Jerônimo prega equilíbrio na composição da chapa para 2026 e rebate críticas sobre empréstimos: ‘Bahia tem saúde financeira’

Durante evento na AL-BA, governador confirmou recesso para servidores, anunciou acordo do piso da educação e autorizou investimentos


Matheus CalmonSamuel Barbosa
Matheus Calmon e Samuel Barbosa 18/12/2025 18:00 • Política
Jerônimo prega equilíbrio na composição da chapa para 2026 e rebate críticas sobre empréstimos: ‘Bahia tem saúde financeira’ - Equipe M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu, nesta quinta-feira (19), a importância do equilíbrio na montagem da chapa para as eleições de 2026. Durante entrevista, em evento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para assinatura de autorizações e convênios para a execução de obras em municípios baianos, o petista evitou comentar a pressão de aliados como o senador Ângelo Coronel (PSD), que sinalizou uma possível candidatura avulsa, e admitiu o desejo de “resolver” a composição da chapa.

“Eu estou com pressa, mas eu sei esperar o tempo. Se eu pudesse, já teria resolvido isso. A gente ia estar em campo anunciando toda a nossa chapa completa, nossa expectativa de aumentar a bancada estadual, a bancada federal, mantendo esses que aqui estão, trabalhando dia e noite”, disse.

Na ocasião, o petista também ressaltou que a decisão pode ser tomada até março, embora tenha sinalizado que “não gostaria” e não pretende chegar até a data sem uma decisão. “Mas se precisar, a gente vai até o último dia. Eu quero muito chegar anunciando a vocês uma chapa que foi construída, que ela possa ter equilíbrio, a sensibilidade de garantir todas as forças presentes”, declarou.

Jerônimo rebate críticas sobre empréstimos e defende saúde financeira da Bahia

Durante o evento, o petista também rebateu as críticas da oposição sobre o volume de empréstimos contraídos. Segundo Jerônimo, atualmente, a Bahia possui “saúde financeira” para tomar empréstimos. Ele relembrou as dificuldades enfrentadas pelo ex-governador Rui Costa (PT), enfatizou que, embora ele precisasse ter solicitado empréstimos, não o fez porque o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não gostava da Bahia”, e defendeu que o crédito é necessário para viabilizar as obras em execução.

“A Bahia tem saúde financeira para tomar um empréstimo, eu jamais enviaria um pedido para a Assembleia, se a minha secretaria não me apresentasse contas para poder tomar esse adiantamento desses empréstimos”, justificou.

Após a fala, Jerônimo destacou a autorização de um pacote de 211 convênios e obras de infraestrutura para diferentes regiões do estado, com investimento que soma R$ 970 milhões. “Trazendo água, pavimentação, estradas, hospitais, creches, escolas. Isso é fruto dos empréstimos. Se eu não tivesse solicitado essa ajuda da Assembleia, eu não estaria aqui hoje celebrando”, disse.

Jerônimo anuncia recesso para servidores públicos e confirma pagamento do 13º nesta sexta

Durante a agenda, o governador Jerônimo também assinou o decreto garantindo o recesso de fim de ano para o funcionalismo público baiano, abrangendo os períodos de Natal e Ano Novo. De acordo com o gestor, os dias 24 e 26 de dezembro, além do dia 2 de janeiro, serão pontos facultativos, com o pagamento dos dias trabalhados em compensação programado para janeiro de 2026.

“Eu acabei de assinar um decreto garantindo o recesso do dia 24, natal 25, dia 26 dar recesso para o servidor público. Dia 31 é recesso, dia 1 é feriado, dia 2, recesso”, detalhou o governador. Ele confirmou ainda que o 13º salário estará disponível nas contas dos servidores nesta sexta-feira (19).

Governador assina acordo para pagamento de piso salarial para professores e aposentados

Além do anúncio sobre o funcionalismo em geral, o governador oficializou um acordo para que professores, coordenadores pedagógicos, aposentados e pensionistas da educação passem a receber o piso salarial da categoria a partir de maio de 2026. O anúncio ocorreu após diálogo com a APLB Sindicato, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

“O importante é o direito garantido de que todos os coordenadores pedagógicos e coordenadoras, professores, aposentados ou pensionista, a partir de maio de 26, já estarão recebendo o piso”, afirmou.

Para garantir o acesso ao novo valor, os cerca de 23 mil servidores beneficiados deverão realizar um recadastramento no início do próximo ano. O governador explicou que a adesão é um passo obrigatório para que a folha de pagamento seja atualizada conforme o novo cronograma estabelecido judicialmente.

“A partir do dia 10 de janeiro, é preciso que essas pessoas, esses 23 mil servidores, tenham que aderir a essa política, aderir. Ir lá no cadastro para encher seus dados, fazendo isso até o dia 31 de maço”, orientou. Ele explicou que haverá compensações financeiras em 2026 e 2027 devido ao tempo de assinatura do acordo.

Governo firma convênios para obras em 130 municípios baianos

Em um investimento de R$ 970 milhões, Jerônimo autorizou um pacote de 211 convênios e obras de infraestrutura para 130 municípios em diferentes regiões do estado. As intervenções envolvem áreas como saúde, educação, desenvolvimento urbano e rural, infraestrutura e saneamento. Entre as obras previstas, estão construção de passagens molhadas e de mercado; reforma de feira livre e centro abastecimento; implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário; pavimentação de ruas; construção, reforma e ampliação de escolas, quadras, creches e hospitais e unidades básicas.

“A gente vai dar um pacote aqui hoje não é de asfalto entre cidades não, entre a cidade, a sede e os povoados e os distritos estão no pacote de obras. É a parceria com o governo federal, com o governo, os três senadores da república, os deputados federais e os deputados estaduais”, disse.

Na ocasião, o governador também reforçou a parceria com deputados, inclusive pela aprovação recente dos empréstimos na AL-BA. “Aqui hoje é uma entrega daquilo que os deputados fizeram ao longo desses últimos dias apoiando a gente nos empréstimos. Então, nós viemos para aqui com essa simbologia, viemos fazer a última entrega do ano”, afirmou.

Jerônimo lamenta homicídio de técnicos de internet e cobra ‘rigor’ e ‘força’ nas investigações

Por fim, Jerônimo lamentou o assassinato dos técnicos de internet no Subúrbio Ferroviário. Ele afirmou que exigiu rigor absoluto nas investigações e classificou os autores do crime como “covardes”. “Fiz uma reunião ontem com o Marcelo Werner, o secretário de Segurança Pública, exigindo rigor, força para que a gente possa utilizar muita inteligência e buscar esses criminosos”, garantiu.

“Esses criminosos foram covardes fazendo isso com trabalhadores. Nós não permitimos isso, não aceitamos isso, a Bahia não vai concordar com isso. Eu tenho certeza que menos dias, mais dias, a SSP mostrará a imprensa e entregará à justiça esses criminosos”, complementou.

Confira a declaração do governador:

Matheus Calmon

Matheus Calmon

Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.

Samuel Barbosa

Samuel Barbosa

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos -
Cidades 13/01/2026 às 21:00

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos

Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar


Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira -
Cultura 13/01/2026 às 20:31

Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira

Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador


BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco -
BBB 26 13/01/2026 às 20:07

BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco

Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality


Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula -
Política 13/01/2026 às 19:36

Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula

Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União


Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações -
Carnaval 2026 13/01/2026 às 19:03

Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações

Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia


Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas