Gilmar Mendes critica pressão dos EUA em processo contra Bolsonaro: ‘Impróprio’

Ministro do STF afirmou que pressões externas não podem influenciar julgamentos no Brasil e apoiou Alexandre de Moraes


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 28/08/2025 18:42 • Política
Gilmar Mendes critica pressão dos EUA em processo contra Bolsonaro: ‘Impróprio’ - Carlos Moura/STF
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou, nesta quarta-feira (27), que a tentativa de interferência dos Estados Unidos no processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “imprópria”. A declaração foi dada durante participação no Fórum Empresarial Lide, em Brasília.

“Seria impróprio que nós, por exemplo, exigíssemos, nas negociações, que fossem reveladas as pessoas que estão no chamado Epstein Files”, disse Mendes.

Ele citou os documentos ligados ao financista Jeffrey Epstein, acusado de comandar uma rede internacional de exploração sexual de menores.

Referência aos arquivos Epstein

O comentário de Gilmar ocorreu em meio à decisão do Departamento de Justiça dos EUA, em julho, de não divulgar novos documentos relacionados ao caso de Epstein. O ministro utilizou o exemplo para defender a independência das instituições brasileiras diante de pressões externas.

Segundo Mendes, negociações comerciais entre países podem ocorrer a qualquer momento, mas não é aceitável tentar incluir no debate a independência do Judiciário. O ministro reforçou que não faz sentido atrelar interesses políticos ou comerciais a processos judiciais em andamento no Brasil.

Sanções contra Alexandre de Moraes

O ministro também manifestou apoio ao colega Alexandre de Moraes, relator no processo que envolve Bolsonaro. Moraes foi alvo de sanções dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky, que prevê restrições a autoridades acusadas de violações de direitos humanos ou corrupção.

As medidas aplicadas pelos EUA incluíram taxação de 50% sobre produtos brasileiros, bloqueio de bens de Moraes em território americano, revogação de vistos e barreiras a movimentações financeiras. Para Gilmar, a atuação do ministro na condução dos processos será reconhecida historicamente pela defesa da democracia no Brasil.

Ele declarou que, se o país se encontra em ambiente democrático, deve muito ao trabalho de Moraes, e reforçou apoio “de maneira inquestionável”.

Contexto da tensão com os Estados Unidos

As críticas de Gilmar Mendes se somam a um cenário de tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos. O presidente americano Donald Trump afirmou em coletiva na Casa Branca, no dia 14 de agosto, que o Brasil é um dos “piores parceiros comerciais” dos EUA. Trump também classificou como “execução política” a decisão do STF que colocou Bolsonaro em prisão domiciliar e disse considerar o ex-presidente “honesto”.

O republicano criticou as tarifas aplicadas pelo Brasil sobre produtos americanos e declarou que o país lida de forma inadequada com questões políticas internas. A fala ocorreu dias após o bloqueio dos bens de Moraes e da proibição de sua entrada nos EUA.

Ameaças e declarações de aliados de Trump

Além das falas de Trump, conselheiros próximos intensificaram a pressão sobre o Brasil. Jason Miller, assessor do presidente americano, escreveu em rede social que não descansará até que Bolsonaro esteja livre, em resposta a mensagens de apoiadores que pediam o impeachment de Moraes. A postagem incluiu a frase “Libertem Bolsonaro… ou então”, em tom de ameaça.

As declarações aumentaram a tensão entre Washington e Brasília, que já havia reagido a críticas do vice-secretário de Estado, Christopher Landau. O Ministério das Relações Exteriores repudiou as manifestações e classificou-as como tentativa de ingerência em assuntos internos.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos -
Cidades 13/01/2026 às 21:00

Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos

Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar


Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira -
Cultura 13/01/2026 às 20:31

Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira

Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador


BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco -
BBB 26 13/01/2026 às 20:07

BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco

Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality


Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula -
Política 13/01/2026 às 19:36

Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula

Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União


Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações -
Carnaval 2026 13/01/2026 às 19:03

Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações

Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia


Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas