André Fernandes cresce na sondagem em Fortaleza, diz Datafolha
Cenário indica empate técnico triplo, envolvendo, além do parlamentar, Capitão Wagner e Evandro Leitão
Nova pesquisa Datafolha sobre as eleições à prefeitura de Fortaleza aponta crescimento do deputado federal André Fernandes (PL), que chegou a 25%. Entretanto, o cenário indica empate técnico triplo. Além do parlamentar, estão no páreo o ex-deputado federal Capitão Wagner (União do Brasil) e o deputado estadual Evandro Leitão (PT).
Fernandes tem 25% de menções no cenário estimulado, com vantagem numérica ante Wagner, com 23%, e Leitão, com 19%. Contudo, dentro do limite da margem de erro, de três pontos porcentuais, os três estão em empate técnico. Entre Fernandes e Leitão, o empate técnico ocorre no limite da margem de erro.
Evandro Leitão é seguido pelo atual prefeito da capital cereanse, José Sarto (PDT), que figura com 18% de intenções de voto. Com o índice, Wagner, Leitão e Sarto estão em empate técnico.
O pelotão de menções aos quatro candidatos que disputam duas vagas para um eventual segundo turno está numericamente descolado da intenção de voto nos demais candidatos. O senador Eduardo Girão (Novo) tem 2% de menções e Técio Nunes, do PSOL, tem 1%. Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) não pontuaram. São 7% os que votam em branco, nulo ou em nenhum candidato, e 3% não soube responder.
O Datafolha ouviu 826 eleitores de 16 anos ou mais na capital cereanse entre os dias 11 e 13 de setembro. A margem de erro é de até três pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-07203/2024.
André Fernandes e Leitão em alta, Wagner e Sarto em baixa
Em relação ao levantamento anterior do Datafolha, divulgado em 22 de agosto, André Fernandes cresceu nove pontos porcentuais, assim como Evandro Leitão. O deputado federal do PL foi de 16% para 25% de menções no cenário estimulado, enquanto o deputado estadual do PT cresceu de 10% para 19% nesta modalidade de pesquisa.
Já o Capitão Wagner recuou seis pontos porcentuais e José Sarto, cinco. O candidato do União Brasil caiu de 29% para 23%, enquanto o atual mandatário de Fortaleza foi de 23% para 18%.
Eduardo Girão oscilou três pontos para baixo, ou seja, houve retração, mas dentro da margem de erro: ele tinha 5% de menções no levantamento anterior e foi a 2%. O mesmo ocorre com Técio Nunes, que manteve o resultado numérico de 1% da última medição, e com Malta e Batista, que haviam registrado 1% cada na pesquisa divulgada em 22 de agosto e não pontuaram na medição divulgada nesta sexta.
André Fernandes lidera pesquisa espontânea
Além do cenário estimulado, a modalidade de pesquisa em que o agente do levantamento indica ao entrevistado quais são as opções de voto no pleito, também há a pesquisa espontânea, na qual o entrevistado diz, por conta própria, sua intenção de voto.
Nesta categoria, André Fernandes também lidera, com 16% de menções. Ele é seguido por José Sarto, com 12%, Wagner, com 12%, e Evandro Leitão, com 11%. Os índices apontam empate quádruplo, dentro da margem de erro.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas