Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba; parque é interditado
Ainda não foi elucidado como o homem conseguiu acessar o local
Divulgação/Parque Arruda Câmara
Um homem morreu, neste domingo (30), após entrar na jaula de uma leoa no Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa, na Paraíba. O parque confirmou a informação à TV Cabo Branco, que também informou que a vítima tinha transtornos mentais.
De acordo com apuração do G1, ainda não foi informado como o homem conseguiu acessar o local. Vídeos feitos por visitantes mostram o momento em que ele sobe pela estrutura lateral da jaula, usa uma árvore como apoio e entra no recinto antes de ser atacado.
Prefeitura investiga episódio e zoológico é fechado
A Prefeitura de João Pessoa informou, em nota, que o homem escalou rapidamente uma parede de mais de seis metros, passou pelas grades de segurança, utilizou uma árvore como apoio e entrou no recinto da leoa. O texto afirmou que a vítima, “de maneira rápida e surpreendente”, conseguiu vencer todos os pontos de contenção antes da invasão.
O parque estava aberto no momento do ocorrido e recebia visitantes. A Polícia Militar e o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) foram acionados e permaneceram no local durante a apuração inicial.
Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem teria invadido a jaula com o objetivo de tirar a própria vida. “Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio. Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida no acesso ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal”.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) iniciou a apuração do caso e informou que colabora com as autoridades responsáveis. A Polícia Militar e o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) também foram acionados para a ocorrência.
“A Prefeitura se solidariza com a família da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável”, diz o comunicado.
O zoológico foi fechado após o ataque e teve as visitas suspensas. Ainda não há previsão de reabertura, e o parque reiterou que o recinto segue as normas estabelecidas pelo Ibama para garantir segurança a visitantes, profissionais e animais.
Leoa apresenta alto nível de estresse após episódio
A leoa envolvida no incidente foi conduzida de volta ao recinto sem a necessidade de uso de dardos tranquilizantes. A informação foi confirmada por um médico veterinário do Parque Arruda Câmara, que explicou que o retorno foi possível devido ao treinamento gradual e anual aplicado ao animal.
“Após toda a assistência necessária, a leoa está bem e tranquila. Mesmo assim, por ter passado por um momento de grande estresse, ela ficará em acompanhamento e avaliação pelos próximos dias, recebendo todos os cuidados da equipe técnica”, disse a equipe do espaço.
O profissional informou que a leoa apresentou alto nível de estresse e choque após o ocorrido, o que prolongou o processo de recondução. Ele afirmou ainda que as medidas de segurança adotadas no local ultrapassam o exigido, incluindo altura superior em mais de dois metros e uma borda negativa de 1,5 metro.
“A direção reforça o compromisso permanente com o bem-estar animal, a responsabilidade na gestão do parque e a transparência em todas as ações. O foco continua sendo garantir segurança, preservação e cuidado com cada vida sob nossa proteção”.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba