Incêndio atinge Pavilhão dos Países e paralisa trabalhos da COP30 em Belém

Fogo levou à evacuação da Zona Azul. Dois atendimentos médicos por inalação de fumaça foram registrados


Iago Bacelar
Iago Bacelar 20/11/2025 16:20 • Cidades
Incêndio atinge Pavilhão dos Países e paralisa trabalhos da COP30 em Belém - Reprodução/TV Brasil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Um incêndio atingiu parte das instalações da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), na tarde desta quinta-feira (20), em Belém (PA). O fogo foi registrado no Pavilhão dos Países, uma das áreas da chamada Zona Azul. A organização da conferência orientou a evacuação às pressas do local, com correria e empurra-empurra.

O Ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou que o fogo foi controlado. Duas pessoas precisaram de atendimento médico por inalarem fumaça, mas, segundo o ministro, não há feridos no incidente. O incêndio começou por volta das 14h próximo ao pavilhão da China e atingiu o Pavilhão dos Países. A situação foi controlada em cerca de 30 minutos.

Fogo leva à evacuação da Zona Azul e suspensão dos trabalhos

Os primeiros relatos do problema aconteceram pouco depois das 14h. A organização da conferência orientou a evacuação às pressas do local. Todas as pessoas que estavam na Zona Azul receberam ordem da segurança para deixar o espaço, o que significou a paralisação dos trabalhos da COP30.

Imagens iniciais mostraram o fogo atingindo estandes, assim como pessoas utilizando extintores de incêndio para apagar as chamas. Em uma das imagens, o fogo atingiu lonas e instalações da East African Community. O corredor da Blue Zone foi esvaziado, enquanto ambulâncias e um caminhão do Corpo de Bombeiros chegavam ao local. As labaredas de fumaça podiam ser vistas a distância, segundo relatos de moradores de Belém nas redes sociais. A energia dos pavilhões foi cortada para controlar o incêndio.

Incêndio atinge Pavilhão dos Países na COP30 e paralisa trabalhos da Cúpula do Clima em Belém
Cordão de isolamento na COP30
Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) permanece aguardando a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades no local da Zona Azul. A Secretaria Extraordinária da COP30, ligada à Casa Civil, e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), braço de clima da ONU, foram questionadas pelo Estadão sobre o incêndio, mas ainda não haviam obtido informações.

Hipóteses e críticas anteriores da ONU à infraestrutura

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), informou que o fogo teria começado em um estande da Índia. Barbalho afirmou que as equipes trabalham com duas hipóteses iniciais para o incidente na COP30: falha em um gerador ou um curto-circuito em um stand.

A Organização das Nações Unidas já havia enviado uma carta ao governo brasileiro com duras críticas à segurança e infraestrutura da Cúpula do Clima na semana passada. A reclamação foi encaminhada após uma tentativa de invasão da área azul, onde ocorrem as negociações climáticas, por manifestantes de um movimento indígena.

Em uma carta de três páginas, o secretário da UNFCCC, Simon Stiell, também citou problemas como a falta de ar-condicionado e vazamentos de água em alguns locais da Zona Azul, área onde ocorrem as negociações entre os países. A ocorrência desta quinta-feira reforça as preocupações levantadas pela organização.

Confira imagens do incêndio na COP30:

Entenda o que é o Pavilhão dos Países na COP30

A Zona Azul, também chamada de Blue Zone, é o principal espaço da Conferência do Clima. Ela é o espaço onde estão as salas onde se reúnem os negociadores e ministros. Também é o espaço onde países montam seus stands para divulgar projetos e iniciativas. O fogo foi registrado justamente nesta região.

O Pavilhão dos Países é a área da COP30 dedicada às exposições oficiais das delegações nacionais e de organizações internacionais. O Pavilhão está localizado na entrada da Blue Zone. O espaço reúne estandes onde são realizados debates, mesas temáticas e apresentações de projetos ligados à agenda climática.

Ali não atuam os negociadores formais dos países, mas sim observadores, representantes técnicos e instituições parceiras. Além dos governos, também estão presentes organizações como a ONU e a OTCA. Esses pavilhões funcionam como vitrines para que cada país apresente suas estratégias, soluções e iniciativas, servindo de palco para painéis, encontros bilaterais e atividades paralelas relacionadas às negociações climáticas. O incidente desta quinta-feira afeta a realização dessas atividades programadas.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos -
Cidades 13/01/2026 às 21:00

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos

Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar


Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira -
Cultura 13/01/2026 às 20:31

Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira

Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador


BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco -
BBB 26 13/01/2026 às 20:07

BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco

Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality


Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula -
Política 13/01/2026 às 19:36

Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula

Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União


Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações -
Carnaval 2026 13/01/2026 às 19:03

Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações

Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia


Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas