STF analisa decisão de Moraes que determinou perda de mandato de Carla Zambelli
Julgamento ocorre no plenário virtual da Corte, com votação aberta das 11h às 18h
Lula Marques/Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar, nesta sexta-feira (12), a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a perda do mandato da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte, com votação aberta das 11h às 18h.
A análise foi marcada após Moraes anular a deliberação da Câmara dos Deputados que havia rejeitado a cassação da parlamentar. A decisão restabelece a determinação do STF de retirar imediatamente o mandato da deputada, condenada criminalmente em processo relatado pelo ministro.
O que decidiu Alexandre de Moraes
Ao derrubar a decisão da Câmara, Moraes afirmou que o Legislativo não poderia rever o mérito da perda de mandato em casos nos quais já houve condenação criminal definitiva. Para o ministro, cabe exclusivamente ao Parlamento apenas declarar a perda do mandato, e não decidir se a cumpre ou não.
“Declaro nula a rejeição da representação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e decreto a perda imediata do mandato parlamentar de Carla Zambelli Salgado de Oliveira”, escreveu Moraes em em sua decisão.
O ministro determinou ainda que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse, em até 48 horas, ao suplente Coronel Tadeu (PL-SP). A liminar será referendada nesta sessão virtual da Primeira Turma.
Segundo Moraes, a votação que manteve Zambelli na Câmara ocorreu em “clara violação” da Constituição, ao contrariar entendimento consolidado do STF sobre perda de mandato após condenação penal transitada em julgado. O magistrado é o relator da execução da pena da deputada.
Fuga e prisão na Itália
A análise ocorre em meio à situação jurídica internacional da parlamentar. Zambelli está presa na Itália desde junho, quando fugiu do Brasil após ser considerada foragida e passar a ser procurada pela Interpol. Ela foi detida nos arredores de Roma. O governo brasileiro já formalizou o pedido de extradição, que ainda aguarda decisão da Justiça italiana.
Quem é Coronel Tadeu, que assume vaga de Zambelli
Com a cassação de Zambelli, o suplente do PL em São Paulo, Coronel Tadeu, deve assumir a cadeira. O ex-deputado federal já foi notificado e aguarda apenas o ato formal da Câmara após o prazo estipulado por Moraes.
Oficial da Polícia Militar de São Paulo, Tadeu exerceu mandato entre 2019 e 2022. Durante sua passagem pela Câmara, ficou conhecido pela atuação alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por embates frequentes com parlamentares de esquerda. Era presença recorrente na tribuna para críticas ao PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2019, Coronel Tadeu ganhou repercussão nacional ao rasgar um cartaz de exposição sobre racismo instalada nos corredores da Câmara na véspera do Dia da Consciência Negra. A imagem mostrava um policial após atirar em um jovem negro algemado, assinada pelo cartunista Carlos Latuff.
“Policiais não são assassinos. Policiais são guardiões da sociedade”, publicou o então deputado na época e logo após declarar que não se arrependia do ato. “Quem foi atacada foi a Polícia Militar.”
Tadeu também disputou a reeleição em 2022, mas não alcançou votos suficientes, permanecendo como suplente do PL.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real