Bahia tem mais de 16 mil pessoas em situação de rua, revela levantamento da UFMG
De acordo com o estudo, 358.553 pessoas nessa condição em todo o país
Antônio Cruz/Agência Brasil
A Bahia contabiliza cerca de 16,6 mil pessoas vivendo sem moradia fixa, segundo levantamento integra o estudo nacional realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua), vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aponta 358.553 pessoas nessa condição em todo o país. As informações são da Agência Brasil.
A pesquisa revela que 60% da população em situação de rua está concentrada na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, onde vivem 148.730 pessoas, das quais 99.477 estão na capital. Em seguida aparecem Rio de Janeiro, com 33.081 pessoas, e Minas Gerais, com 32.685. No Nordeste, a Bahia ocupa a quarta posição nacional entre os estados com maior número de pessoas nessa condição.
Bahia tem mais de 16 mil pessoas em situação de rua
O levantamento nacional indica que 16.603 baianos vivem em situação de rua, número que reflete um aumento de quase três vezes em relação a 2020. Entre os principais fatores apontados estão problemas familiares, desemprego, uso de substâncias psicoativas e perda de moradia.
Desigualdades e transparência dos dados
O Observatório da UFMG chamou atenção para o descumprimento de direitos previstos na Constituição de 1988 e para a falta de transparência nas informações sobre essa população. Em nota, o órgão destacou que os dados sobre pessoas em situação de rua deveriam ser públicos, abertos e acessíveis à sociedade, de modo a permitir o acompanhamento de políticas públicas eficazes.
“O descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população, majoritariamente negra e histoticamente tão vulnerabilizada no nosso país”, afirma o Observatório, em nota.
Segundo o relatório, o número de pessoas vivendo nas ruas aumentou 160% em sete anos no Brasil, passando de 138 mil em 2018 para 358 mil em 2025. O Norte do país também registrou crescimento expressivo, com destaque para Roraima, que passou de mil pessoas em 2018 para quase dez mil em 2025, ultrapassando inclusive o Distrito Federal, Pernambuco e Amazonas.
Bahia nomeia Comitê Estadual de Políticas para População em Situação de Rua
O Governo da Bahia instituiu, no mês de agosto, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua (Ciamp-Rua/BA). O órgão tem como objetivo articular políticas públicas intersetoriais voltadas para o segmento, discutindo pautas relevantes em diversas áreas como assistência social, saúde, educação, habitação, justiça, cultura, emprego e renda.
A composição reúne representantes de secretarias estaduais e de entidades da sociedade civil, com intuito de debater propostas necessárias para contribuir e efetivar ações no âmbito do acolhimento, cuidado, e redução de riscos e danos para as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, assim como o aprimoramento na garantia ao acesso em projetos e programas já existentes.
O Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e outros órgãos, também ressaltou que tem investeido em diversas iniciativas para a população em situação de rua, a exemplo do Programa Corra pro Abraço; Restaurantes Populares; Cozinhas Comunitárias; equipagem de Centros Pop; CREAS, dentre outras iniciativas.
Mais Lidas
Cidades
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)