Picada de aranha-marrom pode ter provocado a morte de turista em Morro de São Paulo
Corpo de homem vítima do aracnídeo será cremado
O corpo do turista Cid Penha, de 65 anos, que morreu após ser picado por um inseto em Morro de São Paulo, será cremado nesta terça-feira (16), em Santos (SP). Cid, jornalista e estudante de Medicina, estava visitando a ilha de Cairu quando o incidente ocorreu.
A prefeitura local informou que ele foi vítima de um animal peçonhento ainda não identificado. Nas redes sociais, há especulações de que possa ter sido uma aranha-marrom, mas especialistas indicam que essa espécie não é comum na região.
A investigação ainda não determinou qual o animal responsável pela picada em Cid, apesar de amigos que estavam com ele mencionarem a possibilidade de ter sido uma aranha-marrom.
A professora titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coordenadora do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos (Noap/Ufba), Rejane Lira, destacou que essa aranha não é frequentemente encontrada na área e que é necessário aguardar os resultados da investigação.
“Das oito espécies de Loxosceles conhecidas como aranhas-marrons na Bahia, apenas duas foram registradas na Mata Atlântica, em grutas de Pau Brasil, sul do estado, e apenas uma em Salvador, na Lagoa do Abaeté. Será necessário uma expedição para verificar a presença dessa aranha, já que muitas aranhas têm coloração marrom, mas não representam risco médico”, explicou.
A especialista também mencionou que a maioria das espécies encontradas na Bahia reside na Chapada Diamantina e prefere habitats como a caatinga e áreas de cavernas. Em seus 37 anos de pesquisa, o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos não registrou a presença dessa aranha na região do Baixo Sul.
“A morte por picada de aranha-marrom geralmente resulta em insuficiência renal aguda, devido à destruição das hemácias e acúmulo de hemoglobina nos rins. A intubação, como relatado no caso, ocorre em acidentes com veneno neurotóxico, que pode causar insuficiência respiratória, mas não é o caso da aranha-marrom”, esclareceu a professora.
Aranha-marrom
Cid começou a se sentir mal enquanto viajava com amigos e procurou a Unidade Básica de Saúde de Morro de São Paulo na quarta-feira (10), apresentando uma picada na panturrilha que causou vermelhidão no local. A prefeitura informou que os médicos seguiram os protocolos necessários e acionaram o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) para lidar com o incidente.
Em comunicado, a secretária de Saúde de Cairu, Janine Fonseca, explicou que o paciente foi transferido para Valença para tratamento adequado, onde foram feitos todos os esforços necessários, incluindo a investigação de uma possível picada por inseto não identificado.
“Os soros, como o Soro Antiaracnídico, estão disponíveis na sede da Regional de Saúde em Gandu e nas unidades hospitalares de referência. Em Cairu, esses soros são encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Valença”, acrescentou.
Posteriormente, Cid foi transferido para o Instituto do Coração (Incar) em Santo Antônio de Jesus, onde permaneceu hospitalizado até seu falecimento no domingo (14). A prefeitura de Cairu anunciou que equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizarão uma varredura na área onde ocorreu o incidente para investigar o ocorrido e verificar a possível presença de insetos ou aranhas.
Leia também:
GACC-Bahia realiza a 4ª edição da Feijoada do Amor na Arena Fonte Nova
Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Últimas Notícias
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Intervenções afetam principalmente os condutores que circulam nas proximidades do Shopping da Bahia
Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país
Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20
Em evento do G20 Social, primeira-dama enfatiza o legado do Brasil na criação da Aliança Global e critica veto da Argentina
Presidente do BC defende ajuste fiscal focado em controle de gastos para juros mais baixos
Campos Neto relacionou ainda a necessidade de ajustes fiscais à possibilidade de reduzir estruturalmente os juros no país
Prefeitura de Salvador entrega mais de 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor em Nova Sussuarana
Mais de 300 habitações já foram requalificadas na região
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula