Fórum discute melhoria dos indicadores educacionais nas escolas públicas da Bahia
Governador esteve presente na abertura do Fórum que reúne dirigentes, conselheiros e gestores escolares
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou, nesta segunda-feira (15), da abertura do Fórum Extraordinário Undime Bahia 2024, no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento, que tem o objetivo de aprimorar os indicadores da educação pública na Bahia por meio de políticas territoriais, ocorre até 17 de julho e tem como tema “Aprendizagens na Educação Pública como epicentro das políticas educacionais para a formação dos cidadãos do presente e do futuro”. O evento reúne 1.200 dirigentes, conselheiros e gestores das secretarias de educação dos municípios baianos.
A programação do fórum é composta por palestras, exposição de painéis e conversações, e é promovida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). De acordo com o governador, as estratégias elaboradas a partir deste encontro vão garantir a consolidação de aprendizagens nas unidades de ensino para crianças, jovens e adultos. “A educação precisa de um grande movimento como esse. É preciso unificar as ações, o planejamento, o orçamento dos entes federativos, e dentro dos governos municipais é preciso que as secretarias dialoguem. A nossa função enquanto gestores em educação é ser resolutivo. Participo desse evento animado, por saber que estamos trabalhando juntos por uma educação pública de qualidade”, salientou.
Para a secretária da educação do Estado Rowenna Brito, a parceria entre a SEC e a Undime “é uma agenda de colaboração. Estado e municípios caminhando juntos e construindo políticas públicas da educação e alinhando a agenda estratégica, como a alfabetização da criança na idade correta, a de jovens e adultos e o nível de aprendizagem deles”, afirmou. No local, a SEC também participa do Plantão de Atendimentos Institucionais e Governamental, junto ao Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para prestar assistência aos profissionais da educação.
O espaço do fórum também está sendo utilizado para compartilhar conhecimento. “Estamos trazendo pautas muito caras para a educação da Bahia, que tratam do fortalecimento do regime de colaboração e do trabalho intersetorial com outras secretarias e demais órgãos. O pilar deste fórum é a educação dos nossos alunos. Um processo de ensino e aprendizagem na escola”, comentou o presidente da Undime Bahia, Anderson Passos.
Dentre os temas abordados durante os três dias do evento também estão o Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023: para além do tempo, as dimensões do ser (cognitiva, física emocional, social, cultural e política); Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA): monitoramento, avaliação das atividades e resultados já alcançados após um ano de lançamento do CNCA; Os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital; Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. A programação completa pode ser consultada no link.
Fórum reúne experiências educacionais positivas
A novidade deste ano no Fórum Extraordinário Undime Bahia 2024 é a Vitrine das Experiências Exitosas Municipais. Um espaço que traz a apresentação de projetos educacionais que deram certo, realizados em 20 cidades baianas como Planaltino, Bonito, Teixeira de Freitas, Conceição do Almeida, Rio Real, Bom Jesus da Lapa, Maetinga, Itagimirim, Canavieiras, Caculé, Caém, Olindina, Barreiras, Boa Nova, Sobradinho, Nova Itarana, Novo Horizonte, Nova Viçosa, Licínio de Almeida, Morungaba e Juazeiro.
Direto de Sobradinho, no Sertão do São Francisco, a secretária municipal da educação Ducilene Soares Kestering trouxe para o fórum o projeto de implantação, desde 2021, das disciplinas Cidadania Digital e Patrimônio Tatauí. O projeto foi pensado considerando a necessidade de estabelecer conexões entre as escolas, com a instalação de 18 laboratórios de informática; e a consciência cidadã dos estudantes sobre a sua identidade, pensando na diversidade e história do seu povo.
“Nossos professores foram selecionados para apresentar suas experiências em Brasília, na Embaixada do Reino Unido e também no Ministério Público, em Salvador. Trata-se de um trabalho de fortalecimento da identidade e também da cidadania digital, porque hoje vivemos na era da tecnologia e precisamos ensinar meninos e meninas a usá-la para o bem. A partir dessa experiência, outros municípios também podem implantar em suas escolas”, explicou a secretária municipal.
Leia também:
Luiz Caetano diz que cresceu na pré-campanha enquanto adversário ‘está caindo’
Ligação viária entre Vila Laura, Rótula do Abacaxi e Bonocô tem 65% de obras concluídas
Servidores do INSS entram em greve a partir desta terça-feira
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas