Pular para o conteúdo
Início » X continua suspenso no país, mesmo após relatos de acesso por usuários

X continua suspenso no país, mesmo após relatos de acesso por usuários

Partido Novo entra com ação no STF contra suspensão da rede X determinada por Moraes
STF afirma ser instabilidade no bloqueio da rede social e presidente da Anatel faz verificação pessoalmente em operadoras

A rede social X (antigo Twitter) voltou a funcionar, na manhã desta quarta-feira (17), para alguns usuários no Brasil. No entanto, o gabinete do do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, informou que a plataforma segue suspensa no país e acesso se trata de uma instabilidade do sistema. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, informou que não houve revogação da suspensão da plataforma e iniciou uma apuração pessoalmente para verificar se há alguma violação dos provedores de acesso à ordem do STF.

Os primeiros relatos do retorno da rede social surgiram em outras plataformas, e logo todos diversos usuários passaram a confirmar a volta do X, transformando o termo “O twitter voltou” em um dos assuntos mais comentados na rede social (trend topics). Ele está bloqueado no país desde o dia 30 de agosto após determinação do ministro Alexandre de Moraes.

A decisão de suspender a rede social foi tomada após o bilionário e dono do X , Elon Musk, afirmar publicamente que não obedeceria as decisões judiciais outorgadas pelo ministro do STF, como a indicação de um representante legal no país, retirada do ar de contas que estavam ameaçando policiais federais e o pagamento de multas de aproximadamente R$ 18,35 milhões pelo descumprimento. As multas do X e a da Starlink, ambas de Elon Musk, foram pagas após Moraes ordenar a transferência direta das contas das para a União, mas as outras duas exigências ainda não foram cumpridas e, por isso, a plataforma continua suspensa em todo o Brasil. 

Leia também:

Anatel começa a notificar operadoras sobre bloqueio do X após ordem do STF

X continua bloqueado no Brasil apesar de ter multas quitadas

Divulgação