Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano e o convida para COP30 em Belém

Presidente e pontífice discutem fome, desigualdade e meio ambiente, e pede apoio do pontífice à agenda climática da Amazônia


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 13/10/2025 10:03 • Internacional
Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano e o convida para COP30 em Belém - Ricardo Stuckert/PR
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), pela primeira vez, com o papa Leão XIV, no Vaticano, em um encontro marcado por diálogos sobre fome, desigualdade social e meio ambiente. Durante a visita, Lula convidou o pontífice para participar da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Encontro inspirador com papa

Segundo o presidente, o encontro foi “emocionante e inspirador”. Em publicação no X (antigo Twitter), Lula destacou que abordou temas ligados à erradicação da fome e à importância da Amazônia para o futuro climático do planeta.

“Falei ao Papa sobre minha participação no encontro da FAO e como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima no coração da Amazônia”, afirmou.

O papa, no entanto, respondeu que não poderá participar do evento por conta do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano terá representação oficial em Belém.

Papa elogia combate à desigualdade e cita mensagem da fé

Durante a audiência, Lula parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te, documento publicado recentemente que reforça o papel da fé no combate à pobreza. O presidente afirmou ter visto na mensagem uma inspiração para políticas públicas voltadas à justiça social.

“Parabenizei o Santo Padre pela exortação e sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade”, declarou Lula.

O papa Leão XIV, sucessor de Francisco, assumiu o pontificado recentemente e tem como uma de suas prioridades o diálogo com países em desenvolvimento. Esta foi a primeira reunião oficial entre Lula e o novo papa, articulada por meio de conversas entre o Itamaraty e o Secretariado de Estado do Vaticano, comandado pelo cardeal Pietro Parolin.

Fontes diplomáticas informaram que o encontro foi negociado ao longo da última semana com apoio da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

Pontífice pretende visitar Brasil, mas ainda não há data

Ainda nas redes sociais, Lula revelou que o papa pretende visitar o Brasil, embora ainda sem data confirmada. O presidente destacou a “alegria” de saber da intenção do pontífice de vir ao país e lembrou a força da fé do povo brasileiro, que ficou evidente nas celebrações do Círio de Nazaré e do Dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) ambos realizados no domingo (12).

“Ficamos muito felizes em saber que Sua Santidade pretende visitar o Brasil. Será muito bem recebido com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou Lula.

Lula cumpre agenda na FAO e participa de fórum sobre fome e pobreza

A visita ao Vaticano fez parte da agenda oficial do presidente em Roma, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação e da reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira criada em 2023 e ratificada durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro.

Na abertura da reunião, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, representou o Brasil com um breve discurso sobre os avanços na segurança alimentar. Já Lula participou de encontros bilaterais com o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, e com líderes de empresas italianas, como Pietro Labriola, CEO global da TIM, e Matteo Del Fante, da Poste Italiane.

O presidente também se reuniu com o chefe de governo de Bangladesh, Muhammad Yunus, e visitou os escritórios do mecanismo de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Lula e papado: encontros ao longo da história

O encontro com Leão XIV marca a quarta vez que Lula é recebido por um papa desde o início de sua trajetória política. O petista já havia se encontrado anteriormente com João Paulo II, Bento XVI e Francisco, em momentos distintos de seus mandatos.

A visita reforça a tradição de diálogo entre o Vaticano e o governo brasileiro, especialmente em pautas ligadas à justiça social, combate à pobreza e preservação ambiental — temas centrais tanto para o pontificado de Leão XIV quanto para a agenda internacional de Lula.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Internacional

Últimas Notícias

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira -
Negócios 02/02/2026 às 21:02

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026


Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas