Alba aprova contratação de publicitários para funções de jornalistas no MP-BA

Aprovação ocorreu sem debate nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa


Redação
Redação 28/08/2024 21:30 • Política
Alba aprova contratação de publicitários para funções de jornalistas  no MP-BA -
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O projeto que reestrutura o quadro de pessoal do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Agora, a Lei 14.763/2024 permite a contratação de publicitários para exercer funções exclusivas de jornalistas, ignorando a jornada de trabalho especial da categoria.

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), crítico à medida, havia alertado o MP-BA sobre a ilegalidade dessa mudança, mas os avisos foram ignorados.

A aprovação ocorreu sem debate nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa, o que, segundo o Sinjorba, reflete uma falha na análise do projeto pelos assessores da Casa.

“Ou o projeto não passou por análise criteriosa, ou a Casa tem um problema mais grave, que é de qualidade técnica”, afirmou o sindicato em nota.

O Sinjorba afirma ainda que desde o final de 2022 vinha alertando o MP-BA sobre a prática ilegal de contratar publicitários para funções jornalísticas, mas o órgão realizou concurso com essa irregularidade e, agora, formalizou a prática por meio da nova lei, gerando insegurança jurídica.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, declarou que a entidade irá judicializar a questão caso o MP-BA não corrija a situação. “Esperamos que o MP-BA recue de sua posição de prejudicar os jornalistas”, afirmou.

Ele também recordou a tentativa do MP-BA, em 2021, de impedir a vacinação prioritária dos profissionais de comunicação contra a Covid-19.

Segundo o sindicato, a postura do MP-BA em relação aos jornalistas tem gerado preocupação e a entidade vê na nova lei uma violação dos direitos da categoria e um desrespeito às normas federais que regulamentam a profissão.

Leia também:

Ministério Público cobra ações contra guerra de espadas em cidade do Recôncavo baiano

MP inicia planejamento para fiscalização das transições de governo após a eleição

Jerônimo Rodrigues participa da posse do novo procurador-geral de Justiça da Bahia

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição


Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio -
Política 02/02/2026 às 23:00

Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)


Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km -
Negócios 02/02/2026 às 22:30

Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km

A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento


Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho -
Cultura 02/02/2026 às 22:02

Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho

O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval


Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental -
Cultura 02/02/2026 às 21:30

Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental

Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari