16ª edição do Quintal du Samba faz ação social em prol de Augusto Conceição, um dos precursores do samba junino

Artista participou na fundação do grupo Timbalada e tem passado por dificuldades financeiras

Por Redação
04/05/2024 às 14h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em sua 16ª edição, a festa Quintal du Samba realiza neste sábado (4), na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo, uma iniciativa solidária a Augusto Conceição, criador do movimento cultural Samba do Vai Kem Ké e um dos integrantes fundadores do grupo Timbalada. O maestro tem enfrentado dificuldades financeiras e receberá doações oriundas dos lucros da venda de um drink no evento.

Augusto Conceição é considerado um dos mais relevantes compositores da música baiana e se orgulha de ter sucessos de sua autoria gravados por Ivete Sangalo, como 'Bug, bug, bye, bye' e 'A Galera'. Ex-diretor musical e trombonista da Timbalada, Augusto também escreveu 'Juliana (A Boa)', relíquia do axé dos anos 80 cujo refrão ecoa na boca do povo até hoje: "A Juliana não quer sambar / Samba, Juliana / Samba, Juliana".

O evento, que acontecerá a partir das 15 horas, terá como atrações o hitmaker baiano Pierre Onassis com a estreia do projeto 'Samba P.O.', o grupo Katulê, com participação da sergipana Mary Andrade, e o sambista Noelson do Cavaco com participação do cantor de samba paulistano Thiago Bispo. Os últimos ingressos custam R$ 100 e estão à venda pelo site da Bilheteria Digital. Assinantes do Clube Correio têm 40% de desconto.

O Quintal du Samba

A curadoria do Quintal du Samba se empenha em unir a tradição com a promessa e em reservar espaço para sambistas regionais, nem sempre tão divulgados pela mídia. Prova disso é que, nos Quintais anteriores, o projeto se dedicou a celebrar as mais variadas vertentes do ritmo, como o samba de coco, samba junino, samba de roda, samba de chula, partido alto e a nova geração de sambistas.

Por último, no dia 9 de março, o Quintal reservou 100% de sua grade de programação a artistas mulheres. Sambaiana, Vanessa Borges e Roda de Samba das Mulheres de Itapuã fizeram bonito em uma homenagem à força feminina. Já no dia 2 de dezembro de 2023, Dia Nacional do Samba, o Quintal evocou a ancestralidade do lendário mestre Riachão por meio da voz de seu neto Taian Paim, também sambista, que cantou ao lado do poeta da Preguiça, o sambista e compositor Guiga de Ogum.

"O Quintal du Samba é, antes de mais nada, um movimento cultural. E o pontapé de cada tema, via de regra, é a união de pesquisa bibliográfica e coleta de opiniões especializadas sobre o samba nordestino. Nossa intenção é dar visibilidade a artistas locais, buscar entender a história dos diferentes estilos de samba e como esses estilos configuram a cultura de onde surgiram. Assim, identificamos sambistas pioneiros e emergentes de cada região, ampliando as suas vozes", orgulha-se o idealizador Ícaro Ambrozi.

 

Leia também:

Show da Madonna: tudo o que você precisa saber sobre a apresentação da rainha do Pop no Rio 

BRT recebe intervenção artística feita em homenagem a Salvador 

Luan Santana, Nattan, Simone Mendes, Calcinha Preta, Filipe Ret, Zeca Pagodinho, Cabelinho, Diogo Nogueira, Serestão Santo Antônio, O Terno, Você disse Samba e muito mais; confira na agenda do Portal M!