Nicolás Maduro passa noite em centro de detenção em Nova York após ser capturado pelos EUA
Presidente venezuelano foi detido durante operação militar americana e levado a Nova York
Reprodução/Truth Social @realDonaldTrump
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, passou a noite de sábado (3), em um centro de detenção em Nova York, após ser capturado por autoridades dos Estados Unidos durante uma operação militar realizada em Caracas. A informação foi confirmada pelo governo americano, que detalhou o deslocamento do líder venezuelano desde a capital do país até o território norte-americano.
Conforme apuração do G1, horas antes da chegada à prisão, Maduro havia sido levado sob custódia ao escritório da Agência Antidrogas dos Estados Unidos, onde passou por procedimentos de identificação. Imagens do venezuelano escoltado por agentes americanos foram divulgadas por um perfil oficial da Casa Branca no X (antigo Twitter).
Trump afirma que futuro político da Venezuela ainda será definido
Em entrevista coletiva, na tarde do último sábado (3), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o futuro político da Venezuela ainda será avaliado pelo governo americano. Segundo ele, o país ficará sob a administração de um grupo designado por Washington até que haja uma transição de poder, sem que fossem apresentados prazos ou detalhes sobre o funcionamento desse arranjo.
Trump afirmou que as decisões sobre a Venezuela estão em análise e que novas informações serão divulgadas nos próximos dias. O presidente norte-americano evitou comentar quais atores internacionais ou internos fariam parte do grupo responsável pela condução do país durante o período de transição.
Procuradoria dos EUA anuncia julgamento de Maduro em Nova York
Ainda no sábado, a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, anunciou que Nicolás Maduro será julgado pela Justiça americana em um tribunal federal de Nova York. De acordo com a procuradora, o líder venezuelano e a primeira-dama Cilia Flores, que também foi detida, foram formalmente acusados por uma série de crimes federais.
As acusações incluem conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos, além de conspiração para posse de metralhadoras. Segundo Bondi, os processos seguirão os trâmites previstos no sistema judicial dos Estados Unidos.
Trump diz que assistiu à captura em transmissão ao vivo
Durante a entrevista, Trump afirmou que acompanhou a captura de Nicolás Maduro em tempo real por meio de uma transmissão feita por agentes envolvidos na missão em Caracas. Segundo o presidente americano, a operação estava inicialmente prevista para ocorrer quatro dias antes, mas foi adiada em razão de condições climáticas desfavoráveis.
“Foi como ver um programa televisivo”, afirmou Trump na ocasião.
Transporte de Maduro ocorreu por navio de guerra dos EUA
Após a captura em Caracas, Nicolás Maduro e Cilia Flores foram levados por helicóptero das Forças Armadas dos Estados Unidos até o Iwo Jima, um dos navios de guerra da Marinha americana posicionados no Mar do Caribe desde o fim do ano passado.
O Iwo Jima integra a frota principal da Marinha dos EUA e é um navio de assalto anfíbio da classe Wasp, equipado para operar aeronaves de decolagem curta e pouso vertical, além de conduzir operações de desembarque com tropas e veículos. A embarcação também possui capacidade para projeção de poder aéreo e terrestre, com helicópteros, aviões e fuzileiros a bordo.
Ataques atingem Caracas durante operação americana
A captura de Maduro ocorreu após meses de especulações e operações marítimas próximas à costa da Venezuela. Na madrugada do sábado, diversos pontos de Caracas foram atingidos por ataques dos Estados Unidos. O próprio Trump anunciou a ofensiva em suas redes sociais:
“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, capturado com sua esposa, e retirado do país por via aérea”.
Segundo a Associated Press, ao menos sete explosões foram ouvidas na capital venezuelana em um intervalo de cerca de 30 minutos. Moradores relataram tremores, ruído intenso de aeronaves e correria nas ruas. Partes da cidade ficaram sem energia elétrica, especialmente nas proximidades da base aérea de La Carlota, no sul de Caracas. Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram colunas de fumaça e aeronaves sobrevoando a região em baixa altitude.
Governo venezuelano reage e fala em agressão imperialista
Logo após o início da ofensiva, o governo da Venezuela divulgou um comunicado afirmando que o país estava sob ataque e que o presidente havia convocado forças sociais e políticas para ativar planos de mobilização nacional.
“O presidente Nicolás Maduro assinou e ordenou a implementação do decreto que declara o estado de Comoção Exterior em todo o território nacional, para proteger os direitos da população, o pleno funcionamento das instituições republicanas e passar de imediato à luta armada”.
No texto, Caracas acusou os Estados Unidos de tentarem impor uma guerra colonial, promover uma mudança de regime e tomar recursos estratégicos do país, especialmente petróleo e minerais. O governo venezuelano declarou ainda que se reserva ao direito de exercer legítima defesa e convocou países da América Latina e do Caribe a se mobilizarem em solidariedade.
Mais Lidas
Internacional
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas