Procon-BA notifica Unimed por cancelamento de planos de saúde de pessoas com TEA

Administradora de planos de saúde tem cinco dias para apresentar esclarecimentos e justificativas para cancelamento

Por Redação
23/04/2024 às 08h45
  • Compartilhe
Foto: Divulgação / Procon-BA
Foto: Divulgação / Procon-BA

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), notificou a Unimed Nacional nesta segunda-feira (22), para que a empresa esclareça cancelamentos de contratos de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, microcefalia e outras deficiências.

A administradora de planos de saúde tem um prazo de cinco dias para responder aos questionamentos.

De acordo com a notificação, a Unimed deve apresentar esclarecimentos e justificativas sobre os motivos que a levaram ao cancelamento unilateral dos contratos de consumidores baianos, especialmente daqueles diagnosticados com transtorno do espectro autista, microcefalia, além de outras deficiências.

A empresa deverá informar também os motivos que causaram eventuais atrasos na entrega dos boletos para pagamento das mensalidades, e quais os canais para acessar a 2ª via para pagamento, sem prejuízos para os clientes.

Vinculado à SJDH, o Procon-BA tem por finalidade coordenar e executar a Política Estadual de Proteção, Amparo e Defesa do Consumidor. A atuação do órgão é pautada por cidadãs e cidadãos que, ao se sentirem prejudicadas/os nas relações de consumo, fazem a denúncia contra a empresa envolvida, motivando a intervenção do Procon.

As denúncias podem ser encaminhadas regularmente através do Aplicativo PROCON BA MOBILE ou por e-mail: denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br.

 

Leia também:

Infectologista diz que caso de cólera acende alerta e defende que condição fique "no radar dos médicos"