Felipe Freitas diz que programa ‘Bahia pela Paz’ é uma ‘aposta na juventude’
Segundo secretário estadual, iniciativa será porta de entrada para diversas políticas públicas voltadas para educação, cidadania e cultura

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, defendeu, na manhã desta terça-feira (28), que o programa Bahia pela Paz é uma ferramenta essencial para a inclusão social e a prevenção da violência no Estado. Durante a inauguração do primeiro coletivo do programa, no bairro Águas Claras, em Salvador, ele falou sobre o papel do Estado em oferecer novas oportunidades para jovens em situações de vulnerabilidade e suas famílias.
“O Bahia pela Paz é uma aposta na juventude, antes de tudo. Ele é uma aposta nas possibilidades da juventude e das nossas comunidades, que hoje são vítimas da violência e da discriminação. Nós queremos oferecer oportunidade para esses jovens, sobretudo para aqueles que se encontram mais excluídos”, afirmou o secretário ao Portal M!.
Inauguração do primeiro coletivo Bahia pela Paz
O primeiro coletivo do programa Bahia pela Paz foi inaugurado, nesta manhã, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O equipamento contará com diversas políticas públicas voltadas para educação, cidadania e cultura.
Segundo Felipe Freitas, os coletivos Bahia pela Paz funcionarão como portas de entrada para jovens em situação de vulnerabilidade, proporcionando uma série de serviços como capacitações para o mercado de trabalho, linhas de crédito e formações cidadãs e culturais. De acordo com o secretário, o objetivo é criar caminhos que levem esses jovens à construção de um projeto de vida mais digno e esperançoso.
“A gente vai ter uma equipe multidisciplinar — psicólogos, pedagogos, advogados, assistentes sociais — que vão fazer busca ativa desses jovens, nas escolas, nos equipamentos de assistência social, nos equipamentos de saúde, no diálogo com o sistema de justiça, para oferecer a possibilidade de construírem um projeto de vida com o apoio do Estado”, explicou Freitas ao Portal M!.
Vítimas da violência
O programa também visa fortalecer laços de solidariedade com famílias que enfrentam o luto e a violência. Freitas ressaltou o papel do Estado em apoiar diretamente essas famílias, principalmente mães que perderam filhos em situações trágicas.
“Hoje, uma mãe que perde um filho de forma violenta, uma mãe que vê o seu filho na iminência de ser vítima de um caso de violência, ela luta muitas vezes sozinha para que o seu segundo filho, para que o seu marido, para que o restante da sua família sobreviva. É preciso que o Estado estenda a mão para essas mulheres e diga, existem alternativas e possibilidades de apoio para elas reconstruírem suas vidas”, explicou o secretário.
Violência na Bahia
Embora iniciativas como o Bahia pela Paz representem um passo importante, a Bahia enfrenta um panorama alarmante de violência. O Estado liderou os índices de homicídios no Brasil em 2024, com 2.087 homicídios dolosos registrados apenas no primeiro semestre, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A média foi de 11 crimes contra a vida por dia.
Além disso, a Bahia concentra seis das dez cidades mais violentas do país, incluindo Camaçari, Jequié e Feira de Santana. Esses números reforçam a necessidade de políticas públicas efetivas que promovam a prevenção da violência e a inclusão social.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Últimas Notícias

Golpe de Estado? Julgamento de Bolsonaro no STF abre série de ações contra cinco núcleos
Julgamento do Núcleo 1, que inclui ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades, inicia nesta terça-feira (25)

Taxistas de Salvador têm até 17 de abril para transferir alvará; veja como fazer
Após essa data, procedimento não será mais permitido, seja em casos de transferência entre vivos (inter vivos) ou por falecimento do autorizatário (causa mortis)

Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador