra entre a base governista de Jerônimo e o grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (atual vice-governador nacional do União Brasil. Nos últimos dias, uma enxurrada de liminares de ambas as partes foram registradas, com exposição da vida pessoal dos candidatos, acusações de lado a lado, relação com o tráfico de drogas, calotes em pagamentos devidos no município e denúncias de compras de voto.
No entanto, o governador, que também tem acirrado o discurso eleitoral, ponderou, nesta manhã que seu papel é apoiar qualquer um dos prefeitos eleitos, mesmo que este seja da oposição. “Que ganhe, na democracia, quem a população quiser. No dia seguinte, eu vou trabalhar ali pra Caetano. Mas, se Caetano na eleição não ganha, eu tenho que sentar com o que ganha, como está sendo em Feira, como será em Conquista. Eu sou governador de todos, eu não posso ficar com castigo, porque vou castigar o prefeito e vou castigar o povo”, pontuou.
Como um exemplo de sua atitude, Jerônimo citou as reuniões entre seu staff e o atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), para tentar coibir o alto índice de insegurança na cidade. No entanto, o próprio Colbert reclamou que durante toda sua gestão não conseguiu uma audiência com o governador, mas após muita espera finalmente conseguiu ser atendido. Na Princesa do Sertão, o candidato do PT, deputado Zé Neto, perdeu mais uma vez em sua sexta tentativa ao cargo. O próximo prefeito do município baiano será José Ronaldo (União Brasil), mais um nome de oposição ao governador, que já governou Feira em outros quatro mandatos e está indo para o quinto.
“Um exemplo de segurança pública para ver se alguns aprendem: meu candidato em Feira era Zé Neto e perdemos as eleições lá. Pois bem, uma semana depois o prefeito de Feira, Colbert, me ligou querendo uma agenda sobre segurança pública. Nós nos reunimos na semana passada. Chegue aqui, sente aqui e traga as suas ideias”, concluiu.
Camaçari
Mesmo depois de o governador pregar o fortalecimento em Camaçari, é evidente que a cidade da Região Metropolitana de Salvador conta com a corrida eleitoral mais acirrado da Bahia e um dos mais disputados do Brasil, diante de uma forte polarização política. Pela primeira vez na história, a definição do novo prefeito de Camaçari será no 2º turno, no próximo domingo (27), já que o município chegou à marca de 300 mil habitantes.
No 1º turno, Caetano liderou a apuração com 49,52% (77.926) dos votos e Flávio ficou em segundo lugar com um percentual de 49,17% (77.367). De um lado, Luiz Caetano tenta o seu 4º mandato à frente do Executivo municipal, já que governou o município em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Do outro, Flávio Matos quer dar continuidade ao trabalho realizado pelo prefeito reeleito Elinaldo Araújo (UB) nos últimos 8 anos.
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite
Primeira disputa pela liderança atravessa a madrugada, tem eliminações em sequência, clima tenso entre participantes, conversas de jogo e reflexos da apresentação prolongada dos Camarotes
Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão
Copinha 2026: mesmo com atuação valente contra Palmeiras, Rubro-negro é eliminado nos pênaltis em meio à polêmica de arbitragem
Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira
Semob ajusta linhas de ônibus, amplia horários e oferece opções gratuitas de ascensores durante o cortejo
Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações
Confronto acontece nesta quarta-feira (14), às 19h15, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026
57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança
O otimismo é escolher enfrentar dificuldades com esperança, transformando a forma de viver e abrindo espaço para novas oportunidades.
Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia
Léo Santana comanda megabloco no pré-Carnaval do Rio pelo terceiro ano seguido
Cantor baiano retorna às ruas do Centro com repertório de hits e duas faixas entre as mais ouvidas do país