Geraldo Jr. lista falta de médicos e baixa cobertura da atenção básica como principais gargalos da saúde em Salvador

Em sabatina do Portal M! e mais cinco veículos, emedebista também defendeu universalização do setor, mas se esquivou quando questionado sobre filas na regulação


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 11/09/2024 10:00 Eleições 2024
Geraldo Jr. lista falta de médicos e baixa cobertura da atenção básica como principais gargalos da saúde em Salvador -

O vice-governador e candidato à prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), apontou os principais gargalos na saúde municipal nesta terça-feira (10), durante participação na sabatina realizada pelo Portal M!, em parceria com outros cinco veículos de imprensa: Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba. Na ocasião, o emedebista listou problemas como a falta de médicos especializados, a baixa cobertura da atenção básica de saúde, além da baixa quantidade de equipes de Saúde da Família.

“Eu fiz um questionamento ao prefeito Bruno Reis, sobre quantas equipes de saúde da família tem na cidade do Salvador. O prefeito não soube responder. Eu disse ao prefeito que são 372 equipes. Perguntei ao prefeito, como faremos para universalizar a saúde pública aqui na capital na cidade do salvador, ele não soube responder. Perguntei quantas equipes precisamos para universalizar, ele não soube responder”, disparou o candidato.

Geraldo afirmou ainda que pretende implantar 300 novas equipes de saúde da família e assegurou a criação de dez novas policlínicas na cidade. Sobre a cobertura da atenção básica, o candidato do MDB também disse que o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), está equivocado ao dizer que Salvador possui 75% de cobertura.

“O prefeito não está estudando para os debates ou ficou nervoso. Ele me disse que tinha 75% de cobertura da atenção básica na cidade do Salvador. Jogou os números. Prefeito, você anunciou na semana anterior ao debate que eram 69,75%, porque a cobertura em Salvador é de 57,3%. Os 69,75% que ele se referiu são de cadastros nos postos de saúde”, disse o emedebista repetindo o mesmo discurso no debate da TV Band entre ele, o prefeito e o candidato Kleber Rosa (PSOL).

Outra crítica do vice-governador está relacionado a abertura da primeira maternidade municipal de Salvador. “Nós temos 34 unidades de saúde na cidade do Salvador. Nós implantamos o maior Hospital Ortopédico do país sob administração do Einstein na cidade. Nós temos o Hospital do Subúrbio com 98,4% de aprovação dos seus usuários. Nós temos, e olha que o prefeito, depois de 475 anos, depois de 12 anos de gestão dele e do chefe político dele, e olha que ele negou os 8 anos do ex-prefeito da cidade, o ex-prefeito João Henrique, os 4 anos de Imbassahy, seriam 24. Ele estava comemorando a abertura da primeira maternidade”, alfinetou.

Geraldo também foi questionado sobre a afirmação do prefeito Bruno Reis de que governo do Estado não ajuda na saúde de Salvador e os problemas relacionados à área na capital ocorreriam em função de problemas da gestão estadual. Assim como fez quando questionado sobre os problemas no transporte de responsabilidade do Estado, o emedebista se esquivou, preferiu continuar com as críticas ao ex-aliado e não mencionou o que será feito para redução das filas da regulação, principal “calcanhar de Aquiles” das gestões petista na Bahia.

Policlínicas

Durante a campanha eleitoral, o candidato do MDB tem apresentado a proposta de inaugurar dez policlínicas em Salvador, a exemplo do que foi feito pelo ex-governador Rui Costa (PT) ao longo dos seus 8 anos de mandato. Questionado sobre a viabilidade de sua proposta em um período de 4 anos, Geraldo não foi claro em como pretende viabilizar o projeto, mas assegurou sua realização. “Nós vamos vencer a eleição, nós vamos estabelecer as dez policlínicas na cidade do Salvador. Nós vamos trazer as 300 equipes de saúde da família”, afirmou o vice-governador, mas sem mencionar como será feito.

“Eu quero reafirmar o meu compromisso, a minha responsabilidade, a nossa responsabilidade, minha e Fabya Reis, quem conhece a minha história pessoal, profissional, na advocacia política, sabe que jamais viria aqui de público, ao vivo, com seis veículos e dizer algo que não fosse da minha responsabilidade ou que eu não tivesse a competência para chancelar. Nós vamos fazer com o presidente Lula e com o governador Jerônimo Rodrigues, as 15 creches na cidade do Salvador, 10 escolas em tempo integral e vamos entregar as 10 policlínicas na cidade do Salvador no mesmo modelo e padrão das já existentes”, complementou.

Piso do agentes de saúde e endemias

Ainda na sabatina, Geraldo também criticou o não pagamento dos pisos salarias dos agentes de saúde e de endemias da capital baiana. Segundo ele, são 3.374 profissionais “esquecidos” pela Prefeitura de Salvador.

“Eu peço aos agentes de saúde e os agentes de endemias, vão para as redes sociais dos seis veículos e da TV Alba, e diz se o prefeito está pagando o piso salarial dos agentes de saúde e dos agentes de endemias”.

Sabatina

Geraldo Jr foi o primeiro dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador sabatinados pelo pool de veículos. Nesta quarta-feira (11), a partir das 19 horas, será a vez do candidato do PSOL, Kleber Rosa, e na sexta-feira (13), no mesmo horário, o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). As sabatinas têm transmissão no YouTube do Portal Muita Informação.

Confira a sabatina na íntegra:

Leia também:

Geraldo Jr critica transporte público de Salvador, mas sobe tom ao ser questionado sobre retirada de linhas na RMS

Geraldo reforça nacionalização de eleições e novamente liga Bruno Reis a Bolsonaro

Rosemberg se diz ‘confiante’ e afirma que Geraldo conhece ‘todos os problemas da cidade’

Mais Lidas

Eleições 2024

Últimas Notícias

Preta Gil segue internada, está estável e continuará na UTI nos próximos dias, diz boletim -
Coluna Ohh! 21/12/2024 às 19:00

Preta Gil segue internada, está estável e continuará na UTI nos próximos dias, diz boletim

Operação realizada na quinta-feira (19) teve duração de 21 horas, e foi realizada para a remoção de tumores no intestino


Daniela Mercury confirma realização do ‘Pôr do Som’ em 1º de janeiro, no Farol da Barra -
Cultura 21/12/2024 às 17:20

Daniela Mercury confirma realização do ‘Pôr do Som’ em 1º de janeiro, no Farol da Barra

Evento, que contará com patrocínio do Governo do Estado, terá início às 16h30


Dois suspeitos da morte do ex-ator mirim João Rebello morrem em confronto com a polícia -
Cidades 21/12/2024 às 16:30

Dois suspeitos da morte do ex-ator mirim João Rebello morrem em confronto com a polícia

Irmã do ex-ator mirim João Rebello usou suas redes sociais para lamentar a morte dos homens suspeitos


Ivete Sangalo puxará trio sem cordas no último dia do Carnaval de Salvador em 2025 -
Cultura 21/12/2024 às 15:40

Ivete Sangalo puxará trio sem cordas no último dia do Carnaval de Salvador em 2025

Cantora também comandará o Bloco Coruja e fará apresentações em um camarote na capital baiana


PGR defende manutenção da prisão preventiva de Braga Netto por obstrução de investigação -
Política 21/12/2024 às 14:50

PGR defende manutenção da prisão preventiva de Braga Netto por obstrução de investigação

Militar está detido desde sábado (14) sob suspeita de tentar obstruir as investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado


Ano novo com bem-estar: ‘Autocuidado é prioridade e exige consciência corporal’, diz Cyça Lopes -
Saúde 21/12/2024 às 14:00

Ano novo com bem-estar: ‘Autocuidado é prioridade e exige consciência corporal’, diz Cyça Lopes

Fisioterapeuta destaca o pilates e hábitos simples listados no seu programa 'Pérolas de Saúde'


Em confraternização com ministros, Lula sinaliza alterações no primeiro escalão do governo -
Política 21/12/2024 às 12:40

Em confraternização com ministros, Lula sinaliza alterações no primeiro escalão do governo

Reestruturação é vista como uma resposta às pressões de aliados no Congresso


Radialista Roque Saldanha é preso pela PF após descumprir medidas cautelares -
Política 21/12/2024 às 12:22

Radialista Roque Saldanha é preso pela PF após descumprir medidas cautelares

Ele também fez ataques contra ministro do STF