Estado anuncia criação de comitê para políticas destinadas à população em situação de rua
Comitê vai apurar demandas relacionadas à saúde, assistência social, educação, trabalho e emprego enfrentadas por essa população
O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, na noite desta quarta-feira (24), representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para Pessoas em Situação de Rua (Ciamp Rua), no Centro de Operações de Inteligência (COI), em Salvador, para discutir políticas públicas destinadas à população em situação de rua. O secretário da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), José Leal, e outros secretários estaduais também participaram da reunião.
Entre as propostas apresentadas pelo Ciamp Rua Nacional estava a adesão da Bahia ao “Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”, lançado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania em dezembro de 2023, além da criação de um comitê estadual com a participação efetiva das secretarias, entre outras demandas relacionadas à saúde, assistência social, educação, trabalho e emprego enfrentadas por essa população.
“Ficamos bem satisfeitos com a resposta positiva do Governo da Bahia para aderir ao plano nacional. Isso significa mais políticas e assistências voltadas para a população de rua”, avaliou o coordenador do Ciamp Rua Nacional, Anderson Lopes Miranda.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) ressaltou a importância de receber representantes do movimento para a articulação mais efetiva de políticas públicas voltadas para esse público e se comprometeu a criar um comitê estadual para discutir essas pautas, já na semana que vem: “são pessoas que não têm acesso à saúde, à assistência, às vezes, nem a água. Me comprometi, aqui, em aderir ao plano nacional e criar um comitê estadual para garantir que essas políticas possam ser mais efetivas. Vai ser fundamental a articulação com os municípios e com as diversas secretarias estaduais em torno dessa pauta”.
O Governo da Bahia, através da Seades, investe em diversas iniciativas para a população em situação de rua, a exemplo do Programa Corra pro Abraço; a reforma e revitalização dos Centros Sociais Urbanos em Salvador; requalificação dos restaurantes populares e ampliação de mais de mil refeições por dia; promoção de cuidado e inclusão social de adolescentes e jovens que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas, dentre outras.
“Esse encontro demonstra o compromisso do Governo em cuidar de gente. Nós temos o programa Corra com Abraço, que já completou 11 anos, e tem uma metodologia única no país para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade e fazendo encaminhamentos para os serviços que são necessários”, pontuou o secretário da Seades, José Leal.
A coordenadora nacional do movimento na Bahia, Maria Sueli Oliveira, deixou a reunião com expectativas bem positivas: “trouxemos alguma pautas e saímos daqui com ações ainda melhores. Isso, pra gente, é gratificante. O governador foi sempre parceiro e demonstrou o compromisso com o Movimento Nacional da População de Rua. Se a gente se fortalece, se a luta se fortalece, a população de rua ganha com isso”.
Corra pro Abraço
No âmbito das políticas públicas para a população de rua, a Bahia já vem desenvolvendo iniciativas de destaque, como o programa Corra pro Abraço. Capitaneado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o programa busca aproximar seus beneficiários de políticas públicas – prioritariamente serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça -, acolhendo as pessoas da forma que elas se apresentam ao mundo, com respeito aos seus modos de vida e identidades. A iniciativa já está presente em sete municípios: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras.
Leia também:
Governo do Estado entrega pacote de obras em Santa Cruz Cabrália
‘Quem andou fora da ética profissional que procure seus advogados’, diz Jerônimo sobre venda de licenças ambientais no Inema
Jerônimo aponta ‘distúrbio de saúde’ como motivo da falta de segurança pública e pede paciência à população
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Vixe! Saída de Coronel abre crise no governo. Geddel cobra a vice e MDB ameaça romper. A pressão sobre Jerônimo e a culpa de Wagner. A voz de Kassab e o impacto em Neto
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30
Transalvador inicia campanha de Volta às Aulas com ações educativas no entorno de escolas nesta quarta
Mobilização acontece por dez dias com faixas, materiais informativos e atuação de agentes nos horários de pico
Simm oferece 479 vagas de emprego e estágio com salário de até R$ 8 mil em Salvador nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho