Pesquisa Quaest mostra Lula favorito em 2026 e revela avanço de Flávio Bolsonaro e competitividade de Tarcísio

Levantamento do início do ano eleitoral aponta consolidação da oposição, mas mantém presidente na liderança em todos cenários testados


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 14/01/2026 13:09 • Política
Pesquisa Quaest mostra Lula favorito em 2026 e revela avanço de Flávio Bolsonaro e competitividade de Tarcísio - Ricardo Stuckert/PR
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A primeira pesquisa Genial/Quaest do ano eleitoral de 2026 mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno, com percentuais que variam entre 43% e 46% das intenções de voto. O petista mantém vantagem nas simulações de segundo turno, onde aparece com 45% contra 38% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e 44% contra 39% diante do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (14), aponta ainda o crescimento de Flávio na largada da disputa e a redução da distância entre Lula e Tarcísio, indicando um cenário eleitoral mais competitivo em 2026. Os dados apontam que, embora o presidente continue à frente em todos os cenários estimulados, a disputa começa a ganhar contornos mais competitivos à medida que a oposição se organiza. A avaliação é de Felipe Nunes, diretor da Quaest, que destaca trunfos e desafios distintos para os dois principais nomes da direita.

Lula lidera primeiro turno, mas oposição mostra musculatura

Nos cenários de primeiro turno, Lula mantém a dianteira, beneficiado pela fragmentação da oposição e pelo alto índice de rejeição entre seus adversários. Ainda assim, o desempenho do senador Flávio Bolsonaro chama atenção. Segundo Felipe Nunes, há uma clara consolidação do parlamentar como principal nome da oposição neste momento da corrida.

“Os dados da pesquisa sugerem que a força de arrancada que Flávio adquiriu no último mês não é só fruto do apoio de bolsonaristas, mas também da direita não bolsonarista, que começa a considerar a possibilidade de votar nele, mesmo diante de outros nomes”, afirma o diretor da Quaest.

De acordo com o levantamento, nesse segmento da direita não bolsonarista, Flávio já concentra quase 50% das intenções de voto, enquanto Tarcísio aparece com 16% e o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD-PR), com 10%, em um cenário com todos os candidatos.

Percepção de viabilidade fortalece Flávio Bolsonaro

Outro dado relevante é a mudança na percepção do eleitorado sobre a viabilidade da candidatura de Flávio Bolsonaro. Em dezembro, 49% dos entrevistados acreditavam que o senador levaria sua candidatura até o fim. Agora, esse percentual subiu para 54%.

“Essa visão está se consolidando em quase todos os segmentos. Entre bolsonaristas, a crença de que Flávio será o candidato chegou a 83%. Na direita, foi a 75%. Entre os independentes, passou para 49% e, na esquerda, são 44% que acreditam que ele vá até o fim”, explica Felipe Nunes.

O fortalecimento do senador também está ligado à avaliação sobre a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente preso, de lançar o filho como principal herdeiro político. A parcela de brasileiros que considera correta essa escolha subiu de 36% para 43%, chegando a 87% entre eleitores bolsonaristas.

Segundo turno: Tarcísio encurta distância de Lula

Se no primeiro turno Flávio Bolsonaro aparece como principal adversário, é no segundo turno que Tarcísio de Freitas surge como o nome mais competitivo contra Lula. A vantagem do presidente caiu pela metade em relação ao levantamento anterior: de dez pontos, em dezembro, para cinco pontos agora — 44% a 39%.

“O grande trunfo do governador de São Paulo seria o apoio crescente da direita bolsonarista no cenário contra Lula. Seu desafio seria conseguir convencer os eleitores independentes e bolsonaristas a aderirem ao seu projeto presidencial, em um caso de desistência de Flávio”, avalia Nunes.

A pesquisa reforça a percepção de que uma candidatura não ligada diretamente à família Bolsonaro tende a ser vista como mais competitiva. “Se for uma disputa de alguém da família Bolsonaro, a população acredita que Lula vencerá com facilidade. Mas, se a oposição lançar um nome não bolsonarista, a população acredita que vai ser uma eleição mais competitiva”, diz o diretor da Quaest.

Cenários de segundo turno testados

Nos cenários estimulados de segundo turno, Lula mantém vantagem sobre todos os adversários, variando de 5 a 20 pontos porcentuais:

  • Lula 45% x 38% Flávio Bolsonaro
  • Lula 44% x 39% Tarcísio de Freitas
  • Lula 43% x 36% Ratinho Jr.
  • Lula 44% x 33% Ronaldo Caiado (União Brasil-GO)
  • Lula 46% x 31% Romeu Zema (Novo-MG)
  • Lula 46% x 26% Renan Santos (Missão)
  • Lula 45% x 27% Aldo Rebelo (Democracia Cristã)

Rejeição ainda pesa contra todos nomes

Apesar da liderança, Lula enfrenta um desafio relevante: 54% dos entrevistados afirmam conhecê-lo e não votar nele, enquanto 44% dizem conhecê-lo e votar. Flávio Bolsonaro segue como o mais rejeitado, com 54%, embora tenha reduzido esse índice em relação à pesquisa anterior, quando chegava a 60%.

Tarcísio aparece com 43% de rejeição e 26% de eleitores que dizem conhecê-lo e votar nele. Governadores como Ronaldo Caiado e Romeu Zema são menos conhecidos nacionalmente e, por isso, também menos rejeitados.

Lula lidera, mas não empolga

Um dado que atravessa todo o levantamento é o cansaço do eleitorado. A maioria dos brasileiros (56%) afirma que Lula não merece mais um mandato, mesmo com o presidente vencendo todos os cenários testados.

“Ou seja, Lula vence em todos os cenários de intenção de voto, mas não parece empolgar a maioria da população brasileira”, resume Felipe Nunes.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 8 e 11 de janeiro, com margem de erro de dois pontos porcentuais, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00835/2026.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Lavagem do Bonfim 2026: confira guia completo de festas e eventos privados em Salvador -
Cultura 14/01/2026 às 17:00

Lavagem do Bonfim 2026: confira guia completo de festas e eventos privados em Salvador

De Timbalada e Nattan na Bahia Marina à remada esportiva na Praia da Preguiça; veja horários, preços e atrações para próxima quinta-feira (15)


Passarela para ambulantes no circuito Barra-Ondina entra na fase final de montagem -
Carnaval 2026 14/01/2026 às 16:31

Passarela para ambulantes no circuito Barra-Ondina entra na fase final de montagem

Semop realizou vistoria na estrutura na última terça-feira (13); equipamento está instalado entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo e deve ser usado já no pré-Carnaval


Prova do Líder do BBB 26 passa de 15 horas, tem atendimento médico, desistências e tensão entre brothers -
BBB 26 14/01/2026 às 15:59

Prova do Líder do BBB 26 passa de 15 horas, tem atendimento médico, desistências e tensão entre brothers

Seis participantes seguem na disputa pela liderança do reality


Pesquisa Quaest: Lula tem 49% de desaprovação e 47% de aprovação no início de 2026 -
Política 14/01/2026 às 15:26

Pesquisa Quaest: Lula tem 49% de desaprovação e 47% de aprovação no início de 2026

Levantamento aponta estabilidade na aprovação presidencial, piora na leitura do presente econômico e expectativa de melhora no futuro


Mentora de profissionais de beleza é presa em ofensiva contra comércio ilegal de canetas emagrecedoras -
Cidades 14/01/2026 às 14:42

Mentora de profissionais de beleza é presa em ofensiva contra comércio ilegal de canetas emagrecedoras

Segunda fase da Operação Mirakel cumpre mandados em Salvador, alcança foragidos e aprofunda investigação sobre esquema criminoso


Jaques Wagner admite oferta à Coronel para evitar racha e debandada do PSD do Governo -
Política 14/01/2026 às 14:11

Jaques Wagner admite oferta à Coronel para evitar racha e debandada do PSD do Governo

Petista revelou que teve conversas com senador para uma vaga de suplência, mas nega convite a Diego Coronel para vice-governador


Vitória renova com Ramon até 2026 e mantém lateral como peça do planejamento para a Série A -
Esporte 14/01/2026 às 13:40

Vitória renova com Ramon até 2026 e mantém lateral como peça do planejamento para a Série A

Emprestado pelo Internacional, jogador de 24 anos segue no Rubro-Negro após se firmar na reta final da temporada


Pesquisa Quaest mostra Lula favorito em 2026 e revela avanço de Flávio Bolsonaro e competitividade de Tarcísio -
Política 14/01/2026 às 13:09

Pesquisa Quaest mostra Lula favorito em 2026 e revela avanço de Flávio Bolsonaro e competitividade de Tarcísio

Levantamento do início do ano eleitoral aponta consolidação da oposição, mas mantém presidente na liderança em todos cenários testados


Lula veta dispositivos sobre SAFs na regulamentação da reforma tributária e mantém carga maior para clubes-empresa -
Política 14/01/2026 às 12:38

Lula veta dispositivos sobre SAFs na regulamentação da reforma tributária e mantém carga maior para clubes-empresa

Presidente sanciona PLP 108/2024 com cortes em trechos aprovados pelo Congresso e altera regras de tributação para Sociedades Anônimas de Futebol


Zema deve deixar governo de Minas Gerais em março para disputar Presidência em 2026 -
Política 14/01/2026 às 12:07

Zema deve deixar governo de Minas Gerais em março para disputar Presidência em 2026

Governador nega possibilidade de vice e mantém projeto próprio enquanto Flávio Bolsonaro descarta convite