Influenciadora baiana é apontada como líder de esquema de tráfico entre Bahia e São Paulo
Operação Erva Afetiva desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas e cumpre mandados em quatro cidades, tendo como alvo Melissa Said
Divulgação/Denarc
A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação Erva Afetiva, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro. Entre os investigados está a influenciadora digital baiana Melissa Said, que acumula mais de 320 mil seguidores em suas redes sociais e é apontada como a principal articuladora do esquema.
Segundo as investigações, iniciadas em 2024, Melissa promovia apologia ao uso de drogas, comercializava e distribuía maconha e mantinha fornecedores nos estados da Bahia e de São Paulo. Ela está com um mandado de prisão em aberto e é considerada foragida.
Ação policial cumpre mandados na Bahia e em São Paulo
Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Salvador e cinco em São Paulo, além de três mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça. A ação contou com apoio operacional do Denarc da Polícia Civil paulista, que auxiliou nas diligências na capital e Araçatuba, onde também foram localizados endereços ligados aos investigados.
Dois homens foram presos em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, durante a operação. Um deles também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Os agentes encontrarem 1,4 kg de maconha do tipo “skank”, 270 gramas de haxixe, porções de maconha comum, balanças de precisão, embalagens plásticas, celulares, cartões bancários e dois veículos com indícios de uso no transporte de entorpecentes.
Influenciadora é apontada como líder do grupo
De acordo com o Denarc, Melissa Said utilizava sua visibilidade digital para incentivar o consumo de maconha e orientar seus seguidores sobre como burlar fiscalizações policiais durante viagens. Em suas publicações, ela defendia o uso recreativo da droga, fazia demonstrações de consumo e chegou a promover a distribuição de “kits natalinos” com cigarros de maconha em Salvador, em um ato de autopromoção.
As investigações apontam que a influenciadora comprava drogas de fornecedores da Bahia e de São Paulo e repassava parte do material a seguidores, negociando por meio de mensagens privadas. Ela também é conhecida por se autodenominar “ervoafetiva” e por atuar como embaixadora da marca “Bem Bolado Brasil”, associada a produtos voltados ao público canábico.
Melissa Said e universo ‘ervoafetivo’
Natural da Bahia, Melissa Said se descreve nas redes sociais como “ervoafetiva”, expressão usada para se referir a uma cultura que defende o uso consciente e afetivo da maconha. Em suas plataformas, ela compartilha vídeos com elogios à erva e defende o que chama de “normalização do uso recreativo”.
A influenciadora também utiliza sua imagem para promover eventos e marcas voltadas ao público canábico. Entretanto, segundo a investigação, as atividades extrapolaram o discurso de defesa da legalização e passaram a incluir ações criminosas de comércio e distribuição de drogas.
Cumprimento de mandados e apreensões
Durante o cumprimento dos mandados relacionados à investigada, os policiais realizaram buscas em três endereços ligados a Melissa Said, onde foram encontradas pequenas quantidades de drogas e um telefone celular, que será submetido à perícia. A influenciadora, no entanto, não foi localizada e segue sendo procurada.
Segundo o delegado Ernandes Júnior, diretor do Denarc, a operação teve como foco desarticular toda a estrutura financeira e logística da quadrilha.
“O objetivo dessa operação é o combate ao tráfico de drogas, tendo como principal alvo uma influenciadora digital que faz apologia ao crime. Foi descoberto que além da apologia ao crime, ao uso de drogas, ela também faz a comercialização e a distribuição em entorpecentes na Bahia, tendo como um dos fornecedores algumas pessoas de São Paulo”, afirmou o delegado.
O Denarc segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e rastrear o fluxo financeiro utilizado pelo grupo para lavagem de dinheiro proveniente da venda de drogas.
Próximos passos da investigação
O Denarc informou que as diligências continuam para localizar Melissa e coletar novas provas sobre a atuação do grupo. A análise dos celulares apreendidos deve auxiliar na identificação de outros integrantes e rotas de fornecimento entre a Bahia e São Paulo.
A operação foi nomeada “Erva Afetiva” em referência à forma como a influenciadora se apresentava e à utilização das redes sociais para disseminar uma imagem positiva do consumo de entorpecentes. A Polícia Civil destacou que o trabalho faz parte de um conjunto de ações integradas voltadas ao enfrentamento do tráfico de drogas nas redes sociais, que têm se tornado um canal de comercialização e apologia ao uso de substâncias ilícitas, especialmente entre jovens.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite
Primeira disputa pela liderança atravessa a madrugada, tem eliminações em sequência, clima tenso entre participantes, conversas de jogo e reflexos da apresentação prolongada dos Camarotes
Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão
Copinha 2026: mesmo com atuação valente contra Palmeiras, Rubro-negro é eliminado nos pênaltis em meio à polêmica de arbitragem
Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira
Semob ajusta linhas de ônibus, amplia horários e oferece opções gratuitas de ascensores durante o cortejo
Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações
Confronto acontece nesta quarta-feira (14), às 19h15, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026
57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança
O otimismo é escolher enfrentar dificuldades com esperança, transformando a forma de viver e abrindo espaço para novas oportunidades.
Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia
Léo Santana comanda megabloco no pré-Carnaval do Rio pelo terceiro ano seguido
Cantor baiano retorna às ruas do Centro com repertório de hits e duas faixas entre as mais ouvidas do país