Prefeitura de Salvador cria incentivo fiscal para empresas que contratarem pessoas em situação de rua; entenda
Regulamentação prevê incentivo fiscal para empresas e empregadores que contratarem pessoas oriundas de situação de rua
Valter Pontes/ PMS
A Prefeitura de Salvador regulamentou, nesta segunda-feira (15), a lei que instituiu a Política Municipal de Empregabilidade para a População em Situação de Rua e o programa Vida Nova Empregabilidade. A medida estabelece regras para qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho formal e incentivo ao empreendedorismo entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Como principal novidade, a regulamentação prevê incentivo fiscal para empresas e empregadores que contratarem pessoas oriundas de situação de rua e poderão deduzir do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 10% do valor do salário pago ao trabalhador. No caso de um salário mínimo, atualmente R$ 1.518, o desconto será de aproximadamente R$ 150.
Regulamentação e assinatura do decreto
O decreto foi assinado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) durante um almoço de Natal para pessoas em situação de rua, promovido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no Trapiche Barnabé, no Comércio. O evento reuniu cerca de 700 pessoas e integra ações de acolhimento da gestão municipal voltadas à população em vulnerabilidade social.
Durante o evento, o gestor municipal ressaltou que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações que compõem a política pública de proteção e apoio à pessoa em situação de rua.
“Nós mandamos recentemente para a Câmara de Vereadores um conjunto de medidas para tornar a política de apoio às pessoas em situação de rua uma lei que, independentemente de quem venha a ser o prefeito amanhã, deverá cumprir”, declarou Bruno Reis.

Crédito: Valter Pontes / PMS
A política municipal será executada de forma integrada entre a assistência social e a área de desenvolvimento econômico, emprego e renda, abrangendo desde a identificação e acolhimento das pessoas em situação de rua até a intermediação de mão de obra e a oferta de cursos de qualificação profissional.
De acordo com o regulamento, assistentes sociais e profissionais da rede parceira farão busca ativa na cidade para identificar beneficiários potenciais, incluindo avaliação de perfil laboral e habilidades. Os identificados poderão ser encaminhados para o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), que deverá disponibilizar vagas prioritárias para esse público.
A Prefeitura também ampliará parcerias com o Sistema S (Senai, Sesc, Senac e Sebrae), instituições de ensino, organizações da sociedade civil e setor produtivo para oferta de cursos gratuitos ou subsidiados, com o objetivo de ampliar a qualificação profissional e a empregabilidade da população em situação de rua.
Decreto promove reforço à inclusão social
Outro destaque é o Cadastro Público de Empresas Parceiras, integrado a um banco de dados municipal. A ferramenta visa ampliar a oferta de vagas, dar transparência às parcerias e acompanhar os impactos socioeconômicos da política municipal.
“Esse decreto é para a gente garantir vagas prioritárias de trabalho para as pessoas que saíram da situação de rua, que passaram por oportunidade de acolhimento e pelas capacitações, poderem de fato ser reinseridas ao trabalho sem ter nenhum tipo de preconceito ou estigma social. E esse evento de celebração do Natal é uma chamada simbólica para a sociedade entender esse acolhimento, esse cuidado que damos a essa população todos os dias”, afirmou a vice-prefeita Ana Paula Matos.
A programação do almoço de Natal contou ainda com acolhimento das equipes da Sempre, mensagem religiosa conduzida pelo monsenhor Gabriel dos Santos Filho e apresentação musical.
De acordo com o titular da Sempre, Júnior Magalhães, o evento representou um momento de confraternizar com quem mais precisa. “Mantemos, ao longo de todo o ano, um trabalho contínuo de oferta de serviços socioassistenciais para que essas pessoas possam sair das ruas e reconstruir seus projetos de vida. E mesmo para aqueles que ainda não aderiram aos nossos serviços, realizamos ações como esta para sensibilizar e fortalecer vínculos, mostrando que a cidade está aqui para acolher”, disse.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas