Eliminatórias da Copa do Mundo: jogadores do Botafogo salvam Brasil de vexame contra Chile

Seleção Brasileira respira na classificação após virar jogo para 2 a 1 em Santiago


Vixe d-flex me-2
Rodrigo Fernandes 11/10/2024 14:18 Cidades
Eliminatórias da Copa do Mundo: jogadores do Botafogo salvam Brasil de vexame contra Chile -

O Brasil venceu o Chile por 2 a 1 em jogo desta quinta-feira (10), válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção saiu atrás no placar, mas o resultado positivo veio com gols aos 46 do 1º tempo e aos 44 do 2º tempo, pelos pés de dois jogadores do Botafogo, os atacantes Igor Jesus e Luiz Henrique. Com o triunfo, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior ocupa a 4ª posição da tabela classificatória e está garantindo vaga para o Mundial de 2026, mas ainda restam mais nove partidas pela frente.

Dos nove primeiros confrontos, o Brasil somou 13 pontos, ao vencer quatro partidas, perder outras quatro e empatar uma. Isso mostra um retrospecto negativo em relação ao que a Seleção está acostumada a fazer nas eliminatórias. Porém, a vitória em Santiago pode servir de ânimo para os próximos compromissos da equipe, já que as últimas atuações não vinham sendo muito convincentes.

Sobre o jogo

Apesar de começar perdendo, ao sofrer gol do chileno Eduardo Vargas, atleta do Atlético-MG, com apenas um minuto de jogo, o Brasil conseguiu evoluir o seu futebol ainda no 1º tempo para empatar com cabeçada de Igor Jesus. O Chile, que faz uma péssima campanha nas qualificatórias, com apenas cinco pontos e uma vitória, não mostrou muitas ações ofensivas. Ou seja, o resultado negativo era mais demérito da seleção do que o bom futebol apresentado pela equipe de Ricardo Gareca.

Na 2ª etapa, Dorival Júnior modificou os dois meio-campistas, André e Lucas Paquetá (amarelado), e deu um novo ritmo ao time. Esta foi a primeira partida em que o treinador utilizou apenas dois volantes em campo, ótima opção para liberar a criatividade ofensiva, com o apoio de Savinho, Raphinha, Rodrygo e o próprio Igor Jesus, que ocupou o temido cargo de camisa 9 da Seleção Brasileira.

Com o passar do tempo, o Brasil não conseguiu criar oportunidades de perigo, mas o dedo do técnico foi crucial para o triunfo, ao tirar um lateral esquerdo, Abner Vinícius, para colocar o atacante de beirada, Gabriel Martinelli. O jogador do Arsenal fez boas investidas pelo lado esquerdo logo em seus primeiros movimentos em campo e foi o responsável por iniciar a jogada do gol de Luiz Henrique, mais um que entrou no 2º tempo, no lugar de Savinho.

Análises individuais

Mesmo com as surpresas positivas, o treinador mostrou que não mexe nas suas peças “intocáveis”, como Rodrygo, que assume a camisa 10 da seleção, mas não fez uma boa atuação. O capitão Danilo foi outro que não mostrou muitas alternativas táticas à equipe e podia ter dado lugar ao lateral Vanderson, que tem a ofensividade como a sua principal característica, esta que não é muito abordada pelo jogador da Juventus.

Por outro lado, ele apresentou um bom olhar crítico ao sacar Paquetá logo no intervalo do jogo. O atleta do West Ham nunca foi um “intocável” dentro do elenco, mas é tido como uma das peças principais e não tem dado a correspondência positiva dentro de campo. Ele recebeu um amarelo logo aos três minutos de jogo, o que já cria uma insegurança dentro do sistema defensivo da seleção brasileira.

O volante André também não se mostrou muito participativo na partida contra o Chile, com erros técnicos simples e pouca produtividade no meio-campo. O lado positivo é que Bruno Guimarães e Gerson, que entraram no 2º tempo, fizeram boas atuação e firmaram o seu espaço no Brasil, mesmo que no banco de reservas.

Endrick é um outro nome que precisa ser lembrado. Aparentemente, Dorival não pretende usar o jogador do Real Madrid como titular em suas escalações. Mas isso não é problema, já que o escolhido pelo treinador correspondeu dentro de campo e fez o seu gol quando teve a única oportunidade. A grande campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro tem dado sinais positivos à seleção brasileira, assim como era na década de 60.

Próximo compromisso

O próximo desafio do Brasil é na 10ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra a seleção do Peru, na terça-feira (15), , às 21h45, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ao que tudo indica, Dorival deve repetir a mesma escalação, já que ele não tem mostrado muitas inovações no esquema tático da equipe. Mesmo assim, esta será uma ótima oportunidade de provar o seu valor à torcida brasileira.

Leia também:

Brasil conquista hexacampeonato mundial de futsal com vitória emocionante sobre a Argentina

Rafael Nadal anuncia aposentadoria aos 38 anos e se despede do tênis na Copa Davis

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’ -
Política 14/11/2024 às 21:00

Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’

Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo


STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte -
Política 14/11/2024 às 20:40

STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte

Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação


Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque -
Política 14/11/2024 às 20:20

Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque

Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada


Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres -
Política 14/11/2024 às 20:00

Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres

Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações


Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos -
Política 14/11/2024 às 19:40

Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos

Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula


Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia -
Saúde 14/11/2024 às 19:20

Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970


PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional -
Negócios 14/11/2024 às 18:40

PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional

No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022


Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão -
Cidades 14/11/2024 às 18:20

Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão

Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República


Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes -
Política 14/11/2024 às 17:54

Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes

Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro