Osba reúne maestros e artistas renomados na Concha Acústica do TCA em concerto beneficente para o Martagão Gesteira
Espetáculo solidário celebra 60 anos do hospital pediátrico e terá anúncio oficial nesta quarta-feira (3) em Salvador
Ricardo Prado
A Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) receberá, no dia 21 de dezembro, às 19h, o concerto beneficente “Natal das Estrelas”. O evento reunirá a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), os maestros Carlos Prazeres e Luciano Calazans, além de artistas baianos e nacionais em apoio ao Hospital Martagão Gesteira, referência no atendimento pediátrico que completou 60 anos em 2025.
O lançamento oficial do evento será realizado nesta quarta-feira (3), às 15h, na sede do Martagão Gesteira, no Tororó, onde serão anunciados os artistas participantes e as principais informações do concerto. A iniciativa reforça o papel do hospital como uma das instituições de saúde mais importantes da Bahia.
Evento solidário celebra trajetória do Martagão Gesteira
A organização do concerto tem como objetivo reforçar a relevância do Martagão Gesteira para a saúde pública do estado. O hospital é responsável por índices expressivos de atendimento pediátrico na Bahia, como 66,7% das cirurgias oncológicas em crianças de 0 a 14 anos, 47,9% dos tratamentos oncológicos, além de 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas no Estado. Também é o único hospital baiano que realiza transplantes de medula óssea pediátricos pelo SUS.
“O Martagão Gesteira completou, em 2025, 60 anos de atendimentos prestados a crianças e adolescentes de todo o Estado. O ‘Natal das Estrelas’ fechará com chave de ouroeste período de celebração. Todo esse apoio é mais um importante reconhecimento de como o Hospital é um patrimônio dos baianos, que garante saúde de qualidade e humanizada a quem mais precisa”, disse a diretora de captação de recursos da instituição, Lareyne Almeida.
A celebração dos 60 anos da instituição se estende ao longo de 2025, e o concerto beneficente funcionará como um encerramento simbólico deste período comemorativo. O objetivo central da iniciativa é reforçar o apoio da sociedade à continuidade dos serviços oferecidos pelo hospital, considerado um patrimônio humanitário da Bahia.
União entre OSBA, maestros e artistas
O “Natal das Estrelas” surge como resultado de uma articulação que envolve músicos, maestros e parceiros culturais. Luciano Calazans, responsável pelos arranjos das músicas populares do concerto, mantém uma relação de quase uma década com o hospital, iniciada em 2015, quando participou de ações beneficentes promovidas por artistas baianos. Desde então, o maestro se tornou um apoiador recorrente, colaborando em iniciativas em prol da instituição.
“Ajudar o Martagão ao lado de artistas amigos e com esta Orquestra que eu amo, admiro e que sou parceiro há anos é um presente de Natal pra mim! Com o Martagão é assim: você vai ajudar e é você que sai preenchido e enriquecido. Quem mergulha e entende a importância deste serviço não consegue esquecer. Convido a todos a fazer parte deste movimento, seja comprando os ingressos ou doando para o Hospital”, disse Calazans.

Crédito: Bruno Concha/PMS
Para esta edição, Calazans uniu forças com a Osba e com um grupo de cantores que representarão diferentes estilos musicais. Entre eles, estarão vozes da música baiana, da música popular brasileira e também intérpretes líricos que darão vida a clássicos da Broadway, compondo um repertório diversificado voltado ao clima natalino. A integração entre música erudita e popular é um dos pontos centrais da proposta artística.
A regência ficará a cargo de Carlos Prazeres, maestro da Osba, que também dividirá a direção musical com Calazans. A concepção do espetáculo destaca a ideia de que cada participante, artistas, plateia e colaboradores tornam-se “estrelas” do movimento solidário que beneficia o hospital.
“É uma imensa alegria compartilhar o Natal da OSBA com um evento em prol do Martagão. Isso reforça que somos uma Orquestra que é extensão da sociedade baiana. Para o programa, trouxe essas obras da Broadway, pensando nesse sentimento de que cada pessoa é uma estrela. Como diz Caetano Veloso, ‘Gente é para brilhar’. Então todos presentes, seja no palco, na plateia ou nas doações, serão uma estrela neste evento natalino para uma instituição tão nobre”, afirmou Prazeres.
Proposta artística e repertório especial
O concerto terá como destaque a combinação entre orquestra sinfônica, cantores populares e intérpretes líricos. Entre as performances, estarão composições clássicas, arranjos inéditos de canções natalinas e interpretações de grandes sucessos da Broadway, escolhidos para dialogar com a proposta emocional do evento.
A diversidade do repertório foi pensada para valorizar o alcance cultural do espetáculo e reforçar a atmosfera de celebração, esperança e solidariedade. A mistura de gêneros deve aproximar o público de diferentes faixas etárias, fortalecendo o caráter inclusivo da ação beneficente.
Papel da OSBA e sua contribuição à cena cultural
A Orquestra Sinfônica da Bahia, criada em 30 de setembro de 1982, integra o corpo artístico do Teatro Castro Alves e é gerida pela Associação Amigos do TCA (ATCA) desde 2017. A OSBA mantém-se como um corpo público artístico, financiado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), sendo reconhecida por suas iniciativas de democratização da música de concerto.
Mais Lidas
Cultura
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Orquestra Afrosinfônica promove ensaios abertos ao público na Casa da Ponte
Alcione inicia turnê nacional com show lotado e homenagens ao samba raiz
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro